Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Controle da cabeça: 1 a 2 meses

controle da cabeça - bebê de bruços na barriga da mãe

Pontos chave:

  1. Os bebês desenvolvem controle da cabeça e tônus ​​muscular durante os primeiros meses de vida.
  2. O tempo de bruços é a atividade mais recomendada para ajudar os bebês a desenvolver os músculos do pescoço, da cabeça e da parte superior do corpo.
  3. Os bebês podem manter a cabeça erguida por alguns segundos enquanto estão de bruços, e seus braços podem frequentemente ficar flexionados e cerrados em punhos.
  4. Conversar e entreter os bebês enquanto estão de bruços pode ajudá-los a desenvolver habilidades linguísticas e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento muscular.

Após o primeiro mês, seu bebê começará a virar a cabeça e sustentá-la por alguns segundos. Ele poderá até mesmo levantá-la um pouco quando estiver deitado de barriga para cima ou começar a controlar a cabeça por curtos períodos.

Embora seu pescoço ainda não esteja forte o suficiente para sustentar a cabeça quando você colocá-lo sentado, seu filho está ficando cada vez mais forte. Durante estes meses, você verá que seus braços ficarão quase sempre flexionados, e que ele ficará com as mãos fechadas, o que é um sinal de que seus músculos estão se tonificando. Você também verá os reflexos primitivos começando a desaparecer e dando lugar a habilidades mais complexas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Uma das maneiras mais recomendadas para ajudar o seu filho a desenvolver o controle da cabeça é deixá-lo de bruços. Esta atividade irá ajudá-lo a fortalecer o pescoço, a cabeça e os músculos superiores do corpo, pois a posição obriga seu bebê a levantar a cabeça. Talvez ele até consiga manter a posição por alguns segundos. Confira estas dicas:

  • Coloque seu bebê em seu colo ou peito para que ele possa ver você. Ele irá se sentir amado e aproveitará mais o tempo em que estiver de bruços.
  • Coloque alguns brinquedos na frente dele para mantê-lo entretido. Talvez ele até se esforce para manter a posição e levantar a cabeça.
  • Converse com ele, faça caretas ou gestos enquanto ele estiver deitado sobre você. Com isso, ele irá passar mais tempo de bruços e você estará estimulando suas habilidades linguísticas.
  • Enrole uma toalha pequena e coloque-a embaixo dos braços do seu bebê, para que ele fique mais confortável e seja mais fácil mantê-lo de bruços.

Seu bebê irá desenvolver os músculos dele de forma natural, mas, seguindo estas dicas, você poderá estimular o desenvolvimento dele enquanto vocês aproveitam um tempo de qualidade juntos. Mude as coisas um pouco e continue trabalhando esses músculos.

Aproveite cada segundo com o seu bebê; ele irá crescer muito rápido!


Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.