Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como as rimas ajudam as crianças

Pontos chave:
1. As canções infantis preparam as crianças para aprender a ler ao ensinar fonemas e ortografia.
2. A consciência fonológica é o primeiro passo na leitura e escrita.
3. A familiaridade com rimas no jardim de infância auxilia nas habilidades de leitura.
4. Rimas são divertidas de ensinar e podem ser incorporadas às atividades diárias.

Se você já cantou uma canção de ninar para o seu filho, inconscientemente, você o preparou para aprender a ler.

Palavras que compartilham sons ou rimas podem ser usadas para ensinar ao seu filho a noção de fonemas (as unidades de som que compõem as palavras) e a escrita. Por exemplo, o fonema /m/ compõe as palavras mãe, maçã e mão. Seu filho pode aprender a identificar que todas essas palavras começam com o mesmo som. A consciência fonológica é considerada o primeiro passo para o aprendizado da alfabetização, pois, com ela, a criança diferencia os sons individuais das palavras. O que é ótimo sobre as rimas é que elas não são apenas divertidas, mas também treinam o ouvido para identificar as diferenças e semelhanças entre os sons das palavras. Ao identificar os fonemas, as crianças aprendem a combinar sons para formar palavras.

Vários estudos descobriram que as crianças que ouviram canções de ninar desde muito novas e que as reconhecem antes de chegarem à idade pré-escolar aprendem a ler com mais facilidade. Talvez isso se deva ao fato de que as rimas ajudam a descobrir padrões comuns entre as palavras, tornando mais fácil para elas reconhecerem aquele som quando o verem impresso.

X
banner kinedu desenvolvimento

A vantagem das rimas é que elas também são divertidas de ensinar! Considere praticar as seguintes atividades com o seu filho:

– Cantem sempre! Você pode inventar ou procurar músicas para cada momento do dia, para a hora de escovar os dentes ou se vestir. Se elas tiverem rimas, melhor ainda!

– Coloque ritmo nas coisas. Inclua aplausos rítmicos ou movimentos corporais nas músicas. Isso ajudará o seu filho a lembrar a letra da música, pois estará relacionando as palavras aos movimentos.

– Crie o hábito de usar rimas para passar o tempo. Faça isso enquanto estiver dirigindo ou esperando na fila do supermercado. Por exemplo, encontre palavras que rimam com “gato”: pato, sapato… Peça ajuda ao seu filho!

– Finalmente, não esqueça de incluir livros com rimas na biblioteca do seu filho. Procure livros que sejam divertidos de ler em voz alta e fáceis de memorizar. Depois de ler algumas vezes, você verá que o seu filho irá participar e ajudar a terminar as frases da história!

Artigos Relacionados

Uma resposta