Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O desenvolvimento da fala em uma linha do tempo

Desenvolvimento da linguagem do seu filho

Pontos chave:
1. O desenvolvimento da linguagem nas crianças progride em estágios distintos durante os primeiros anos.
2. Os bebês começam com sons de vogais e guturais, depois se concentram em tons e expressões faciais.
3. Por volta do primeiro aniversário, eles começam a entender palavras simples e a usar palavras sem sentido para se comunicar.
4. Aos 3 anos, as crianças podem se envolver em conversas detalhadas com uma gramática mais sofisticada.

Durante os primeiros anos, você vai se surpreender ao ver como o seu filho passa de balbuciar a participar de conversas. Definimos uma linha do tempo para explicar o processo de desenvolvimento da linguagem dele durante essa fase, isso permitirá que você tenha uma ideia geral do progresso do seu pequeno. Lembre-se de que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo e, sendo assim, é normal que seu filho atinja cada fase antes ou depois do intervalo de meses sugerido.

Do nascimento aos 3 meses

Esse período é baseado em puros gestos e sons. Você ouvirá seu bebê fazer sons vocálicos ou guturais para se expressar. Ele vai começar a tentar agitar os braços, e você vai notar que ele fará isso quando algo chamar a sua atenção Durante esses meses, preste atenção às expressões faciais do seu filho. Através delas, ele irá dizer do que gosta e do que não gosta.

4-7 meses

Nessa fase, seu filho vai prestar mais atenção aos sons e vozes que ouve. No início, ele estará muito interessado no tom da sua voz e começará a brincar com o tom do seu próprio balbucio. É por isso que quando ele chorar e ouvir você confortá-lo, se acalmará sabendo que você está lá para cuidar dele. Continue a prestar atenção às expressões, porque é assim que você saberá do que ele gosta e não gosta. Ele responderá mais aos sons e tentará imitar os que você faz. Tente introduzir sílabas e palavras simples; ele começará a fazer sons silábicos repetitivos.

8-12 meses

Embora você converse com ele desde que ele nasceu, seu bebê agora entende muito mais do que você pensa, então suas conversas se tornarão mais significativas. Ele vai começar a balbuciar enquanto você fala, simulando uma conversa. Ele também lhe pedirá ajuda usando seus balbucios e gestos. Quando ele tiver um ano de idade, estará apontando para as coisas que quer e imitando as palavras que você diz. Ele irá dizer “mamá” e “papá” para se referir aos próprios pais, e vai olhar para os objetos do dia a dia quando você disser seus nomes. Lembre-se de que, para crianças, uma “palavra” é qualquer som que é usado constantemente para se referir a uma pessoa, objeto ou evento. Assim, enquanto seu filho estiver tentando imitar as sílabas e compreender as frases, você poderá ouvi-lo dizer “le” quando quiser leite. Encare “le” como uma palavra legítima, mas responda dizendo “leite”. Eventualmente, ele mesmo fará a correção. Quando seu aniversário chegar, seu “vocabulário” será uma combinação de sons que imitam as variações de linguagem. Enquanto ele estiver experimentando sons que variam em intensidade, tom e qualidade, estará se preparando para falar.

X
banner kinedu desenvolvimento
13-18 meses

Durante esses meses, seu filho começará a responder a suas perguntas mudando comportamentos, gestos e palavras. Ele será capaz de apontar para “mamá”, “papá” e objetos familiares quando ouvir seus nomes. Ele vai se divertir muito com você apontando fotos de animais e imitando seus sons. Ele também expandirá seu repertório de palavras significativas.

19-24 meses

Nessa época, você notará que a linguagem do seu filho se desenvolve exponencialmente. Ele já saberá os nomes dos alimentos e as partes do corpo. Você também poderá nomear algumas das coisas com as quais ele brinca e dizer frases de uma palavra para explicar o que acabou de fazer. Ele repetirá as palavras que ouve em suas conversas e começará a usar uma palavra para expressar ideias completas. Por exemplo, “parque” significa que ele quer ir ao parque.

25-30 meses

Agora, seu filho vai entender quase tudo que for dito para ele. Será capaz de nomear corretamente alguns objetos do cotidiano e começará a usar palavras que indicam posse, então a palavra “meu” será muito comum. Ele vai combinar substantivos e verbos como “mamá vem” para expressar que quer que você se aproxime. Seu filho também será capaz de responder a perguntas simples sobre o quê, quem e onde. No início, ele vai dar a própria versão de uma frase, combinando uma palavra com um gesto ou som. Ele pode apontar e dizer “bola”. Isso significa que ele quer o brinquedo. Você poderá fazer perguntas levantando a entonação das palavras e dizendo “fora?” ou “dentro?”. Você vai ouvir a pronúncia dele melhorar e notar que ele começará a descrever objetos com palavras simples como “vermelho”. “Papá” pode virar “papai”.

31-36 meses

Nessa idade, seu filho será capaz de entender uma série de situações; por isso, conseguirá responder perguntas simples sobre a história que vocês leram juntos. Ele será capaz de explicar os seus desenhos e dizer o que significam. Além de falar sobre suas experiências imediatas, ele agora poderá lhe contar sobre os eventos ou pessoas que viu naquele dia. Você conseguirá ter conversas mais longas e significativas com ele.

37-48 meses

Durante esses meses, você não será mais a única pessoa que entenderá seu filho. Nesse ponto, ele vai se expressar tão claramente que até estranhos entenderão o que ele diz. Vai contar histórias e aprender mais sobre as regras gramaticais da sua língua materna. As frases dele se tornarão mais complexas quando escolher os verbos, substantivos e pronomes certos e colocá-los na ordem correta. Em breve, você terá um ótimo orador em casa!

Lembre-se de que a melhor maneira de estimular o desenvolvimento da linguagem é através de interações. Leia mais sobre o tema nos links abaixo:

Artigos Relacionados

13 respostas

    1. Oi, Ingrid! Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso artigo. ✨💜 Fique à vontade para sempre dividir os seus pensamentos conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.