Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância das habilidades de conversação no desenvolvimento cognitivo

Pontos chave:

  1. A troca de turnos nas conversas é crucial para o desenvolvimento da linguagem em crianças de 18 a 24 meses.
  2. Crianças engajadas em conversas durante esse período mostram pontuações mais altas de QI e melhores habilidades linguísticas posteriormente na escola.
  3. A leitura deve fazer parte de sua rotina diária para enriquecer as habilidades linguísticas.
  4. A prática e a exposição à linguagem são essenciais para o desenvolvimento linguístico das crianças durante esse período crítico.

Já falamos sobre como você pode estimular o desenvolvimento linguístico do seu filho e sobre os estudos que mostram que a maneira como você interage com ele faz diferença no aprendizado.

Outro estudo recente da Pediatrics descobriu que o período entre 18 e 24 meses é crucial para o desenvolvimento linguístico. Após 10 anos, crianças de 18 a 24 meses que participaram de conversas apresentaram maior QI e melhores compreensão verbal, expressão e recepção verbal e habilidades cognitivas durante os anos escolares. Graças a essa descoberta, os autores enfatizam a importância dos pais criarem ambientes de conversação com seus filhos desde cedo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Seu filho pode começar a participar de turnos de conversa a partir dos 18 meses. Se você continuar praticando e der a ele muitas oportunidades para conversar, ele vai passar de dizer duas ou três palavras (“mãe vem”) para frases de quatro a seis palavras (“cadê o brinquedo, mãe?”). Ele também começará a entender como usar pronomes e descrever ideias que expressam seus desejos e emoções.

Pelo simples ato de ouvir e praticar, quando seu filho estiver na idade escolar, já dominará muitas regras gramaticais básicas. Ajude-o a fortalecer as habilidades linguísticas incluindo a leitura na sua rotina diária. Nessa idade, ele será capaz de seguir o enredo de uma história e lembrar as ideias de um livro. Com a prática, suas frases ficarão mais longas e complexas. À medida que ele conseguir conversar melhor, começará a entender e selecionar os verbos, substantivos e pronomes corretos e a ordená-los apropriadamente.

Algumas crianças têm dificuldades durante o processo de desenvolvimento linguístico. Estima-se que uma em cada 10 a 15 crianças tenha problemas verbais ou de compreensão da fala. Não se preocupe; lembre-se de que, embora existam crianças que aprendem em ritmo constante, outras dominam as palavras de forma mais irregular. A personalidade do seu filho também influenciará nisso, já que há crianças mais falantes do que outras.

A menos que você ou seu pediatra encontrem algum problema específico, a prática ajudará seu filho a desenvolver essa habilidade. Esses meses serão críticos para a aquisição da linguagem. Já que você incluirá a leitura na rotina do seu filho, tente escolher livros orientados para jogos que o incentivem a brincar, apontar ou nomear objetos ou repetir frases. Estar exposto à linguagem ajudará ele a criar conexões cerebrais que permitirão que ele se expresse de maneira mais sofisticada no futuro.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.