Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entenda os reflexos do recém-nascido

reflexos do recém-nascido

Durante as primeiras semanas de vida do seu bebê, grande parte de sua atividade é reflexiva. Mas para que servem esses movimentos e como identificá-los? Neste artigo, vamos explicar tudo sobre os reflexos do recém-nascido!

Todos os bebês têm um controle limitado de seus corpos, mas, para compensar essa falta de controle, eles nascem com um conjunto de mecanismos de sobrevivência que os protege contra possíveis perigos. Por esse motivo, embora seu pequeno seja muito dependente dos pais, ele não é completamente indefeso. Chamamos esses movimentos de “reflexos do recém-nascido”, ou “reflexos primitivos”.

Alguns dos reflexos do recém-nascido desaparecem depois de alguns meses, quando seu bebê já não precisa mais deles, enquanto outros se transformam em ações voluntárias quando seu filho começa a ganhar controle sobre o corpo. Esses mecanismos naturais geralmente possuem uma duração curta, mas são muito importantes. Por esse motivo, é fundamental certificar-se de que seu filho tenha todos seus reflexos primitivos presentes, já que eles indicam que o cérebro e o sistema nervoso estão funcionando corretamente. Você pode verificar os reflexos do seu bebê em casa, mas saiba que o pediatra verificará todos os reflexos do seu filho durante o primeiro check-up.

Quais são os reflexos do recém-nascido e para que servem?

Para saber mais sobre esses movimentos fascinantes e involuntários, confira abaixo os reflexos mais comuns:

Reflexo de Moro

O Reflexo de Moro, também conhecido como o reflexo do susto, ocorre quando um bebê é surpreendido por um barulho alto ou um movimento inesperado. Às vezes, o próprio choro do bebê pode assustá-lo e causar esse reflexo. Em resposta ao som ou à ação, você verá seu bebê jogar a cabeça para trás, esticar os braços e as pernas e, finalmente, encolher os braços e as pernas contra o peito. Seu bebê pode chorar durante esse acontecimento ou até se assustar com seu próprio choro. O Reflexo de Moro é conhecido por acordar os bebês assim que você os deita, mas não se preocupe – geralmente, ele desaparece por volta dos dois meses de idade.

Reflexo de Busca

O Reflexo de Busca ocorre quando o canto dos lábios do seu bebê é tocado ou acariciado. Quando isso acontece, ele abre a boca e vira a cabeça, buscando a direção do toque. Esse movimento ajuda o seu bebê a encontrar o peito ou a mamadeira para começar a mamar. Durante os primeiros dias de vida, seu bebê irá se movimentar de um lado para o outro e, finalmente, virar a cabeça em direção ao mamilo ou a mamadeira para encontrá-los. Depois, ele conseguirá posicionar a cabeça para mamar sem dificuldade. O Reflexo de Busca dura cerca de quatro meses e pode ajudar o bebê a se preparar para o reflexo de sucção. Além disso, esse é um dos reflexos do recém-nascido que se torna uma ação voluntária

Reflexo de Sucção

Esta ação de sobrevivência está presente antes mesmo de o seu bebê nascer. Se você teve sorte, pode ter visto o seu filho chupando o dedo durante uma ultrassonografia a partir da 36ª semana de gestação – quando esse reflexo está totalmente desenvolvido. O Reflexo de Sucção é crucial para a ingestão do leite. Quando o mamilo ou o bico da mamadeira tocam o céu da boca do seu bebê, ele começa a sugar. Se não fosse por essa ação automática, seu filho não seria capaz de ingerir o alimento necessário para ele crescer e se desenvolver. Mas, embora seja instintiva, a coordenação desses movimentos rítmicos é complicada. Alguns bebês podem ter dificuldade para sugar no início, mas, com a prática, eles irão aprender a dominar essa habilidade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Buscar, sugar e levar as mãos à boca são movimentos que podem ser considerados pistas para saber quando alimentar o bebê durante as primeiras semanas de vida. Depois que a alimentação está estável, os bebês costumam usar esses movimentos para se acalmarem.

Reflexo Tônico-Cervical

Também conhecido como Reflexo do Esgrimista ou Reflexo do Espadachim, por causa da posição do bebê, o Reflexo Tônico-Cervical é assim: seu bebê vira a cabeça para um lado, estica o braço do mesmo lado e dobra o braço oposto. É uma reação muito sutil, então você poderá nem notá-la, e ela não aparecerá se o seu bebê estiver chorando ou incomodado. Essa postura deverá desaparecer por volta dos cinco a sete meses de idade.

Você poderá notar que o Reflexo Tônico-Cervical e o Reflexo de Moro estão presentes igualmente em ambos os lados do corpo do seu filho. Se este reflexo do recém-nascido não estiver presente ou se você notar que ele se apresenta de forma diferente em um dos lados do corpo, converse com seu pediatra a respeito.

Reflexo de Marcha

Quando seu bebê é segurado pelas axilas e suas pernas tocam uma superfície plana, ele imediatamente coloca um pé na frente do outro, como se estivesse andando. É fascinante ver seu bebê “andando”, mas certifique-se de segurá-lo pelas axilas adequadamente, e tenha cuidado ao sustentar a cabeça dele. O Reflexo de Marcha desaparecerá quando o seu filho tiver aproximadamente dois meses – mas a ação logo ressurgirá como um comportamento voluntário, quando ele aprender a andar.

Reflexo de Preensão

Se você acariciar a palma da mão de um recém-nascido, ele automaticamente fechará a mão e apertará os seus dedos com firmeza. Com o tempo, essa reação automática se tornará uma ação voluntária, mas, por enquanto, aproveite esse aperto firme da mão do seu bebê ao redor do seu dedo. Esse reflexo primitivo desaparecerá por volta dos cinco a seis meses de idade.

Reflexo de Babinski

Similar ao Reflexo de Preensão, o Reflexo de Babinski aparece quando a sola do pé do seu bebê é pressionada com firmeza, fazendo com que o dedão do pé movimente-se para cima, em direção ao peito do pé, enquanto os outros dedos se esticam. Esse reflexo é uma reação normal até os dois anos de idade, embora possa desaparecer por volta dos 12 meses.

Testando os reflexos do recém-nascido

Aprender sobre os reflexos do recém-nascido e para que cada um serve pode te ajudar a identificar as necessidades do seu bebê e entender um pouco melhor seu comportamento durante o primeiro ano de vida. Agora que você sabe como reconhecê-los, observe seu bebê e repare em como ele reage ao seu toque e a outros estímulos do ambiente. Aproveite para testar os reflexos do seu recém-nascido usando as atividades em vídeo do Kinedu como guia!

Lembre-se de que cada bebê tem um desenvolvimento único, então não se preocupe se algumas coisas estiverem um pouquinho diferentes. Contudo, se você estiver preocupado com algum assunto específico, não hesite em conversar com o seu pediatra.

Artigos Relacionados