Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando o bebê começa a enxergar?

quando o bebe começa a enxergar

É normal se perguntar quando o bebê começa a enxergar e se ele vê com nitidez. Afinal, esse é um importante aspecto do desenvolvimento infantil.

Você já parou para pensar em quando o bebê começa a enxergar? Esse sentido é um dos que mais se desenvolve após o nascimento, alcançando a nitidez da visão de um adulto por volta dos 12 meses. Mas até chegar nesse ponto, os pequenos olhinhos têm sua capacidade de percepção evoluindo a cada dia.

Neste post, vamos explicar para você os principais aspectos do desenvolvimento visual do seu pequeno, além de dar dicas para estimular a visão com brincadeiras e atividades. Quer ver? Então, acompanhe!

Afinal, quando o bebê começa a enxergar?

Não é incomum encontrar pessoas que acreditam que os bebês nascem sem enxergar. No entanto, embora sua visão não seja tão nítida, seu pequeno começa a ver desde que sai da barriga. Ou melhor, quando ainda está dentro dela!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Um estudo sugere que o útero materno tem luz suficiente para que o bebê possa, ao menos, distinguir claro de escuro e ver vultos. Então, se você acender uma lanterna próximo da sua barriga, provavelmente o seu pequeno conseguirá ver o local onde está a fonte de luz.

A pesquisa, coordenada pelo italiano Marco del Giudice, da Universidade de Turim, foi publicada na revista acadêmica Developmental Psychobiology. Entre os resultados, está a descoberta de que alguns bebês têm uma ampla experiência visual ainda antes do nascimento.

A transmissão de luz para dentro do útero depende de muitos fatores, como a iluminação externa e a espessura abdominal da mãe. No entanto, o pesquisador chegou à conclusão de que cerca de 0.1 a 1% da luz do ambiente pode ser vista pelo seu bebê.

Isso começa a acontecer por volta da 30ª semana de gestação. A estimulação pré-natal, como no exemplo da lanterna, é positiva para o desenvolvimento da visão do seu bebê.

Como é a visão do bebê no comecinho da vida?

Você já sabe quando o bebê começa a enxergar: desde a reta final da gestação. No entanto, a visão dele ainda é pouco nítida e vai se desenvolver de verdade com os estímulos externos após o nascimento. Normalmente, os pequenos só começam a ver como os adultos por volta de 1 ano de idade.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Nesses primeiros 12 meses de vida, o desenvolvimento da visão passa por vários estágios. Vale lembrar que cada criança tem o seu próprio ritmo, portanto, nada aqui é regra. Veja uma estimativa da linha do tempo da visão do seu bebê!

Recém-nascidos até 3 meses

Nessa idade, seu bebê enxerga formas grandes e que estejam bem próximas dos seus olhinhos, como o rosto da mamãe e do papai durante as trocas de fralda. A estimativa é que ele consiga discernir o que vê até cerca de 15 a 30 cm de distância.

X
banner kinedu desenvolvimento

Ainda não há estudos que comprovam se os bebês recém-nascidos conseguem distinguir cores. Porém, a teoria mais aceita é a de que eles não percebem a diferença entre tons mais próximos.

Entre 2 e 4 meses

Aqui, seu pequeno já tem condições de diferenciar uma cor da outra e consegue se concentrar para discernir formas pequenas. Por exemplo, você pode notar que ele se esforça para manter o olhar nos seus olhos por alguns segundos.

Por volta dos 2 aos 3 meses, ele também passa a se concentrar em expressões faciais. Aliás, é nesse momento que ele pode dar o primeiro “sorriso real”, já que, antes disso, apenas mexe os lábios no chamado “sorriso reflexo”, que não é intencional.

Entre 4 e 6 meses

A partir dos 4 meses, seu bebê começa a desenvolver a percepção sobre profundidade, chamada de visão binocular. Já com a proximidade dos 6 meses, o seu pequeno conseguirá acompanhar objetos ou formas com os olhos.

Faça o teste: coloque o seu rosto no campo de visão dele e mova a cabeça de um lado para o outro. Ele provavelmente vai conseguir seguir seus movimentos. É por volta dessa idade que o seu pediatra deverá recomendar o primeiro teste oftalmológico.

Entre 7 e 12 meses

Nos últimos meses do primeiro ano de vida, a visão do seu bebê continuará evoluindo a todo vapor. Nesse momento, ele terá como seu grande aliado o foco, uma habilidade cognitiva que já estará mais desenvolvida.

Por isso, ele começará a coordenar a visão com a atenção, mantendo o olhar em objetos ou formas específicas por alguns segundos, mesmo com outros estímulos ao redor.

Por volta de 1 ano

Com cerca de 12 meses de vida, seu pequeno já terá a visão tão desenvolvida quanto a de um adulto. No entanto, ele continuará aprendendo a entender o que enxerga, como formas geométricas, tons de cores e profundidades.

Por que e como estimular a visão do seu pequeno?

Estimular a visão do seu bebê é essencial para que ele consiga, cada vez mais, ter uma atenção visual ativa. Desse modo, muitas outras funções cognitivas têm o caminho facilitado para serem desenvolvidas, como a memória visual, a divisão de atenção e o reconhecimento.

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acesse atividades para estimular a visão e o desenvolvimento do seu bebê!

A interação entre a família e o bebê durante as atividades de estímulo também fortalece bastante os laços afetivos. É um tempo de qualidade compartilhado, que contribui com o estabelecimento de boas relações familiares — outro ponto fundamental para o desenvolvimento infantil.

Por isso, confira algumas dicas para ajudar o seu pequeno a enxergar cada dia melhor:

  • manter um móbile no berço;
  • ter brinquedos coloridos;
  • usar o espelho, por exemplo, fazendo caretas repetidamente;
  • colocar o bebê perto de objetos que estavam longe, para que ele compreenda melhor o que vê;
  • fazer atividades de pintura, que estimulam a criatividade e a identificação das cores.

Enfim, agora que você já sabe quando o bebê começa a enxergar e como é a evolução desse importante sentido, poderá pensar em formas de estimular a capacidade de atenção visual. Tudo, é claro, levando em conta a idade do seu pequeno para poder fazer atividades adequadas ao desenvolvimento dele.

Para tudo isso, você pode contar com a gente! Baixe GRÁTIS o app Kinedu e receba um plano personalizado de atividades para o desenvolvimento do seu bebê!

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.