Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Controle da cabeça do bebê recém-nascido

controle da cabeça recém-nascidos

Pontos chave:

  1. Os músculos do pescoço dos recém-nascidos são fracos, e eles dependem dos adultos para apoiar a cabeça.
  2. Os recém-nascidos têm reflexos primitivos que os ajudam a movimentar-se e a exercitar-se, e esses reflexos são importantes para futuros movimentos voluntários.
  3. O controle da cabeça é um marco do desenvolvimento crucial, que estabelece as bases para outros marcos físicos, como engatinhar e andar.
  4. Os pais devem reservar um tempo para se conectar com o bebê e observar seus movimentos durante esta fase do desenvolvimento.

Quando seu bebê chega ao mundo, ele se parece com uma pessoa minúscula e delicada. Carregá-lo traz o sentimento mais lindo do mundo, mas também pode deixá-la nervosa. Você pode não saber se está indo bem ou quão delicada deve ser. Nesta fase, é muito importante observar como você segura a cabeça do seu filho. Vamos explicar abaixo o porquê e como isso muda ao longo do tempo.

Durante os primeiros dias, seu bebê ainda não terá desenvolvido movimentos musculares voluntários, e a maior parte da sua massa corporal estará localizada em sua cabeça. É por isso que o pescoço dele ainda não é suficientemente forte para sustentá-la. No entanto, seu recém-nascido pode se mover e tem alguma massa muscular. Como você sabe? Porque ele irá apresentar o que chamamos de reflexos primitivos, as respostas do instinto de sobrevivência ao ambiente. Por exemplo:

  • Se você acariciar a sola do pé do seu filho, seus dedos se abrirão como um leque. Talvez ele até estique a perna.
  • Se ficar assustado, ele irá gritar um pouco, estender os braços e recolhê-los em direção ao peito em seguida.
  • Ele irá agarrar o seu dedo automaticamente.
  • Se você tocar na bochecha do seu bebê, ele irá começar a sugar e virar a cabeça. Isso é muito útil ao alimentá-lo.
  • Se ele virar a cabeça para a esquerda, irá estender o braço esquerdo (e vice-versa).

Os reflexos são muito importantes não só para a sobrevivência, mas porque irão se tornar movimentos voluntários. Estes são os primeiros marcos do desenvolvimento que seu filho alcançará antes de se mover conscientemente. Um desses marcos é o controle da cabeça, e, enquanto ele estiver reagindo por meio dos reflexos primitivos, também estará se movendo e se exercitando.

X
banner kinedu desenvolvimento

Durante a fase de recém-nascido, os músculos do pescoço do seu filho ainda são muito fracos, e ele irá precisar da sua ajuda para sustentar a cabeça. Ele irá realizar alguns movimentos voluntários, mas se tornará mais forte dia após dia. Esta é uma boa oportunidade para passar algum tempo cara a cara com o seu bebê. Enquanto sustenta a cabeça dele, aproveite para carregá-lo nos braços, ficar com ele no colo, fazê-lo sentir-se seguro e conectar-se com ele.

Pouco a pouco, você verá como os músculos do seu bebê irão começar a ficar mais fortes, e, ao final do primeiro mês, seu pescoço terá força suficiente para que ele vire a cabeça de um lado para o outro quando estiver deitado. O desenvolvimento destes músculos é muito importante porque, para o seu recém-nascido, este processo começa pela cabeça e, em seguida, continua pelas outras partes do corpo – primeiramente, pelos músculos da região central do corpo e, depois, pelo restante do corpo.

A aquisição do controle da cabeça é crucial, e estabelecerá as bases para outros marcos do desenvolvimento físico, como virar, sentar, engatinhar e andar. Além disso, seu bebê precisa ser capaz de sustentar a cabeça antes de iniciar a introdução alimentar. Em um piscar de olhos, você verá que o seu filho já consegue sustentar a cabeça ou até mesmo sentar-se com a coluna ereta!

Tire um tempo para relaxar e aproveitar o seu bebê, observe os pequenos movimentos que ele consegue fazer e deixe-o explorá-los!

Para mais informações sobre o desenvolvimento físico, acesse este artigo.
Para mais informações sobre o controle da cabeça, leia este artigo.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.