X
X

O poder das rimas

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Se você já cantou uma canção de ninar para o seu filho, inconscientemente, você o preparou para aprender a ler.

Palavras que compartilham sons ou rimas podem ser usadas para ensinar ao seu filho a noção de fonemas (as unidades de som que compõem as palavras) e a escrita. Por exemplo, o fonema /m/ compõe as palavras mãe, maçã e mão. Seu filho pode aprender a identificar que todas essas palavras começam com o mesmo som. A consciência fonológica é considerada o primeiro passo para o aprendizado da alfabetização, pois, com ela, a criança diferencia os sons individuais das palavras. O que é ótimo sobre as rimas é que elas não são apenas divertidas, mas também treinam o ouvido para identificar as diferenças e semelhanças entre os sons das palavras. Ao identificar os fonemas, as crianças aprendem a combinar sons para formar palavras.

Vários estudos descobriram que as crianças que ouviram canções de ninar desde muito novas e que as reconhecem antes de chegarem à idade pré-escolar aprendem a ler com mais facilidade. Talvez isso se deva ao fato de que as rimas ajudam a descobrir padrões comuns entre as palavras, tornando mais fácil para elas reconhecerem aquele som quando o verem impresso.

X
banner kinedu desenvolvimento

A vantagem das rimas é que elas também são divertidas de ensinar! Considere praticar as seguintes atividades com o seu filho:

– Cantem sempre! Você pode inventar ou procurar músicas para cada momento do dia, para a hora de escovar os dentes ou se vestir. Se elas tiverem rimas, melhor ainda!

– Coloque ritmo nas coisas. Inclua aplausos rítmicos ou movimentos corporais nas músicas. Isso ajudará o seu filho a lembrar a letra da música, pois estará relacionando as palavras aos movimentos.

– Crie o hábito de usar rimas para passar o tempo. Faça isso enquanto estiver dirigindo ou esperando na fila do supermercado. Por exemplo, encontre palavras que rimam com “gato”: pato, sapato… Peça ajuda ao seu filho!

– Finalmente, não esqueça de incluir livros com rimas na biblioteca do seu filho. Procure livros que sejam divertidos de ler em voz alta e fáceis de memorizar. Depois de ler algumas vezes, você verá que o seu filho irá participar e ajudar a terminar as frases da história!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O poder das rimas”

  1. Pingback: Rimas e trava-línguas - Kinedu Blog

Comentários encerrados.