X
X
menino escrevendo

Como as habilidades de escrita podem influenciar o futuro do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Falamos anteriormente sobre a influência da tecnologia nas habilidades de escrita, e também sobre a importância da coordenação das mãos como habilidade precursora da escrita. Hoje queremos falar sobre a possível relação entre as habilidades de escrita e o futuro sucesso acadêmico do seu filho.

Laura Dinehart, uma especialista em educação infantil, realizou um estudo que foi publicado pela Universidade Internacional da Flórida. Neste estudo, ela descobriu que as habilidades iniciais de escrita em crianças pré-escolares podem prever tanto suas notas quanto seus resultados em provas padronizadas de leitura e matemática quando estiverem na segunda série.

Dinehart examinou as notas de 3.000 alunos da segunda série e as relacionou com informações passadas sobre as habilidades que as crianças haviam desenvolvido na pré-escola. Ele observou que os alunos que tiveram notas melhores em habilidades motoras finas durante a primeira infância tinham notas mais altas na segunda série e vice-versa. Ou seja, aqueles que eram menos habilidosos tinham notas mais baixas.

Além disso, os alunos que foram melhor avaliados em tarefas motoras finas também alcançaram resultados acima da média em provas padronizadas quando comparados com o grupo de crianças que demonstraram habilidades motoras finas menores.

X
banner kinedu desenvolvimento

Outro estudo sobre o desenvolvimento infantil estabeleceu a importância das habilidades precursoras à escrita, baseando-se não apenas em sua influência sobre o refinamento da coordenação motora, como também sobre outras habilidades. Rabiscar, pintar e outros tipos mais avançados de “escrita” estimulam a curiosidade do seu filho, enquanto as células do seu cérebro se conectam de diferentes formas. Você verá como, conforme ele tenta imitar as letras que vê ao seu redor, o rabisco e as habilidades precursoras da escrita começarão a aparecer.

Além disso, à medida que o seu filho pratica rabiscar, ele irá desenvolver um controle muscular maior e começará a desenhar círculos, símbolos, e até mesmo letras. Isso envolve não só a coordenação motora, mas também uma grande variedade de habilidades, como a atenção, a memória, descobrir causa e efeito, entre muitas outras. Todas essas habilidades permitirão que seu filho tenha sucesso, não só dentro, como também fora da escola.

Ajude seu filho a fortalecer e praticar suas habilidades precursoras à escrita e construir a base para o que ainda está por vir!

Para mais informações sobre as habilidades de escrita, confira estes artigos:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Como as habilidades de escrita podem influenciar o futuro do seu filho”

  1. Pingback: 7 atividades para educação infantil - Kinedu Blog

  2. Pingback: O desenvolvimento da coordenação motora fina - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *