X
X
atenção visual do bebê

Visão e atenção

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Neste mundo tão ágil e dinâmico, é cada vez mais difícil manter longos períodos de atenção. As crianças na escola, assim como nós no trabalho, estão cada vez mais distraídas.

Considerando que as bases de cada uma das nossas habilidades se desenvolvem durante os primeiros anos de vida, agora é um bom momento para entender os princípios da atenção e ajudar o seu filho a desenvolver melhor esta habilidade. Primeiramente, é importante ressaltar que a capacidade do seu bebê de concentrar-se em um objeto só será possível quando sua visão tiver amadurecido. Então, por enquanto, vamos nos concentrar na habilidade de atenção visual.

Existe uma relação entre o desenvolvimento cognitivo e a atenção visual do seu bebê. Daí a importância de monitorar a evolução dessa habilidade. Pesquisas mostram que o tempo que o seu bebê se concentra em um objeto está relacionado a um aumento nas funções cognitivas. Os períodos de atenção visual cada vez maiores terão impacto na sua futura habilidade de concentração.

Esta é uma mini linha do tempo da atenção visual do seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Do nascimento aos três meses: seu filho irá intercalar momentos em que dorme o tempo todo, tem períodos de alerta e procura coisas ao redor para as quais ele gosta de olhar. Decore o quarto dele com cores fortes e brinquedos. Fique perto dele, ele também vai querer prestar atenção em você.
  • Três a quatro meses: seu bebê combinará seu estado de alerta com a habilidade visual de encontrar objetos, e desenvolverá sua visão periférica e consciência espacial.
  • Seis a doze meses: seu filho irá prestar atenção em objetos mais interessantes, o que terá impacto em sua atenção. Ele também começará a observar brinquedos coloridos ou que fazem barulho. Durante esta fase, ele começará a decidir no que prestar atenção e o que ignorar. Observe isso para colocar perto dele coisas que o interessem. Isso irá ajudá-lo a prolongar seus períodos de atenção.

Por que é importante estimular a atenção visual?

O desenvolvimento da atenção visual e a conquista de decidir para o que olhar permitem que seu filho explore ativamente, enquanto ignora as distrações ao seu redor. Esta habilidade continuará sendo aprimorada, e terá um papel importante em suas funções cognitivas.

Além disso, neste ponto, seu bebê precisa de você para estimulá-lo, então, ao trabalhar a atenção visual dele, você passará tempo de qualidade com o seu filho e fortalecerá os laços afetivos entre vocês. Isso influenciará suas futuras habilidades de atenção. Se vocês tiverem um bom relacionamento, ele se sentirá seguro o suficiente para explorar o mundo ao seu redor.

Para trabalhar esta habilidade, coloque um móbile sobre o berço para que seu bebê o observe, brinque com suas chaves e agite-as na frente dele ou mova brinquedos coloridos para que ele os siga com o olhar. Isso irá ajudá-lo a se concentrar, a explorar o espaço e a adquirir novos conhecimentos. O mais importante é que vocês se divirtam juntos!

Para mais informações sobre a visão, confira estes artigos:

Para mais informações sobre a atenção, acesse:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Visão e atenção”

  1. Pingback: Como escolher brinquedos por idade - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *