Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

7 atividades para educação infantil

atividades para educação infantil

Você sabia que brincar é muito mais que diversão? Com as atividades para educação infantil, os pequenos desenvolvem importantes habilidades físicas, cognitivas, linguísticas e socioafetivas.

As atividades para educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Afinal de contas, é durante as brincadeiras que as crianças adquirem e aprimoram as suas habilidades. Ou seja, brincar não é apenas um passatempo; faz parte de um crescimento saudável.

Entretanto, não basta deixar o seu filho brincando sem nenhum objetivo. Obviamente, isso também deve acontecer, mas é fundamental que ele tenha atividades guiadas, especialmente, pelos pais. Assim, além de ajudarem o pequeno a se desenvolver, podem passar mais tempo juntos, fortalecendo os laços afetivos.

Sabemos que nem sempre os pais têm ideias de brincadeiras para educação infantil. Por isso, separamos 7 sugestões para você fazer com seu filho. Para conferir, é só continuar a leitura. Vamos lá?

Ideias de atividades para educação infantil

1. Colares e cintos

Essa atividade tem como objetivo fortalecer os músculos das mãos e estimular a destreza do seu filho com os dedos, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora fina. Ela é recomendada para crianças de 28 a 36 meses que conseguem inserir objetos em buracos estreitos e classificar itens por cor.

Você precisará de vários tipos de macarrão (cru) que tenham buraco estreito (como caracol ou penne), pincéis, aquarela ou tinta guache. Primeiramente, prepare um lugar da casa que seja fácil para limpar depois. Então, pintem as massas como quiserem e peça para seu filho identificar as cores que está usando.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para educação infantil!

Depois, diga para separar as massas por cores e pegar cinco unidades de cada para você e cinco para ele. Dê um pedaço comprido de lã ou barbante com um nó na ponta e mostre para ele como inserir as massas no fio. Caso ele precise de ajuda, segure sua mão para ensiná-lo. Quando seu filho terminar, dê um nó no colar ou cinto e pronto.

2. Grande e Pequeno I

Essa brincadeira é bem simples de fazer, mas rende muito aprendizado! Com ela, seu filho trabalhará a coordenação das mãos e o pensamento abstrato. Pegue alguns blocos de montar de diferentes tamanhos e cores.

No chão ou na mesa, disponha as peças e mostre ao seu pequeno o que são blocos grandes e pequenos. Então, proponha que vocês façam uma torre colocando os maiores blocos na base e os menores no topo. Observe se ele entende a diferença dos dois conceitos.

Caso ele precise de ajuda, pode repassar o que significa cada termo e o auxiliar na construção da torre. Durante a brincadeira, você pode dar instruções simples, como “sente-se” ou “vamos brincar”. Essa atividade para educação infantil é indicada para crianças a partir de 25 meses que já tenham noção de grande e pequeno, entendam verbos e montem torres com seis ou mais blocos.

3. Rabiscos à mão livre I

Para essa atividade, você vai precisar de uma folha de papel e giz de cera. Ela deve ser feita com crianças a partir de 33 meses que consigam nomear e explicar seus desenhos e continuar uma conversa formando duas ou três frases completas. Chame seu filho e peça para que ele faça o desenho que quiser.

Depois, peça para ele explicar o que fez. Durante a fala, observe quantas frases ele consegue juntar. Ter uma conversa sobre a atividade estimula a habilidade de conversação. Além disso, durante o desenho, seu filho trabalhará a criatividade e a coordenação motora fina.

4. Meu álbum de fotos I

A socialização é algo muito importante em nossas vidas, e deve ser trabalhada desde cedo. Nessa atividade, você incentivará o seu filho a cultivar as amizades e treinar as habilidades cognitivas e socioafetivas. Para isso, pegue algumas fotos dos seu pequeno com os amigos, cartolina, fita adesiva, adesivos variados e marcadores.

Dobre a cartolina ao meio duas vezes para formar um quadrado. Diga ao seu filho que vocês montarão um álbum com fotos dele e de seus amiguinhos. Então, escolha uma das fotos e peça para que seu pequeno identifique as pessoas da foto.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse um plano diário com atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

Observe se ele consegue dizer o nome de algum. Se tiver dificuldade, você pode ajudá-lo, identificando e repetindo os nomes dos colegas. Depois, peça para ele apontar e nomear novamente. Colem a imagem com a fita adesiva no álbum e decorem livremente.

Desdobrem a cartolina e continuem identificando e nomeando os amigos e colando e decorando o álbum. Essa atividade de educação infantil é indicada para crianças a partir de 25 meses que consigam identificar pessoas e compreender os conceitos de frente e verso.

5. Brilha como o sol II

Para estimular as habilidades de escrever e colorir do seu filho, faça essa atividade para educação infantil, que leva poucos materiais. Você só precisará de folhas de papel e giz de cera nas cores laranja e amarela. Chame o seu filho e comece a desenhar um círculo, mostrando a ele como se faz.

Então, peça para ele copiar o círculo e verifique se ele consegue fazer isso e como ele segura o giz na posição de escrever. Assim que terminarem os círculos, diga a ele para colorirem como sol. Essa atividade é indicada para crianças a partir de 36 meses.

6. Minha música favorita I

Se o seu pequeno já sabe cantar parte de uma música, você pode estimular a memória e as habilidades de linguagem com essa atividade para educação infantil. Comece cantando a canção com o seu pequeno. Ensine alguns passos de dança, associando os gestos às letras.

Veja se seu filho imita os movimentos e repete partes da música, incentivando-o a cantar junto. Faça a atividade por alguns dias e observe se ele já consegue cantar mais partes. Além de ajudar no desenvolvimento, é uma brincadeira divertida para o seu filho! Essa atividade é indicada para crianças a partir de 27 meses.

7. Encontre o bichinho de pelúcia

Para estimular a imaginação do seu filho, pegue alguns bichinhos de pelúcia e lençóis. Esconda os brinquedos embaixo dos lençóis e chame o seu pequeno para ajudar você a encontrá-los. A cada bicho achado, finjam ser o animal, imitando os sons. Brinquem enquanto continuar interessante para o seu filho. Essa brincadeira é indicada para bebês com mais de 17 meses.

Embora as atividades de educação infantil sejam geralmente feitas na escolinha, é importante que os pais brinquem com os filhos para estimular seu desenvolvimento e criar um apego seguro. No Kinedu, você encontra mais de 1.800 atividades para educação infantil criadas por especialistas. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.