Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprendendo gramática

habilidades linguísticas - gramática

Pontos chave:

  1. O desenvolvimento da gramática começa numa idade precoce e é crucial para ajudar as crianças a expressarem as suas ideias com clareza.
  2. A exposição à língua é fundamental para o desenvolvimento de competências gramaticais, por isso é importante proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem e utilizar uma linguagem variada e complexa.
  3. Entre os 25 e os 30 meses, as crianças começam a utilizar estruturas linguísticas mais complexas, como pronomes possessivos e sufixos.
  4. Entre 31 e 36 meses, as crianças podem começar a usar plurais, pretérito e frases mais longas.

Todo dia traz novos aprendizados para o seu filho. Já falamos sobre o desenvolvimento da linguagem e sobre vários marcos do desenvolvimento linguístico que você pode consultar nesta área do blog. No entanto, hoje vamos nos concentrar em uma parte muito importante da linguagem: a gramática.

A gramática é um conjunto de regras que nos ajuda a colocar palavras e ideias em frases que qualquer pessoa possa entender. Seu filho começa a desenvolver esse conjunto de regras desde cedo, e a gramática é uma ferramenta que ele usa sempre que deseja expressar uma ideia.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como a gramática se desenvolve? Este processo acontece conforme as crianças vão sendo expostas à língua. É por isso que é tão importante oferecer ao seu filho oportunidades de aprendizado e modelar uma linguagem variada e complexa, para que ele possa usá-la mais tarde. Entre os 25 e os 30 meses, seu filho poderá começar a usar mais de uma palavra por frase ou até usar pronomes possessivos. Por exemplo, “Papai, gosta” ou “Mamãe, sair”; frases em que já podemos perceber um certo grau de complexidade. Talvez o seu filho até comece a usar sufixos, trocando “pular” para “pulei”. Durante esse estágio, você pode ajudá-lo a melhorar seu uso da gramática com estas técnicas:

  • Quando ele tentar dizer uma palavra e ela sair errada, repita a palavra claramente, ou faça perguntas como “O que você disse?”. Segundo um estudo sobre técnicas indiretas para corrigir a linguagem, essa técnica ajuda o seu filho a usar a pronúncia correta. Pode ser que ele precise de algumas tentativas ou acerte na primeira!
  • Mostre que você está interessado no que ele deseja expressar e responda usando frases mais complexas. O que quer que ele diga, tente elaborar melhor a ideia. Por exemplo, se ele disser “Papai aqui!”, você pode responder “Sim, papai acabou de chegar do supermercado”.
  • Leia um livro. O momento da leitura pode ser uma ótima oportunidade para ouvir e absorver o uso correto da gramática. Leia em um ritmo constante, com o volume e a pronúncia adequados, para que ele possa absorver tudo.

O conjunto de regras gramaticais do seu filho continuará crescendo durante os próximos estágios. Quando ele tiver entre 31 e 36 meses de idade, poderá começar a usar plurais, conjugar os verbos no passado, ou formar frases maiores. Ele poderá até responder perguntas ou explicar seus desenhos e experiências; embora, às vezes, só você seja capaz de entendê-lo. Este é o momento perfeito para trabalhar a gramática. Para tornar o aprendizado mais divertido, experimente algumas dessas atividades:

  • Jogo narrativo: quando estiver brincando com o seu filho, descreva o que você está fazendo. Vocês podem se revezar. Mostre a ele como descrever as ações que você está realizando durante o jogo e, em seguida, deixe que seu filho faça o mesmo. Você vai se divertir ouvindo suas ideias criativas!
  • Faça perguntas: sempre que tiver tempo, comece a fazer perguntas abertas. Pergunte sobre o que ele gosta mais, sobre suas comidas favoritas, cores preferidas, ou o que mais lhe ocorrer. Se necessário, corrija indiretamente o uso da gramática. Pergunte sobre quantidade, tamanho e forma das coisas que o seu filho mostra.
  • Contem histórias: Leve o momento da leitura para outro patamar! Dê um livro ao seu filho, mostre a ele as imagens, e peça para ele contar uma história usando-as. Ele provavelmente usará frases simples; caso ele cometa erros, mostre a forma correta. Se você der ao seu filho a oportunidade de repetir a história algumas vezes, verá que ele irá começar a usar a forma correta que você demonstrou.
  • Brinquem de faz de conta: Já falamos sobre os benefícios de brincar de faz de conta, e esse tipo de brincadeira oferece outra oportunidade para você modelar o uso da linguagem, para que seu filho imite você. Isso poderá ajudá-lo a se lembrar das palavras e frases que ouviu antes.
  • Descrever: Ensine ao seu filho como descrever um substantivo. Você pode começar com objetos mais simples, como um copo ou uma cadeira, e depois escolher substantivos que possam ser mais divertidos de se descrever. Por exemplo, um brinquedo, um amigo, ou o vovô.
  • Construção de frases: Dê ao seu filho algumas palavras para que ele as junte e forme frases simples. Você pode usar desenhos para representar as palavras ou apenas fazer isso oralmente.

A linguagem é uma habilidade bonita, que será útil para o seu filho por toda a vida! Você vai adorar ajudá-lo a melhorar seu uso. Aproveitem!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.