Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenação das mãos: 24 a 36 meses

coordenação das mãos 2 anos

Pontos chave:

  1. Por volta dos 3 anos, as crianças desenvolvem maior controle dos movimentos musculares, incluindo coordenação das mãos.
  2. Os marcos do desenvolvimento para esta faixa etária incluem pegar bolas menores, segurar uma caneta ou lápis entre os dedos e manipular pequenos objetos, como peças de quebra-cabeças.
  3. Os pais podem apoiar o desenvolvimento da coordenação manual dos seus filhos mostrando como segurar uma caneta ou lápis, amarrar contas ou montar quebra-cabeças simples, e cortando alimentos em pequenas porções.

À medida que os dias passam, você perceberá que o seu filho já não é mais tão pequeno! Você irá testemunhar grandes realizações, e o verá adquirindo um controle maior em todos os aspectos de sua vida. Um deles será aprender os movimentos musculares. E como em cada etapa, este ano vem acompanhado de muitas novas habilidades.

O que esperar?

É provável que o seu filho consiga:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Pegar bolas menores.
  • Inserir objetos pequenos em buracos (como uma moeda em um cofre).
  • Segurar um giz de cera ou um lápis entre os dedos, deixando de usar o punho para isso.
  • Começar a desenhar e colorir imagens.
  • Copiar linhas simples.
  • Recortar com tesouras, mesmo que não seja uma linha reta.
  • Manipular objetos pequenos, como as peças de um quebra-cabeça.

Como estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos?

Para continuar a estabelecer a base para esta habilidade e ajudar no progresso do seu filho, você pode fazer o seguinte:

  • Mostrar a ele como segurar um lápis e observar como ele imita você. Se ele não conseguir fazer como você no início, incentive-o a continuar praticando. Você o verá fazer movimentos amplos com o ombro e o cotovelo para desenhar linhas em todas as direções, mas ele terá um controle maior sobre o que está fazendo cada vez que praticar.
  • Incentivá-lo a abrir e fechar zíperes para fortalecer os pequenos músculos dos dedos e praticar as habilidades para se vestir.
  • Cortar a fruta em pedaços pequenos e deixar que seu filho pegue um a um; assim, ele irá praticar segurar coisas pequenas. Você também pode usar outros tipos de alimentos, como cereais ou biscoitos.
  • Fazer colares de contas com o seu filho. Isso é excelente para estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos. Também é possível fazer essa atividade usando cereal. Lembre-se de que, neste tipo de brincadeira, você deve supervisionar o seu filho para evitar riscos de asfixia.
  • Pedir que o seu filho recolha os blocos de brinquedo depois de construir uma torre. Há muitos exercícios diferentes para praticar com esse tipo de brinquedo: agachar-se para pegar cada peça, separá-las por cor, classificá-las por tamanho, etc.
  • Montar um quebra-cabeça simples com o seu pequeno para trabalhar a destreza das mãos e dos pulsos. Essa atividade também é ótima para estimular a flexibilidade cognitiva e as habilidades de resolução de problemas!

Muitas dessas atividades e movimentos são cruciais para adquirir as habilidades precursoras da escrita. Lembre-se de como é importante estabelecer a base para essas habilidades na próxima vez que você for passar um tempo de qualidade com o seu filho!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.