X
X
bebê prestar atenção

Meu bebê começa a prestar atenção

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Talvez você tenha notado que durante o primeiro mês de vida, seu bebê passava a maior parte do tempo dormindo ou mamando. Isso é totalmente normal, no entanto, com o passar do tempo, você verá que seu bebê ficará mais alerta. Os períodos de vigília serão mais longos e, portanto, haverá mudanças no comportamento dele, principalmente na capacidade de prestar atenção e se comunicar com as pessoas ao seu redor.

Durante o primeiro mês de vida, o meio de comunicação mais eficiente do seu bebê será o choro. No entanto, no segundo mês, você notará que seu filho começará a usar outros meios para comunicar o que ele sente e o que chama sua atenção. Por exemplo, ao direcionar o olhar ou ouvir algum estímulo presente. Às vezes, poderá parecer que ele está ouvindo quando você estiver falando, porque sua capacidade de reconhecer alguns sons e vozes familiares está se desenvolvendo. Além disso, é possível que ele fique olhando para você quando estiver no seu colo, e que às vezes se mexa para responder aos estímulos que considera interessantes.

Após o primeiro mês, seu bebê ficará mais sensível e mais alerta do que nunca. Seu tempo de atenção aumentará ainda mais, e ele terá uma predileção por vozes e rostos humanos. Além disso, ele conseguirá observar objetos a 20 ou 30 centímetros de distância, principalmente aqueles que são coloridos, brilhantes ou que produzem sons. Ele também começará a procurar pelos sons que ouve movendo a cabeça na direção de sua origem.

X
banner kinedu desenvolvimento

Além disso, a partir desta idade, seu bebê surpreenderá você com vários sorrisos e gestos fofos. Mas também tentará se comunicar quando ficar entediado, chateado ou perder o interesse em uma atividade.

Esta é uma excelente fase para interagir cada vez mais com o seu pequeno. O aumento em seus períodos de atenção permitirá que você faça mais atividades com ele e observe melhor como ele reage a elas. Isso será essencial para o desenvolvimento de novas habilidades. A partir de agora, você será o foco de atenção do seu filho, o que lhe dará a oportunidade de fortalecer as interações de qualidade que você tem com ele.

Por fim, lembre-se de que o desenvolvimento do seu bebê não será necessariamente igual ao de outras crianças; algumas habilidades podem aparecer um pouco antes ou um pouco depois. Essas novas habilidades também podem se apresentar um pouco antes ou um pouco depois dos meses indicados neste artigo. No entanto, lembre-se de estimular o seu filho para promover o desenvolvimento dele. O mais importante é que ele aprenda em seu próprio ritmo e continue progredindo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Meu bebê começa a prestar atenção”

  1. Pingback: Confira 14 atividades cognitivas para bebês e crianças! - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *