Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como desenvolver as habilidades sociais do seu bebê

habilidades sociais

Pontos chave:

  1. O desenvolvimento de habilidades sociais é importante para o bebê, pois relações positivas com outras pessoas podem ajudá-lo a desenvolver empatia, confiança e compaixão.
  2. Os bebê nasce com seu próprio estilo social, e é importante criar um ambiente acolhedor onde ele possa expressar o que sente.
  3. O afeto e o ensaio social podem ajudar as crianças pequenas a se prepararem para situações sociais e a desenvolverem confiança.
  4. Brincar com outras crianças e aumentar a auto-estima pode melhorar ainda mais as habilidades sociais e as interações de uma criança com outras pessoas. O Kinedu oferece atividades para ajudar a desenvolver habilidades sociais em crianças pequenas.

A partir do momento em que seu pequeno nasceu, ele começou a aprender a responder e se adaptar às pessoas ao seu redor. Eventualmente, ele começará a gostar de ver outras pessoas, mas é claro que sempre terá preferência pela companhia de seus pais. Descubra aqui como melhorar as habilidades sociais do seu bebê!

Bebês se desenvolvem por meio dos relacionamentos que estabelecem com seus pais e com outras pessoas, e esses relacionamentos são os alicerces para o desenvolvimento humano saudável. Um relacionamento bom, forte e positivo com os bebês pode ajudá-los a desenvolver empatia, confiança e compaixão, dando a eles um senso de segurança e confiança quando eles começarem a interagir com outras pessoas.

É importante reconhecer que cada bebê nasce com seu próprio estilo social. Alguns podem ser mais extrovertidos, enquanto outros podem ser um pouco mais tímidos e quietos. Geralmente, quando um bebê completa dois anos, ele começa a gostar de brincar com crianças da sua idade e, aos três, ele estará a caminho de fazer amigos de verdade. Mas, como em qualquer outra habilidade, ele precisará aprender a socializar por meio da tentativa e do erro.

5 dicas para ajudar a melhorar as habilidades sociais do seu bebê 

1. Ensine inteligência emocional

O primeiro passo para ajudar as crianças a desenvolver a inteligência emocional é ajudá-las a aprender a administrar suas emoções, que é uma das bases das relações interpessoais. Isso significa trabalhar para criar um ambiente acolhedor que incentive a expressão verbal do que o seu filho sente.

X
banner kinedu desenvolvimento

2. Demonstre afeto

Crianças mais abertas e afetuosas têm maior probabilidade de ter amigos – então, não deixe de dar muitos beijos e abraços no seu bebê. Você também pode convidar amigos e parentes para visitá-lo. Seu bebê vai adorar receber visitas, independentemente da idade delas, especialmente quando forem simpáticas e derem bastante atenção a ele.

3. Ensaie situações sociais

Prepare seu filho para o próximo evento social, descrevendo como ele será, as expectativas e os participantes. Você pode mostrar a ele os benefícios de interagir com outras pessoas e explicar como serão essas interações. Também é importante não forçar seu bebê a interagir se ele não parecer estar pronto – se seu filho é tímido, você pode incluí-lo nessas situações sociais aos poucos.

4. Planeje encontros para brincar

Mantenha esses encontros pequenos no início, com apenas um ou dois outros bebês com temperamento similar. Certifique-se de ter muitos brinquedos para todos, já que as crianças desta idade têm dificuldade em compartilhar as coisas com os outros. Esteja preparado para intervir quando houver algum desentendimento sobre os brinquedos.

5. Confiança é tudo

Construir autoestima no seu filho irá ajudá-lo a interagir com outras pessoas. Pense em um momento em que você estava se sentindo muito bem consigo mesmo. Você provavelmente achou muito mais fácil se relacionar com as outras pessoas desse jeito. 

Há muitas maneiras diferentes de promover a autoconfiança do seu bebê – experimente elogiar os esforços dele em uma tarefa ou apresentá-lo a desafios pequenos, mas atingíveis! Quanto mais confiante seu filho se sentir, maior a probabilidade de ele se sentir seguro o suficiente para começar a interagir com crianças da mesma idade.

Quer mais dicas e atividades para melhorar as habilidades sociais do seu bebê? Experimente as atividades de socialização no catálogo do aplicativo Kinedu. Com elas, seu bebê aprenderá a interagir com as pessoas ao seu redor, imitar as crianças mais velhas e até mesmo reconhecer os membros da família!

Artigos Relacionados