X
X
coordenação das mãos 2 anos

Coordenação das mãos: 24 a 36 meses

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

À medida que os dias passam, você perceberá que o seu filho já não é mais tão pequeno! Você irá testemunhar grandes realizações, e o verá adquirindo um controle maior em todos os aspectos de sua vida. Um deles será aprender os movimentos musculares. E como em cada etapa, este ano vem acompanhado de muitas novas habilidades.

O que esperar?

É provável que o seu filho consiga:

  • Pegar bolas menores.
  • Inserir objetos pequenos em buracos (como uma moeda em um cofre).
  • Segurar um giz de cera ou um lápis entre os dedos, deixando de usar o punho para isso.
  • Começar a desenhar e colorir imagens.
  • Copiar linhas simples.
  • Recortar com tesouras, mesmo que não seja uma linha reta.
  • Manipular objetos pequenos, como as peças de um quebra-cabeça.

Como estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos?

Para continuar a estabelecer a base para esta habilidade e ajudar no progresso do seu filho, você pode fazer o seguinte:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Mostrar a ele como segurar um lápis e observar como ele imita você. Se ele não conseguir fazer como você no início, incentive-o a continuar praticando. Você o verá fazer movimentos amplos com o ombro e o cotovelo para desenhar linhas em todas as direções, mas ele terá um controle maior sobre o que está fazendo cada vez que praticar.
  • Incentivá-lo a abrir e fechar zíperes para fortalecer os pequenos músculos dos dedos e praticar as habilidades para se vestir.
  • Cortar a fruta em pedaços pequenos e deixar que seu filho pegue um a um; assim, ele irá praticar segurar coisas pequenas. Você também pode usar outros tipos de alimentos, como cereais ou biscoitos.
  • Fazer colares de contas com o seu filho. Isso é excelente para estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos. Também é possível fazer essa atividade usando cereal. Lembre-se de que, neste tipo de brincadeira, você deve supervisionar o seu filho para evitar riscos de asfixia.
  • Pedir que o seu filho recolha os blocos de brinquedo depois de construir uma torre. Há muitos exercícios diferentes para praticar com esse tipo de brinquedo: agachar-se para pegar cada peça, separá-las por cor, classificá-las por tamanho, etc.
  • Montar um quebra-cabeça simples com o seu pequeno para trabalhar a destreza das mãos e dos pulsos. Essa atividade também é ótima para estimular a flexibilidade cognitiva e as habilidades de resolução de problemas!

Muitas dessas atividades e movimentos são cruciais para adquirir as habilidades precursoras da escrita. Lembre-se de como é importante estabelecer a base para essas habilidades na próxima vez que você for passar um tempo de qualidade com o seu filho!

Para saber mais sobre a habilidade de rabiscar, acesse este artigo.

E se quiser saber mais sobre a preensão do lápis, leia este artigo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Coordenação das mãos: 24 a 36 meses”

  1. Pingback: 7 atividades para educação infantil - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *