Muitas pessoas acreditam que a inteligência é uma característica inata, mas, na verdade, existem muitas formas de estimular o desenvolvimento infantil, incluindo as atividades cognitivas.

A cognição é o processo de aquisição de conhecimento e se manifesta por meio de funções psicológicas, como percepção, concentração, associação, criatividade e memória. Essas habilidades cognitivas podem e devem ser trabalhadas com os bebês e as crianças, por meio de ações próprias para cada fase do desenvolvimento.

Neste post, listamos 5 exemplos de atividades cognitivas propostas pelo aplicativo Kinedu para você realizar com o seu filho, ajudando-o a desenvolver essas competências. Confira!

1. Minhas mãos e meus pés

Como falamos, bebês podem ser estimulados cognitivamente desde bem pequenos – na verdade, até mesmo durante a gestação. Assim, essa atividade é indicada para bebês de 1 a 3 meses, e consiste em ajudar o seu pequeno a levar os pés e as mãos (limpos e descobertos) à boca. O objetivo é ajudá-lo a reconhecer as partes do próprio corpo.

2. De onde vem esse som?

Com essa brincadeira, a ideia é reforçar a capacidade de localizar a origem de um som — ela estimula a audição e o senso de direção do bebê. A atividade é recomendada para bebês de 4 a 6 meses. Use objetos como chocalhos e brinquedos musicais, mudando a sua posição enquanto brinca, e observando as reações do seu bebê.

Você também pode bater palmas, tocar instrumentos e chamar seu filho pelo nome, além de colocar música para tocar, ligando e desligando diversas vezes.

Powered by Rock Convert

3. Quebra-cabeça

Aqui, o objetivo é apresentar as formas geométricas para seu filho, estimulando o lóbulo frontal do cérebro. Recorte papel colorido nos formatos padrões — quadrado, triângulo, círculo etc. — e, em seguida, desenhe o contorno dessas mesmas formas em uma folha em branco.

Agora, deixe que seu filho combine os pares. Ajude, nomeando as formas e ressaltando suas características. Essa atividade é indicada para bebês a partir dos 10 meses.

4. A Orquestra

A música é uma excelente maneira de estimular bebês e crianças. Com essa atividade, que é indicada para bebês a partir dos 6 meses, o objetivo é ensinar a produzir sons. Utilize instrumentos de brinquedo, como um tambor ou uma corneta, e deixe que o seu pequeno se familiarize. Coloque uma música e estimule seu bebê a acompanhar os sons.

5. Como a mamãe faz isso?

Essa atividade explora a imitação como meio de aprendizagem, estimulando, principalmente, a capacidade de raciocínio. Explique ao seu filho que vocês vão brincar de imitar e mostre a ele como fazer, pegando dois copos de plástico, dando um ao seu filho e mostrando a ele como segurá-lo. Você pode fingir beber algo do copo, para que seu bebê também lhe imite. Esta atividade cognitiva é indicada para bebês de 10 a 12 meses.

A colaboração dos pais é fundamental para o desenvolvimento infantil, já que o ambiente e os estímulos diários são essenciais para que as crianças atinjam seu potencial. No entanto, muitas vezes, os pais não sabem do que brincar quando estão com seus bebês. Por isso, as atividades do Kinedu podem ajudar bastante.

O Kinedu é um aplicativo que sugere atividades diárias de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu filho, permitindo que você acompanhe os marcos do desenvolvimento e o progresso dele. A ferramenta apresenta uma gama de possibilidades, incluindo atividades cognitivas, físicas, linguísticas e socioafetivas, além de um guia de saúde.

Baixe agora o aplicativo Kinedu e comece a estimular seus filhos todos os dias.