Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 8 atividades para crianças de 2 anos!

atividades para crianças de 2 anos

Está buscando atividades para crianças de 2 anos? Confira essas 8 ideias que podem ajudar o seu filho a conquistar novos marcos do desenvolvimento infantil.

Provavelmente, você já sabe que as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento infantil. Mesmo que usem muito o lado lúdico para despertar o interesse da criança, o fato é que elas ajudam na aquisição de novas habilidades. Ao pensar em brincadeiras para crianças de 2 anos, é interessante manter essa ideia e trazer para a rotina um aprendizado divertido.

As atividades do Kinedu para essa idade entregam exatamente o que você precisa. Neste post, separamos algumas que você pode fazer em casa de forma simples, e ainda colaborar para o desenvolvimento do seu filho. Confira o post e boa leitura!

Dicas de atividades para crianças de 2 anos

1. Desenhando caracóis

Nessa atividade para crianças de 2 anos, o objetivo é fortalecer os músculos das mãozinhas e estimular a habilidade de rabiscar que seu filho talvez já tenha. Como material para fazer essa brincadeira, você vai precisar de algum papel para desenho e giz de cera das cores que ele preferir.

Para começar, encontre o melhor local para desenvolver essa atividade com seu pequeno. Então, dê instruções simples e de até três passos, para ajudar a iniciar. Por exemplo, você pode dizer “pegue uma folha e um giz de cera e sente aqui na frente da mamãe (papai, vovó, titio etc.)”.

Diga que vocês vão praticar desenhar caracóis, para marcar o momento como uma atividade importante. Para iniciar o desenho, peça para o seu filho observar o que você for fazer e, depois, repetir. Então, faça um círculo que termina em espiral, formando a concha do caracol. Se seu pequeno precisar de auxílio nessa atividade, ajude-o, segurando e conduzindo sua mãozinha.

Observe como seu filho se comporta e compreende a atividade. Vá estimulando de outras formas, também, perguntando os nomes das cores, por exemplo. Quando tiverem várias conchas de caracóis, basta fazer o pescoço e as antenas. No app Kinedu, você encontra a fase II dessa atividade.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, clicar em Atividades, área de desenvolvimento Física e, em Habilidades, selecionar Rabiscar.

2. Vamos brincar de pegar!

Como objetivo, essa atividade para crianças de 2 anos ajuda a desenvolver o equilíbrio e a habilidade de pegar objetos. O aplicativo Kinedu sugere que você use uma bola e um adesivo para fazer essa brincadeira em casa.

Depois de encontrar um lugar apropriado para jogar bola com seu filho, posicionem-se de frente um para o outro. Diga que agora vocês vão praticar a atividade de pegar objetos. Então, é sua vez de iniciar a brincadeira, jogando a bola gentilmente para ele. Observe se ele consegue pegá-la sem perder o equilíbrio.

Aqui, entra o adesivo. Ajude seu filho a encontrar um boa posição para pegar a bola, então, cole o adesivo no chão para que ele o use como referência na hora da atividade. Jogue novamente a bola e observe como ele reage dessa vez.

Conforme seu filho tiver sucesso em pegar a bola sem cair, afaste-se mais um pouco para tornar essa atividade para crianças de 2 anos mais desafiadora.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, clicar em Atividades, área de desenvolvimento Física e, em Habilidades, selecionar Jogar e pegar.

3. Minha casa!

O objetivo dessa brincadeira é treinar a capacidade de imitação e estimular a imaginação. Os materiais para desenvolver a atividade educativa em casa são apenas os brinquedos do seu filho.

Em um local adequado, sente-se com seu pequeno e explorem os brinquedos que você trouxe. Opte por aqueles que são objetos usados comumente em casa, como comidinhas, ferramentas ou carros. Então, mostre como é a rotina que vocês têm em casa, por exemplo, “todos os dias nós fazemos o café da manhã”.

Observe como seu filho reage, se imita alguns comportamentos que a família tem em casa. Estimule, acrescentando outros elementos à atividade, como imitar alguém. Brinquem pelo tempo que seu pequeno quiser.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Cognitiva e, em Habilidades, selecionar Imitação.

4. As rimas

A intenção por trás dessa atividade para crianças de 2 anos é desenvolver o vocabulário por meio da recitação de rimas. O material necessário são rimas diversas que você tiver, como as natalinas ou com o alfabeto.

X
banner kinedu desenvolvimento

Para fazer a atividade, basta ler o poema, a música ou as rimas para seu filho. Leia em voz alta e clara, enfatizando os sons dos versos. Você perceberá que ele tentará repetir alguns sons. Repita a brincadeira frequentemente com rimas diferentes. Você pode associar essa atividade a algum momento do dia, por exemplo, a hora do banho.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Linguística e, em Habilidades, selecionar Primeiras palavras.

5. Fotos e amigos

A ideia, aqui, é estimular a autoconsciência do seu filho. Os materiais indicados são fotos do pequeno e dos amiguinhos dele.

Em um lugar apropriado para a atividade, sente-se com ele e mostre as fotos escolhidas. Peça para que diga o nome de quem está em cada foto, inclusive, o dele. Se você perceber alguma dificuldade, ajude-o, apontando e dizendo os nomes das crianças.

Converse sobre o lugar e o que faziam quando a foto foi tirada. Esse é um momento muito importante para o desenvolvimento socioafetivo e a autoconsciência.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Socioafetiva e, em Habilidades, selecionar Desenvolvendo Autoconsciência.

6. Aprendendo as partes do corpo

Nessa atividade, o objetivo é reforçar o reconhecimento das partes do corpo, além de estimular o hemisfério esquerdo do cérebro, que é responsável pelos processos linguísticos.

Para fazer a tarefa, você pedirá para o seu pequeno falar o nome das partes do corpo que você indicar. Cada vez que ele conseguir dizer corretamente como se chama a parte apontada, você vai parabenizá-lo. Caso ele não consiga se lembrar, ajude-o!

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Linguística e, em Habilidades, selecionar Primeiras palavras.

7. Caminhada animal

Na caminhada animal, a intenção é construir a consciência corporal do seu filho, além de desenvolver a sua coordenação motora grossa e as suas habilidades sensoriais. Assim, é possível criar padrões neurológicos básicos e trabalhar a coordenação bilateral.

Essa tarefa deve ser feita quando vocês forem mudar de ambiente ou começar outra atividade, transformando essa transição em uma brincadeira divertida. Você pode dizer ao seu filho para andar como um elefante ao ir ao banheiro tomar banho.

Você também pode sugerir andar como um pinguim até a cozinha para almoçar. Você pode mudar de animais várias vezes para tornar a brincadeira ainda mais estimulante para o seu pequeno!

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades e selecionar área de desenvolvimento relacionada à Saúde.

8. Cuidando das plantas

Essa atividade para criança de 2 anos tem como objetivo incentivar o seu filho a cuidar de plantas adequadamente. Além de ser divertido e relaxante, o pequeno trabalha a coordenação motora, o senso de responsabilidade e de preservação da natureza.

Para realizar essa tarefa, você precisará de uma planta, cartolina, adesivos e borrifador de água ou regador. Escreva os dias da semana na cartolina e peça para seu filho decorar como ele preferir. Após essa atividade, explique para ele qual será o plano para cuidar da plantinha.

Mostre para o seu filho o vaso de planta e pergunte se ele sabe o que é necessário para ela viver e crescer. Caso não consiga responder, explique que é preciso sol e água para que as plantas cresçam fortes. Então, pegue o borrifador e deixe que o pequeno regue a plantinha.

Diga para ele que essa tarefa deve ser feita todos os dias e que, ao término de cada uma delas, você dará um adesivo para que ele cole na cartolina. Ao final de quatro semanas, ajude-o a contar quantos dias cuidaram da plantinha e observem como ela mudou, quantas folhas ou flores nasceram etc.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos desse tipo no app Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades e selecionar área de desenvolvimento Socioafetiva.

Para entender melhor que tipo de atividade para crianças de 2 anos fazer para ajudar no desenvolvimento do seu filho, o aplicativo Kinedu é muito útil! Por exemplo, ao preencher os marcos do desenvolvimento infantil que seu pequeno já atingiu, o app mostra automaticamente as brincadeiras recomendadas para ele. Assim, você conseguirá passar tempo com o seu pequeno e oferecer aprendizado de qualidade.

Quer acompanhar de perto o desenvolvimento do seu filho? Então, baixe GRÁTIS o app Kinedu e descubra outras brincadeiras para crianças de 2 anos!

Artigos Relacionados

4 respostas

  1. São muito boas as atividades para a faixa etária dos 2 anos. Utilizei-as com minha turma neste momento em Home office.

    1. Olá, Rosalina!
      Poxa, que legal que você gostou e que funcionou para você e sua turma! Ficamos muito felizes em saber ✨💖

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.