Após o primeiro mês, seu bebê começará a virar a cabeça e sustentá-la por alguns segundos. Ele poderá até mesmo levantá-la um pouco quando estiver deitado de barriga para cima ou começar a controlar a cabeça por curtos períodos.

Embora seu pescoço ainda não esteja forte o suficiente para sustentar a cabeça quando você colocá-lo sentado, seu filho está ficando cada vez mais forte. Durante estes meses, você verá que seus braços ficarão quase sempre flexionados, e que ele ficará com as mãos fechadas, o que é um sinal de que seus músculos estão se tonificando. Você também verá os reflexos primitivos começando a desaparecer e dando lugar a habilidades mais complexas.

Uma das maneiras mais recomendadas para ajudar o seu filho a desenvolver o controle da cabeça é deixá-lo de bruços. Esta atividade irá ajudá-lo a fortalecer o pescoço, a cabeça e os músculos superiores do corpo, pois a posição obriga seu bebê a levantar a cabeça. Talvez ele até consiga manter a posição por alguns segundos. Confira estas dicas:

banner kinedu desenvolvimento
  • Coloque seu bebê em seu colo ou peito para que ele possa ver você. Ele irá se sentir amado e aproveitará mais o tempo em que estiver de bruços.
  • Coloque alguns brinquedos na frente dele para mantê-lo entretido. Talvez ele até se esforce para manter a posição e levantar a cabeça.
  • Converse com ele, faça caretas ou gestos enquanto ele estiver deitado sobre você. Com isso, ele irá passar mais tempo de bruços e você estará estimulando suas habilidades linguísticas.
  • Enrole uma toalha pequena e coloque-a embaixo dos braços do seu bebê, para que ele fique mais confortável e seja mais fácil mantê-lo de bruços.

Seu bebê irá desenvolver os músculos dele de forma natural, mas, seguindo estas dicas, você poderá estimular o desenvolvimento dele enquanto vocês aproveitam um tempo de qualidade juntos. Mude as coisas um pouco e continue trabalhando esses músculos.

Aproveite cada segundo com o seu bebê; ele irá crescer muito rápido!

Para mais informações sobre deixar o bebê de bruços, leia este artigo.