Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como desenvolver o equilíbrio do seu filho

Pontos chave:

  1. O equilíbrio é crucial para atividades como ficar de pé, brincar de faz-de-conta e desenvolver independência em tarefas como vestir-se e comer.
  2. Geralmente, o equilíbrio melhora por volta dos 36 meses, o que permite que a criança se sente de forma independente, subir escadas e ande nas pontas dos pés.
  3. O equilíbrio ideal é alcançado por volta dos 12 anos, destacando a importância do desenvolvimento dessas habilidades durante a primeira infância.
  4. Incentive o desenvolvimento do equilíbrio do seu filho com atividades divertidas, como dançar, sentar com as pernas cruzadas e brincar com um triciclo.

Além da coordenação motora grossa, o equilíbrio é essencial para a vida. Nós o usamos toda vez que mantemos uma postura ou posição controlada: levantar, pular em um pé, andar de bicicleta, caminhar ou simplesmente sentar sem cair para o lado. As crianças precisam de equilíbrio para coisas que vão muito além das ações físicas. Ter maior mobilidade e estabilidade corporal significa que as crianças entre dois e quatro anos podem começar a se aventurar mais nas brincadeiras de faz de conta, sozinhas ou com colegas, a fazer atividades que envolvam ficar sentado, como desenhar ou pintar, e a exercitar a independência, vestindo-se sozinhas ou usando um garfo para comer com mais autonomia.

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), por volta dos 36 meses de idade, muitas crianças já conseguem se sentar sozinhas, agachar sem perder o equilíbrio, subir as escadas do parquinho e até dar quatro ou cinco passos nas pontas dos pés sem ajuda. Então, quando o seu filho se aproximar dos quatro anos de idade, ele terá equilíbrio suficiente para ficar em pé por mais de dois segundos sem nenhum problema.

X
banner kinedu desenvolvimento

No entanto, o equilíbrio não se desenvolve totalmente durante os anos pré-escolares! Um grupo de pesquisa do Hospital de Taipei estudou o desenvolvimento das habilidades de equilíbrio desde a infância até que um “nível adulto” de equilíbrio fosse atingido. As descobertas, publicadas em 2009 no International Journal of Pediatric Otolaryngology, sugerem que a capacidade de equilíbrio se desenvolve exponencialmente após os 36 meses de idade, e que as crianças alcançam o nível ideal de equilíbrio aos 12 anos. É por isso que é tão importante que você ajude o seu filho a estabelecer bases sólidas para esta habilidade desde cedo.

Existem muitas maneiras fáceis e divertidas de incentivar o desenvolvimento do equilíbrio do seu filho. Estas são algumas ideias:

– Dancem juntos no ritmo da música. Você pode inventar uma coreografia simples usando as partes superior e inferior do corpo. Se o seu filho estiver dançando bem, tentem brincar de “Estátua” usando música.

– Incentive-o a sentar de pernas cruzadas quando estiver brincando no chão. Ao fazer isso, ele desenvolverá os músculos centrais necessários para manter a postura ereta.

– Se o seu filho já tem três ou quatro nos, ensine-o a andar de triciclo.

Artigos Relacionados