X
X
habilidades linguísticas - gramática

Habilidades linguísticas: Gramática

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Todo dia traz novos aprendizados para o seu filho. Já falamos sobre o desenvolvimento da linguagem e sobre vários marcos do desenvolvimento linguístico que você pode consultar nesta área do blog. No entanto, hoje vamos nos concentrar em uma parte muito importante da linguagem: a gramática.

A gramática é um conjunto de regras que nos ajuda a colocar palavras e ideias em frases que qualquer pessoa possa entender. Seu filho começa a desenvolver esse conjunto de regras desde cedo, e a gramática é uma ferramenta que ele usa sempre que deseja expressar uma ideia.

Como a gramática se desenvolve? Este processo acontece conforme as crianças vão sendo expostas à língua. É por isso que é tão importante oferecer ao seu filho oportunidades de aprendizado e modelar uma linguagem variada e complexa, para que ele possa usá-la mais tarde. Entre os 25 e os 30 meses, seu filho poderá começar a usar mais de uma palavra por frase ou até usar pronomes possessivos. Por exemplo, “Papai, gosta” ou “Mamãe, sair”; frases em que já podemos perceber um certo grau de complexidade. Talvez o seu filho até comece a usar sufixos, trocando “pular” para “pulei”. Durante esse estágio, você pode ajudá-lo a melhorar seu uso da gramática com estas técnicas:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Quando ele tentar dizer uma palavra e ela sair errada, repita a palavra claramente, ou faça perguntas como “O que você disse?”. Segundo um estudo sobre técnicas indiretas para corrigir a linguagem, essa técnica ajuda o seu filho a usar a pronúncia correta. Pode ser que ele precise de algumas tentativas ou acerte na primeira!
  • Mostre que você está interessado no que ele deseja expressar e responda usando frases mais complexas. O que quer que ele diga, tente elaborar melhor a ideia. Por exemplo, se ele disser “Papai aqui!”, você pode responder “Sim, papai acabou de chegar do supermercado”.
  • Leia um livro. O momento da leitura pode ser uma ótima oportunidade para ouvir e absorver o uso correto da gramática. Leia em um ritmo constante, com o volume e a pronúncia adequados, para que ele possa absorver tudo.

O conjunto de regras gramaticais do seu filho continuará crescendo durante os próximos estágios. Quando ele tiver entre 31 e 36 meses de idade, poderá começar a usar plurais, conjugar os verbos no passado, ou formar frases maiores. Ele poderá até responder perguntas ou explicar seus desenhos e experiências; embora, às vezes, só você seja capaz de entendê-lo. Este é o momento perfeito para trabalhar a gramática. Para tornar o aprendizado mais divertido, experimente algumas dessas atividades:

  • Jogo narrativo: quando estiver brincando com o seu filho, descreva o que você está fazendo. Vocês podem se revezar. Mostre a ele como descrever as ações que você está realizando durante o jogo e, em seguida, deixe que seu filho faça o mesmo. Você vai se divertir ouvindo suas ideias criativas!
  • Faça perguntas: sempre que tiver tempo, comece a fazer perguntas abertas. Pergunte sobre o que ele gosta mais, sobre suas comidas favoritas, cores preferidas, ou o que mais lhe ocorrer. Se necessário, corrija indiretamente o uso da gramática. Pergunte sobre quantidade, tamanho e forma das coisas que o seu filho mostra.
  • Contem histórias: Leve o momento da leitura para outro patamar! Dê um livro ao seu filho, mostre a ele as imagens, e peça para ele contar uma história usando-as. Ele provavelmente usará frases simples; caso ele cometa erros, mostre a forma correta. Se você der ao seu filho a oportunidade de repetir a história algumas vezes, verá que ele irá começar a usar a forma correta que você demonstrou.
  • Brinquem de faz de conta: Já falamos sobre os benefícios de brincar de faz de conta, e esse tipo de brincadeira oferece outra oportunidade para você modelar o uso da linguagem, para que seu filho imite você. Isso poderá ajudá-lo a se lembrar das palavras e frases que ouviu antes.
  • Descrever: Ensine ao seu filho como descrever um substantivo. Você pode começar com objetos mais simples, como um copo ou uma cadeira, e depois escolher substantivos que possam ser mais divertidos de se descrever. Por exemplo, um brinquedo, um amigo, ou o vovô.
  • Construção de frases: Dê ao seu filho algumas palavras para que ele as junte e forme frases simples. Você pode usar desenhos para representar as palavras ou apenas fazer isso oralmente.

A linguagem é uma habilidade bonita, que será útil para o seu filho por toda a vida! Você vai adorar ajudá-lo a melhorar seu uso. Aproveitem!

Para mais informações sobre os marcos do desenvolvimento linguístico, confira estes artigos:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *