Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como aliviar as cólicas do meu bebê?

aliviar cólicas bebê

É possível que, durante os primeiros meses de vida, seu bebê tenha alguns períodos regulares de irritabilidade, especialmente entre 18h e 0h. Eles geralmente duram cerca de 3 horas por dia nas 6 semanas após o nascimento e depois diminuem para 1 ou 2 horas por dia durante 3 a 4 meses.

Se o seu filho se acalmar após algumas horas e relaxar durante o dia, ótimo! Por outro lado, se ele continuar chorando e seu desconforto aumentar, é melhor conversar com seu pediatra para identificar se seu bebê tem cólicas.

Alguns dos sinais que você poderá observar no seu filho são choro inconsolável e movimentos constantes nos quais ele estica as pernas e elimina gases. Você também poderá perceber que o estômago dele fica inchado ou se dilata devido aos gases.

Para saber como aliviar as cólicas do seu bebê, continue a leitura. Nas linhas seguintes, falaremos sobre isso.

X
banner kinedu saúde

Dicas para aliviar as cólicas do bebê

A primeira coisa que recomendamos é que você consulte seu pediatra sobre quais das opções mencionadas podem se adaptar melhor às características e necessidades do seu filho.

  1. Faça uma massagem nele
    As massagens têm muitas vantagens para os bebês: elas ajudam a fortalecer os ossos, músculos e o sistema imunológico, ajudam as crianças a dormirem mais relaxadas e beneficiam seu sistema digestório, ajudando a acalmar dores relacionadas aos gases, constipação e cólicas. Ao massagear seu pequeno, é importante que suas carícias sejam suaves e firmes. Além disso, quando você for massagear o abdômen, pressione-o com muita delicadeza e massageie com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares, no sentido horário e começando pelas costelas. Caso o coto do cordão umbilical ainda não esteja completamente cicatrizado, é preferível evitar esse tipo de massagem.
  2. Leve-o para passear
    A maioria dos bebês relaxa com um passeio de carrinho. Tanto o movimento quanto o contato físico com o seu filho podem ajudá-lo, apesar de sentir algum desconforto.
    Algo que também pode ser útil é envolvê-lo em um cobertor fino e grande, para que ele se sinta mais confortável e seguro.
  3. Balance-o
    Movimentos rítmicos constantes são bons aliados para acalmar os pequenos e ajudá-los a dormir. Portanto, você pode tentar balançar seu bebê. Além disso, você pode ligar alguns equipamentos que emitam sons e estejam próximos, como a secadora ou a máquina de lavar roupas. Isso também irá ajudá-lo a se acalmar.

Estas são algumas dicas práticas e eficazes que podem responder à sua pergunta sobre como aliviar as cólicas do seu bebê. Para evitar esses desconfortos, também é recomendável que você não alimente demais o seu bebê, especialmente à noite.

Por outro lado, caso você esteja amamentando, é aconselhável evitar laticínios, couve, cebola e cafeína, além de qualquer outro alimento irritante.

Você achou esta leitura interessante? Se tiver outras dúvidas sobre como evitar ou aliviar as cólicas do seu bebê, sinta-se à vontade para deixar seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.