Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 12 atividades sensoriais para o bebê

atividades sensoriais para bebê

As atividades sensoriais ajudam no desenvolvimento dos bebês e das crianças, além de trazerem o prazer da descoberta de novas sensações de uma forma lúdica.

Desde o útero, o bebê já desenvolve alguns de seus sentidos. Tato, visão e audição são os mais usados nessa fase. Após nascer, tudo se intensifica, e entram em ação os demais, como paladar e olfato, além da identificação de fome e sede, sensação de equilíbrio, posição dos membros do corpo e sensações térmicas.

O conjunto dessas sensações nos move para saciar nossas principais necessidades, assim como nos auxiliam no desenvolvimento ao longo da vida. As atividades sensoriais ajudam com aquela forcinha lúdica de que seu filho precisa para se desenvolver de forma saudável.

Quer conhecer atividades sensoriais divertidas e fáceis de fazer em casa? Confira nossa lista com 12 atividades do Kinedu. Boa leitura!

Atividades sensoriais para o olfato

Essas atividades sensoriais ajudam seu filho com a percepção olfativa e podem ser encontradas na categoria “física” do app Kinedu.

1. Explorando os Aromas

Indicada para bebês com cerca de 10 meses. Pegue objetos com diferentes aromas. Mostre os aromas passando os objetos perto do nariz do seu bebê e observe a reação dele. De qual ele gosta mais? Vá fazendo esse exercício com outros aromas pela casa, estimulando-o a engatinhar. Os bebês costumam mostrar diferentes reações a diferentes cheiros por volta dos 9 meses, e seguram os objetos com as pontas dos dedos por volta dos 10 meses – observe se o seu filho já alcançou estes marcos do desenvolvimento.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

2. Aromas familiares

Indicada para bebês com cerca de 4 meses. Passe uma esponja ou um pedaço de algodão na sua pele, para que absorva o seu perfume. Depois, passe a esponja ou o algodão sob o nariz do seu bebê e observe como ele reage. Em seguida, afaste a esponja e incentive o seu bebê a tentar alcançá-la. Além de ajudar no desenvolvimento do olfato, essa atividade irá estimular seu bebê a explorar. Por volta dos 3 meses de idade, os bebês se tornam capazes de seguir o movimento de um objeto virando a cabeça em 180º – observe se o seu bebê completou este marco.

Atividades sensoriais para o paladar

Essas atividades sensoriais ajudam seu filho com o desenvolvimento do paladar e os sabores e podem ser encontradas sob as categorias “física” e “saúde” do app Kinedu.

3. Novos Alimentos

Indicada para bebês com cerca de 8 meses. Escolha um alimento que seu filho nunca tenha comido antes. Sente-se com ele e mostre primeiro alimentos que ele já conheça. Em seguida, apresente o novo alimento mostrando textura, cheiro e, por fim, o sabor. Diga o nome do alimento que está sendo apresentado, enfatizando as vogais, para estimular o balbucio. O marco de demonstrar preferência por determinados alimentos geralmente é alcançado por volta dos 8 meses, enquanto o marco de balbuciar sílabas repetidas é alcançado por volta dos 7 meses – observe-os durante a atividade.

4. Descobrindo as texturas dos meus alimentos

Indicada para crianças com cerca de 18 meses. Prepare duas ou três versões do mesmo lanche – por exemplo, cru, cozido em água ou cozido no vapor. Sirva ao seu bebê uma opção de fruta nas três versões e observe qual ele prefere. Você pode acabar descobrindo, por exemplo, que o seu filho adora maçã crua, mas não gosta de maçã cozida. Essa atividade ajudará você a descobrir as preferências do seu filho por texturas. Com o tempo, introduza novas texturas para aumentar as opções.

Atividades sensoriais para a visão

Essas atividades sensoriais ajudam seu filho com o desenvolvimento visual e as perspectivas de objetos e podem ser encontradas sob a categoria “física” do app Kinedu.

X
banner kinedu desenvolvimento

5. Siga o Objeto

Indicada para bebês com cerca de 4 meses. Mostre um brinquedo para seu filho e espere que ele foque o olhar no objeto. Faça movimentos com o brinquedo para perceber se seu filho o acompanha com o olhar. Repita com outros brinquedos. Por volta dos 2 meses, os bebês costumam conseguir focar a visão em objetos que estejam a 45 centímetros de distância. Por volta dos 3, eles seguem o movimento de um objeto virando a cabeça em 180º. E, por volta dos 4, começam a agitar os braços quando um objeto chama sua atenção. Observe estes marcos durante a atividade.

Baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

6. Alternando a Atenção

Indicada para bebês com cerca de 3 meses. Mostre um brinquedo para seu filho e espere que ele foque o olhar no objeto. Traga outro brinquedo e veja se seu filho foca no segundo objeto. Repita com novos itens. A capacidade de alternar o olhar entre dois objetos geralmente se apresenta por volta dos 3 meses.

Atividades sensoriais para a audição

Essas atividades sensoriais ajudam seu filho com o desenvolvimento auditivo e a percepção de sons e podem ser encontradas sob a categoria “física” do app Kinedu.

7. De onde vem o som?

Indicada para bebês com cerca de 5 meses. Coloque uma música para tocar e cante ao mesmo tempo. Depois, desligue a música e observe como seu bebê reage. Faça isso várias vezes, para que ele perceba de onde está vindo o som. Esta atividade tem como objetivo ajudar o seu bebê a reconhecer a origem de um som.

8. A Caixa de Som

Indicada para bebês a partir de 1 mês de idade. Pegue um rádio e coloque ligado perto do bebê. Depois, brinque com a variação de volume e preste atenção às reações do bebê com as mudanças. Cuidado com sons muito altos e próximos.

Atividades sensoriais para o tato

Essas atividades sensoriais ajudam seu filho com a percepção tátil e podem ser encontradas na categoria “física” do app Kinedu.

9. Todas as texturas II

Indicada para bebês com cerca de 3 meses. Deixe seu bebê tocar um tecido, alguns bichinhos de pelúcia e uma bolinha de algodão. Enquanto isso, nomeie e descreva a textura do objeto que ele estiver segurando. Aproveite para observar se o seu bebê foca o olhar nas próprias mãos, o que geralmente acontece por volta dos 3 meses.

10. Áspero e Macio

Indicada para bebês com cerca de 8 meses. Escolha objetos ásperos e macios e entregue-os a seu bebê. Com cuidado, passe os objetos com diferentes texturas pelos bracinhos e perninhas dele. Veja como ele reage, tente fazer com um e depois com dois objetos ao mesmo tempo. Perceba se ele demonstra preferência por alguma textura, marco que costuma ser alcançado por volta dos 7 meses.

Atividades sensoriais para a percepção de sensações térmicas

Essas atividades sensoriais ajudam seu filho com a identificação de temperatura e podem ser encontradas na categoria “física” do app Kinedu.

11. Quente e Frio

Indicada para bebês com cerca de 9 meses Pegue uma tigela com gelo e outra com água morna. Deixe seu bebê colocar a mão no gelo e diga “frio”. Faça o mesmo com a tigela de água morna. Observe o que seu bebê faz, veja com qual ele prefere brincar. Esta atividade irá estimular o tato do seu bebê e ensiná-lo a distinguir entre quente e frio.

12. Que Quentinho

Indicada para bebês com cerca de 8 meses. Pegue uma toalha molhada em água morna e passe no corpinho do bebê, massageando suavemente. Depois, pegue outra toalha molhada com água um pouco mais quentinha e repita a massagem. Além de melhorar a sensibilidade térmica do seu bebê, essa atividade irá ajudá-lo a desenvolver a consciência corporal.

Viu como o corpo humano usa vários sentidos ao longo do dia para experimentar e viver o mundo? Por isso, as atividades sensoriais devem fazer parte do dia a dia para colaborar positivamente com o desenvolvimento infantil. O app Kinedu ajuda você a acompanhar essas fases e entender cada etapa atingida.

Aproveite que já sabe que o Kinedu tem atividades sensoriais divertidas e baixe nosso app gratuitamente para iPhone ou Android!

Artigos Relacionados

7 respostas

  1. Muito importante estes esclarecimentos, acrescentados aos que já sabíamos. Os estímulos são de uma utilidade sem preço. Meus parabéns aos elaboradores deste curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.