Está buscando atividades para crianças de 2 anos? Confira essas 5 ideias que podem ajudar o seu filho a conquistar novos marcos do desenvolvimento infantil.

Provavelmente você já sabe que as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento infantil. Mesmo que usem muito o lado lúdico para despertar o interesse da criança, o fato é que elas ajudam na aquisição de novas habilidades. Ao pensar em atividades para crianças de 2 anos, é interessante manter essa ideia e trazer para a rotina um aprendizado divertido.

As atividades do Kinedu para crianças de 2 anos entregam exatamente o que você precisa. Neste post, separamos algumas que você pode fazer em casa de forma simples e ainda colaborar para o desenvolvimento do seu filho. Confira o post e boa leitura!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

1. Desenhando caracóis I

Nesta atividade do Kinedu para crianças de 2 anos, temos o objetivo de fortalecer os músculos das mãozinhas e estimular a habilidade de rabiscar que seu filho talvez já tenha. Como material para fazer essa brincadeira, você vai precisar de algum papel para desenho e giz de cera das cores que ele preferir.

Para começar, encontre o melhor local para desenvolver essa atividade com seu pequeno. Então, dê instruções simples e de até 3 passos, para ajudar a iniciar. Por exemplo, você pode dizer “pegue uma folha e um giz de cera e sente aqui na frente da mamãe (papai, vovó, titio, etc.)”.

Diga que vocês vão praticar desenhar caracóis, para marcar o momento como uma atividade importante. Para iniciar o desenho, peça para o seu filho observar o que você for fazer e, depois, fazer igual. Então, faça um círculo que termina em espiral, formando a concha do caracol. Se seu pequeno precisar de auxílio nesta atividade, ajude-o, segurando e conduzindo sua mãozinha.

Observe como seu filho se comporta e compreende a atividade. Vá estimulando de outras formas também, perguntando os nomes das cores, por exemplo. Quando tiverem várias conchas de caracóis, basta fazer o pescoço e as antenas. No app Kinedu, você encontra a fase II dessa atividade.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos deste tipo no aplicativo Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Física e, em Habilidades, selecionar “Rabiscar”.

2. Vamos brincar de pegar! I

O objetivo desta atividade para crianças de 2 anos é desenvolver o equilíbrio e ajudar na habilidade de pegar objetos. O aplicativo Kinedu sugere que você use uma bola e um adesivo para fazer essa brincadeira em casa.

Depois de encontrar um lugar apropriado para jogar bola com seu filho, posicionem-se de frente um para o outro. Diga que agora vocês irão praticar a atividade de pegar objetos. Então, é sua vez de iniciar a brincadeira jogando a bola gentilmente para ele. Observe se ele consegue pegá-la sem perder o equilíbrio.

Aqui entra o adesivo. Ajude seu filho a encontrar um boa posição para pegar a bola, então cole o adesivo no chão para que ele o use como referência na hora da atividade. Jogue novamente a bola e observe como ele reage desta vez.

kinedu-developmentPowered by Rock Convert

Conforme seu filho tiver sucesso em pegar a bola sem cair, afaste-se mais um pouco para tornar esta atividade para crianças de 2 anos mais desafiadora.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos deste tipo no aplicativo Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Física e, em Habilidades, selecionar “Jogar e pegar”.

3. Minha casa!

O objetivo desta atividade para crianças de 2 anos é treinar a capacidade de imitação e estimular a imaginação. Os materiais para desenvolver a brincadeira educativa em casa são apenas os brinquedos do seu filho.

Em um local adequado para a atividade, sente com seu pequeno e explorem os brinquedos que você trouxe. Opte por aqueles que são objetos usados comumente em casa, como comidinhas, ferramentas ou carros. Então mostre como é a rotina que vocês têm em casa, por exemplo “todos os dias nós fazemos o café da manhã”.

Observe como seu filho reage, se imita alguns comportamentos que a família tem em casa. Estimule acrescentando outros elementos à atividade, como imitar alguém. Brinquem pelo tempo que seu pequeno quiser.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos deste tipo no aplicativo Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Cognitiva e, em Habilidades, selecionar “Imitação”.

4. As rimas

O objetivo desta atividade para crianças de 2 anos é desenvolver o vocabulário por meio da recitação de rimas. O material necessário são rimas diversas que você tiver, como as rimas natalinas ou com o alfabeto.

Para fazer a atividade, basta ler o poema, a música ou as rimas para seu filho. Leia em voz alta e clara, enfatizando os sons das rimas. Você perceberá que ele tentará repetir alguns sons. Repita a brincadeira frequentemente com rimas diferentes. Você pode associar essa atividade a algum momento do dia, por exemplo, a hora do banho.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos deste tipo no aplicativo Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Linguística e, em Habilidades, selecionar “Primeiras palavras”.

5. Fotos e amigos

O objetivo desta atividade para crianças de 2 anos é estimular a autoconsciência do seu filho. Os materiais indicados são fotos do seu filho e dos amiguinhos dele.

Em um lugar apropriado para a atividade, sente-se com seu pequeno e mostre as fotos escolhidas. Peça para que ele diga o nome de quem está em cada foto, inclusive o dele. Se você perceber alguma dificuldade, ajude-o, apontando e dizendo os nomes das crianças.

Converse sobre o lugar e o que faziam quando a foto foi tirada. Este é um momento muito importante para o desenvolvimento socioafetivo e a autoconsciência.

  • Para encontrar essa brincadeira e outras atividades para crianças de 2 anos deste tipo no aplicativo Kinedu, basta acessar a aba Explorar e, na ferramenta de busca, selecionar a faixa etária do seu pequeno, Atividades, área de desenvolvimento Socioafetiva e, em Habilidades, selecionar “Desenvolvendo Autoconsciência”.

Para entender melhor que tipo de atividade para crianças de 2 anos fazer para ajudar no desenvolvimento do seu filho, o aplicativo Kinedu ajuda – e muito! Por exemplo, ao preencher os marcos do desenvolvimento infantil que seu pequeno já atingiu, o app mostra automaticamente as brincadeiras disponíveis para ele. Assim, você conseguirá preencher o tempo com aprendizado de qualidade.

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e descubra outras brincadeiras para crianças de 2 anos!