Como é o desenvolvimento e o sono de um bebê de 2 meses, qual o peso esperado e que atividades fazer com ele? Confira tudo isso e mais neste artigo!

Parabéns! Você passou pelo primeiro mês de vida do seu bebê! A esta altura, você deve estar se adaptando a todas as mudanças que geralmente acontecem ao trazer o seu filho para casa.

Seu bebê está mudando e crescendo rápido, e você provavelmente está se perguntando o que esperar neste mês. Leia mais para descobrir tudo o que você precisa saber sobre seu bebê de 2 meses, incluindo os marcos do desenvolvimento, peso, tamanho, sono, atividades e outras informações relevantes.

Tamanho e peso do bebê de 2 meses

A média de peso e tamanho para um bebê de 2 meses é de 5,6 kg e 57,9 cm. Além de alcançar novas metas de crescimento, existem muitos marcos do desenvolvimento pelos quais esperar!

O que um bebê de 2 meses faz?

Alguns marcos do desenvolvimento do bebê de 2 meses são:

  • Olhar para quem está falando com ele;
  • Direcionar voluntariamente a atenção para algo ou alguém;
  • Prestar atenção a um objeto ou pessoa por pelo menos um minuto;
  • Virar a cabeça para os lados quando está na vertical;
  • Sustentar a cabeça (mas ainda precisar de suporte quando estiver no colo na posição vertical e em movimento);
  • Esticar os braços e pernas quando deitado de bruços;
  • Prestar atenção ao ambiente ao redor;
  • Levantar a perna cerca de 10 cm quando deitado de barriga para cima;
  • Fixar o olhar em um objeto que esteja a até 45 cm de distância;
  • Sorrir ao fazer contato visual com alguém.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento e progresso do seu bebê!

Ao observar o que um bebê de 2 meses faz, lembre-se de que o seu pequeno não irá alcançar todos os marcos de uma vez, pois cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo.

Quantos ml um bebê de 2 meses mama?

Aos dois meses de idade, seu bebê deve estar começando a consumir mais leite ao mamar no peito ou na mamadeira, além de ter intervalos maiores entre cada mamada.

Cada criança é diferente, e alguns bebês podem preferir mamar por menos tempo e com maior frequência, mas, na média, você pode esperar que seu bebê de 2 meses beba aproximadamente de 120 ml a 150 ml por mamada, com uma pausa de 3 a 4 horas entre elas.

Um bom parâmetro de medida para bebês que tomam fórmula é esperar o aumento, por mês, de aproximadamente 30 ml por mamada até finalmente alcançarem entre 210 ml e 240 ml.

Sono do bebê de 2 meses

É recomendado que um bebê de 2 meses tenha de 14 a 17 horas de sono por dia. Mesmo que pareça – e seja! – muito tempo, é importante lembrar que, aos dois meses de idade, seu bebê irá mamar a cada 2 ou 3 horas e não dormirá por muitas horas seguidas.

Um bebê de 2 meses normalmente dorme por 5 ou 6 horas seguidas no máximo, então não se preocupe caso o seu bebê continue acordando para mamar durante a noite. Isso é completamente normal e esperado durante os primeiros meses de vida.

banner kinedu desenvolvimento

Atividades para bebê de 2 meses

Ainda que seu bebê de 2 meses esteja nas primeiras fases do desenvolvimento, há várias maneiras de estimular e incentivar seu desenvolvimento. Há várias atividades que são simples e fáceis de fazer e que irão beneficiar seu bebê de várias formas.

Confira algumas atividades para bebê de 2 meses que são simples e apropriadas para esta idade:

Baixe o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

De lado a lado

  • Área de desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Estimular os reflexos e fortalecer os músculos do seu bebê
  • Habilidades praticadas: Reflexos do recém-nascido e postura
  • Materiais necessários: Tapete

Como fazer:

Comece sentada em um tapete com o seu bebê. Segure o seu filho pelas axilas. Deixe os pés dele tocarem no chão e veja se ele suporta o próprio peso. Em seguida, coloque seu filho em um travesseiro, pegue um chocalho e mostre para ele de um lado e depois do outro, incentivando-o a virar a cabeça. Este exercício estimulará os reflexos e fortalecerá os músculos do pescoço dele.

Suas Mãos

  • Área de desenvolvimento: Socioafetiva
  • Objetivo: Fortalecer a autoconsciência   
  • Habilidades praticadas: Apego seguro
  • Materiais necessários: Espelho

Como fazer:

Comece esta atividade mostrando ao seu bebê suas próprias mãos e dizendo que elas pertencem a ele. Movimente-as e ajude-o a bater palmas. Repita estes passos em frente ao espelho, massageando suas mãos e dizendo que elas são muito bonitas. Este exercício reforçará a criação da autoimagem do seu bebê.

Meu Espelho

  • Área de desenvolvimento: Saúde e bem-estar
  • Objetivo: Desenvolver os laços afetivos entre você e o seu bebê durante a troca de fralda
  • Materiais necessários: Materiais para troca de fralda

Como fazer:

Esta é uma maneira divertida de incluir seu bebê de 2 meses em algo que você tem que fazer por ele várias vezes ao dia. Quando começar a limpá-lo e trocar sua fralda, aproxime-se do rosto dele e faça contato visual. Quando ele estiver olhando para você, mostre a língua. 

Dê a ele a oportunidade de entender sua expressão facial, e repita o mesmo gesto mais algumas vezes. Seu bebê imita você? Os bebês nascem com todos os seus sentidos e, embora eles ainda estejam em desenvolvimento, sua capacidade de imitar expressões faciais contradiz as crenças anteriores de que os recém-nascidos não conseguem enxergar bem, aprender ou imitar neste estágio. 

Pelo contrário: eles estão prontos para começar a aprender desde o nascimento, e, por sinal, aprendem bem rápido! Então lembre-se de fazer muito contato visual e conversar com seu bebê de 2 meses todos os dias.

Há tanto a descobrir à medida que seu bebê continua crescendo, mudando e aprendendo!

Agora que você já sabe o que um bebê de 2 meses faz, seu tamanho e peso, como é o sono dele, quanto ele mama e que atividades fazer com ele, aproveite para baixar o Kinedu e receber a orientação de especialistas e apoio durante cada estágio de desenvolvimento do seu pequeno!