Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8 atividades lúdicas que potencializam o desenvolvimento infantil

atividades lúdicas

As atividades lúdicas devem fazer parte da rotina dos bebês e das crianças. Elas são importantes para o desenvolvimento infantil e para fortalecer laços afetivos!

Por aqui, sempre batemos na tecla de que as brincadeiras são muito mais que um passatempo ou uma diversão para os pequenos. Enquanto brincam, eles aprendem e desenvolvem suas habilidades nos mais diversos campos, como físico, cognitivo, linguístico, social e emocional. Por isso, é importante incluir atividades lúdicas na rotina das crianças.

Sabemos que nem sempre os pais e os cuidadores entendem qual tipo de atividade pode ser feita. Por essa razão, trazemos este post com 8 sugestões de atividades lúdicas para fazer agora mesmo e ajudar a criançada a potencializar seu desenvolvimento. Continue a leitura e confira!

Dicas de atividades lúdicas

1. Alternando a Atenção

Ao contrário do que se pode pensar, as atividades lúdicas podem ser feitas desde os primeiros meses de vida do bebê. Essa brincadeira, por exemplo, é indicada para os pequenos com cerca de 3 meses.

Primeiramente, mostre um brinquedo para o seu filho. Observe se ele consegue focar o olhar no objeto. Então, traga outro brinquedo, e assim por diante. Esse exercício simples trabalha a capacidade do bebê de alternar o olhar entre dois objetos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

2. De onde vem o som?

Essa atividade é recomendada para bebês de 5 meses, e é muito divertido observar as reações do pequeno. Coloque uma música e cante ao mesmo tempo. Então, desligue o som, mas continue cantando e veja como o seu filho reage.

Repita o processo várias vezes. O objetivo, aqui, é ajudar o pequeno a reconhecer a origem do som.

3. Explorando os Aromas

Para os pequenos de 10 meses, você pode pegar vários objetos com diferentes aromas. Então, passe-os perto do nariz do bebê e observe a reação dele. Perceba qual ele gosta mais e qual ele não curte muito. Assim, você estimula os sentidos do pequeno.

Você também pode fazer a mesma atividade, mas passeando pela casa. Dessa maneira, você também incentiva o seu bebê a engatinhar. Vale lembrar que os cheiros devem ser suaves para não irritar as narinas do pequeno.

4. Andar sozinho

Um dos marcos do desenvolvimento mais esperados pelos pais é o andar sozinho. Os bebês o atingem por volta de 1 ano ou alguns meses a mais. Embora seja algo natural, é preciso preparar e fortalecer os músculos dos pequenos. Para isso, você pode utilizar uma bola.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse um plano diário de atividades personalizado para o seu filho!

Pegue seu filho pelas mãos e coloque a bola na frente dele. Então, comece a andar, incentivando-o a chutar a bola. A partir daí, observe se ele se dirige até a bola sem que você o direcione. Essa atividade pode ser feita até o pequeno se cansar.

5. Dançar com o bebê

Se dançar é divertido e gostoso para os adultos, imagine para as crianças? Além da diversão, a atividade estimula a coordenação motora grossa, ajuda a gastar energia e trabalha as habilidades de imitação e sociais. Para fazer essa atividade lúdica, não há segredo algum!

Faça uma playlist com algumas músicas bem animadas e dance com seu filho! Dê alguns passinhos ensaiados e incentive o pequeno a fazer igual. Aliás, vale chamar a família toda para entrar no ritmo e dançar até quando o pequeno quiser.

6. Montar quebra-cabeças

O quebra-cabeça é um jogo muito divertido, não apenas para as crianças, mas também, para os adultos. Por essa razão, é uma das atividades lúdicas mais interessantes, e pode ser aproveitado por todos da casa, o que também ajuda na socialização dos pequenos.

Ele pode ser jogado desde o primeiro ano de vida, desde que o grau de dificuldade seja compatível com a idade. Quanto menor a criança, maiores devem ser as peças. Para brincar com o seu bebê, você pode recortar papéis coloridos em formas geométricas.

Então, desenhe as mesmas formas em um papel em branco e peça para seu filho “encaixar” cada peça no formato correspondente. Essa atividade lúdica estimula a memória e a coordenação motora fina, que é a requisitada para os movimentos dos pequenos músculos do corpo, como os das mãos. Também ajuda a trabalhar a coordenação olho-mão.

7. Leitura com a criança

A leitura é uma atividade lúdica incrível para qualquer idade. Ela estimula a imaginação e a criatividade, além de ampliar o vocabulário. Por isso, é tão importante incentivar o seu filho a criar esse hábito desde pequeno. Como fazer isso?

Para os bebês, existem livros interativos, com muitas figuras e, até mesmo, feitos de plástico, para serem usados no banho. Ao longo do tempo, pode-se incluir versões com mais frases. Para crianças de 3 anos, por exemplo, é interessante selecionar livros com histórias de fácil entendimento.

Você pode contar a história e encorajar o pequeno a se expressar e fazer perguntas ao longo do enredo. Ao final, pergunte o que ele mais gostou e peça para que ele conte a história do jeito que entendeu. Outro exercício interessante é apontar as figuras e pedir para que ele descreva o que é. Assim, seu filho treina o vocabulário.

8. Minha casa!

A brincadeira “Minha casa!” é indicada para crianças de 2 anos. Ela tem como objetivo treinar a habilidade de imitação, além de estimular a imaginação, que é tão importante para a resolução de problemas. Para fazer essa atividade, você só precisará de materiais que já tem em casa mesmo: os brinquedos do seu filho!

Primeiramente, escolha um local adequado para que possam se sentar e brincar. Junte alguns brinquedos que imitem o que vocês têm em casa, como carro, comidas, ferramentas e utensílios. Depois, mostre um pouco da rotina da sua família. Por exemplo: agora é a hora de preparar o café da manhã.

Então, veja qual é a reação do seu filho, se ele imita alguns comportamentos dos moradores da casa. Você também pode o incentivar a copiar alguém, como você prepara o almoço, como é feita a limpeza dos móveis, e assim por diante. Brinquem enquanto o pequeno estiver se divertindo!

As atividades lúdicas ensinam, ao mesmo tempo em que entretêm as crianças. Com elas, é possível trabalhar o desenvolvimento infantil em diversas esferas. Por isso é tão importante variá-las! Não se esqueça de avaliar a faixa etária de cada brincadeira para que ela seja realmente eficaz para o seu filho.

Você brinca com seu pequeno diariamente? No Kinedu, você tem acesso a planos diários de atividades, que podem ser personalizados de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu filho. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.