Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O desenvolvimento da visão do seu bebê em uma linha do tempo

desenvolvimento da visão do bebê

Pontos chave:

  1. Durante a primeira semanade vida, a visão do bebê fica limitada ao preto e branco, mas ele começa a desenvolver mais cores após uma semana. Recomenda-se ter as cores vermelha, laranja, amarela e verde ao seu redor.
  2. O contato visual com os cuidadores é importante para o desenvolvimento visual do bebê. Os bebês tentarão fazer contato visual e gostarão de olhar para os rostos de seus cuidadores.
  3. À medida que os bebês crescem, sua visão continua a evoluir. Aos seis meses, eles conseguem ver todas as cores, e os movimentos dos olhos são mais rápidos. O desenvolvimento visual também desempenha um papel nas habilidades cognitivas e na capacidade de atenção.

Um dos sentidos que seu filho irá desenvolver durante os primeiros meses de vida é a visão, e nós queremos lhe dar uma degustação do que este processo maravilhoso implica. Você vai se surpreender!

Durante a primeira semana de vida, seu bebê só será capaz de ver em preto e branco com alguns tons de cinza. Os nervos das células na parte de trás dos olhos são sensíveis à luz, mas ainda não se desenvolveram totalmente. Cerca de uma semana depois, os olhos dele poderão perceber o vermelho, o laranja, o amarelo e o verde. Experimente colocar objetos dessas cores ao redor do seu filho!

Após as primeiras semanas, você começará ver como seu bebê tenta fazer contato visual com você. Este é um ato apaixonante, que irá ajudá-lo a continuar trabalhando a visão enquanto desenvolve uma conexão sólida com você. Quanto mais ele fizer isso, mais ele vai gostar de ver o seu rosto.

É recomendado limitar o uso de lenços e chapéus durante o primeiro mês de vida do seu bebê. Além disso, tente não mudar radicalmente a sua aparência, e evite novos cortes ou cores de cabelo. Como seu filho vai olhar para você o tempo todo, ele se sentirá seguro quando a reconhecer; por isso, é bom permanecer “reconhecível”.

X
banner kinedu desenvolvimento

Por volta dos dois meses, o seu bebê irá começar a prestar mais atenção nos seus olhos. Você verá que ele irá se esforçar para encontrá-los e manter o olhar por alguns segundos. Aos três meses, ele também começará a se concentrar em expressões faciais. Talvez ele a veja sorrir e reaja com um sorriso.

Sua visão continuará evoluindo, e, quando o seu bebê completar seis meses de idade, ele será capaz de ver todas as cores do arco-íris. Ele também poderá mover os olhos mais rápido para acompanhar tantas cores. Para exercitar o movimento ocular do seu filho, você pode colocar o seu rosto no campo de visão dele e se mover de um lado para o outro, para que ele a siga com o olhar. Nesta fase, ele provavelmente fará seu primeiro exame oftalmológico. Fale com o seu pediatra, para que ele a oriente sobre este processo.

Dos sete aos doze meses, seu filho desenvolverá a habilidade para coordenar a visão e a atenção, concentrando-se em objetos com padrões por dois ou três segundos. O desenvolvimento visual do seu bebê também estabelece a base para futuras habilidades cognitivas. À medida que ele usa a visão, seus períodos de atenção se tornarão cada vez maiores.

O desenvolvimento visual é importante para o seu filho, pois ele precisa usar a informação que seus olhos enviam para o cérebro para entender o mundo ao seu redor e interagir adequadamente com seu entorno.

Para mais informações sobre a visão, leia estes artigos:

  • Desenvolvendo o reconhecimento visual: formas e cores
  • Os primeiros anos: desenvolvimento visual

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.