X
X
aliviar cólicas bebê

Como aliviar as cólicas do meu bebê?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

É possível que, durante os primeiros meses de vida, seu bebê tenha alguns períodos regulares de irritabilidade, especialmente entre 18h e 0h. Eles geralmente duram cerca de 3 horas por dia nas 6 semanas após o nascimento e depois diminuem para 1 ou 2 horas por dia durante 3 a 4 meses.

Se o seu filho se acalmar após algumas horas e relaxar durante o dia, ótimo! Por outro lado, se ele continuar chorando e seu desconforto aumentar, é melhor conversar com seu pediatra para identificar se seu bebê tem cólicas.

Alguns dos sinais que você poderá observar no seu filho são choro inconsolável e movimentos constantes nos quais ele estica as pernas e elimina gases. Você também poderá perceber que o estômago dele fica inchado ou se dilata devido aos gases.

Para saber como aliviar as cólicas do seu bebê, continue a leitura. Nas linhas seguintes, falaremos sobre isso.

X
banner kinedu saúde

Dicas para aliviar as cólicas do bebê

A primeira coisa que recomendamos é que você consulte seu pediatra sobre quais das opções mencionadas podem se adaptar melhor às características e necessidades do seu filho.

  1. Faça uma massagem nele
    As massagens têm muitas vantagens para os bebês: elas ajudam a fortalecer os ossos, músculos e o sistema imunológico, ajudam as crianças a dormirem mais relaxadas e beneficiam seu sistema digestório, ajudando a acalmar dores relacionadas aos gases, constipação e cólicas. Ao massagear seu pequeno, é importante que suas carícias sejam suaves e firmes. Além disso, quando você for massagear o abdômen, pressione-o com muita delicadeza e massageie com as pontas dos dedos fazendo movimentos circulares, no sentido horário e começando pelas costelas. Caso o coto do cordão umbilical ainda não esteja completamente cicatrizado, é preferível evitar esse tipo de massagem.
  2. Leve-o para passear
    A maioria dos bebês relaxa com um passeio de carrinho. Tanto o movimento quanto o contato físico com o seu filho podem ajudá-lo, apesar de sentir algum desconforto.
    Algo que também pode ser útil é envolvê-lo em um cobertor fino e grande, para que ele se sinta mais confortável e seguro.
  3. Balance-o
    Movimentos rítmicos constantes são bons aliados para acalmar os pequenos e ajudá-los a dormir. Portanto, você pode tentar balançar seu bebê. Além disso, você pode ligar alguns equipamentos que emitam sons e estejam próximos, como a secadora ou a máquina de lavar roupas. Isso também irá ajudá-lo a se acalmar.

Estas são algumas dicas práticas e eficazes que podem responder à sua pergunta sobre como aliviar as cólicas do seu bebê. Para evitar esses desconfortos, também é recomendável que você não alimente demais o seu bebê, especialmente à noite.

Por outro lado, caso você esteja amamentando, é aconselhável evitar laticínios, couve, cebola e cafeína, além de qualquer outro alimento irritante.

Você achou esta leitura interessante? Se tiver outras dúvidas sobre como evitar ou aliviar as cólicas do seu bebê, sinta-se à vontade para deixar seu comentário!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *