Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 atividades sobre partes do corpo na educação infantil

atividades sobre partes do corpo na educação infantil

As atividades sobre partes do corpo na educação infantil ajudam as crianças a desenvolverem consciência corporal de forma divertida e adequada para a idade.

É importante estimular a consciência corporal desde cedo. Afinal, isso faz parte da construção de identidade e abre caminho para outros aspectos importantes do desenvolvimento infantil, como a prática de atividades físicas e até mesmo a educação sexual.

Porém, como tudo na infância, o conhecimento deve vir acompanhado de diversão. Seu pequeno aprende brincando, então, é importante que as lições sejam permeadas por elementos lúdicos. Para ajudar nessa tarefa, vale a pena conferir dicas de atividades sobre partes do corpo na educação infantil.

Continue a leitura e confira 5 sugestões que você pode praticar em casa, com materiais bastante acessíveis!

Entenda qual é o momento adequado de falar sobre as partes do corpo

Muito além do que ensinar sobre partes do corpo na educação infantil, é importante falar sobre o assunto desde cedo.  O principal ponto é que seu filho tenha mais entendimento sobre a própria imagem, o que é fundamental para a construção de identidade.

As crianças têm uma curiosidade natural sobre seus corpos. Por isso, repreendê-las por tocar ou perguntar sobre o assunto pode levar ao desenvolvimento de uma relação negativa com elas mesmas. Então, o ideal é familiarizá-las desde cedo com o próprio corpo.

A partir do primeiro ano, você já pode começar a mostrar para o seu pequeno que cada parte do corpo tem um nome e uma função. Mais para frente, por volta dos 3 aos 6 anos, é hora de direcionar a atenção dele para o que é um bom toque e um mau toque.

Ainda, a consciência corporal ajuda o seu pequeno a entender os limites da privacidade. Por exemplo, é importante explicar que, embora ele possa ter curiosidade ou interesse pelo corpo de seus amigos, algumas partes são mantidas cobertas em público e isso deve ser respeitado.

No app Kinedu, temos + 1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil! Além disso, temos uma página exclusiva para educadores.

Abaixo, separamos 5 brincadeiras do app Kinedu que tratam das partes do corpo e da consciência corporal. Confira!

1. Brincando com o espelho

Essa brincadeira pode ser feita a partir dos 11 meses do seu bebê e tem como objetivo reforçar a autopercepção em relação ao próprio corpo. Para realizá-la, você só precisa da sua imaginação e de um espelho.

Coloque seu bebê sentado em frente a um espelho quando for escovar seu cabelo e descreva algumas características do seu rosto. Por exemplo, “esse é o seu nariz, esses são seus olhos” etc.

Nessa fase, seu pequeno ainda não se reconhece no espelho. Por isso, quando ele apontar para algum ponto, ajude-o dizendo alguma coisa como “Você está apontando para o seu nariz no espelho!”.

Com esse exercício, ele começará a entender melhor sobre sua imagem e a se identificar no espelho.

X
banner kinedu desenvolvimento

2. Meu corpo

Após o primeiro aniversário, seu filho já deve estar mais consciente da própria imagem. Então, pratique um exercício simples: peça para ele apontar para diferentes partes do corpo, como a cabeça, os olhos, a boca, as orelhas, os braços e as pernas.

Não se esqueça de parabenizá-lo pelas respostas certas e de auxiliá-lo quando necessário. Essa atividade pode ser feita em qualquer momento do dia, sempre que quiser reforçar a autopercepção do seu pequeno.

Quando ele já souber falar, deixe o exercício um pouco mais complexo pedindo que ele nomeie as partes do corpo, em vez de apenas apontar quais são. Assim, também haverá o estímulo ao hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pelo desenvolvimento linguístico.

3. O quebra-cabeça do corpo

Essa é uma atividade pensada para crianças com 19 a 26 meses. Para ela, você precisará imprimir ou desenhar a imagem de uma criança com partes identificáveis do corpo, como joelhos, nariz, orelhas, sobrancelhas etc.

Corte a imagem em 4 partes, para que o quebra-cabeça seja fácil, e chame seu filho para montar. Ajude-o, enfatizando as partes do corpo que aparecem em cada imagem. Por exemplo, “olhe, aqui estão as orelhas, uma em cada lado da cabeça”.

Se a brincadeira for muito fácil, você pode aumentar o nível de dificuldade gradualmente, criando quebra-cabeças com mais peças. Além da diversão garantida, essa atividade ajudará seu filho a se identificar com partes mais específicas do corpo.

4. Onde está o adesivo?

Essa é uma das atividades sobre partes do corpo na educação infantil mais interessantes para se fazer com crianças de 19 a 26 meses. Os materiais necessários são um espelho e adesivos — pode ser dessas cartelas de caderno mesmo. Chame seu filho, diga que vocês vão revisar as partes do corpo e o desafie, dizendo: “De quantas você consegue lembrar?”.

Coloque-o na frente de um espelho e cole adesivos em partes específicas, como o nariz, pedindo que ele nomeie. Ajude-o se necessário. Depois, inverta a brincadeira: ele deverá colar os adesivos em você, para que você diga os nomes de cada parte do corpo.

5. Nossos bonecos

Se seu filho tem de 21 a 28 meses, essa atividade é uma boa pedida! Você precisará de bonequinhos, peças do tipo LEGO e da canção “Cabeça, ombro, joelho e pé”, que pode ser facilmente encontrada no YouTube.

Primeiro, toque a música e façam a coreografia juntos, incentivando seu filho a tocar cada parte do corpo quando a letra indicar. Depois, faça algumas perguntas como: “Para que usamos o nosso nariz? Para que usamos nossas pernas?”, e assim por diante.

Em seguida, pegue as peças de LEGO e os bonequinhos e construa pequenas escadas para que os personagens possam subir. Diga: “Olha só como ele sobe as escadas usando suas pernas e seus pés”. Vocês podem criar outras cenas e reforçar como cada parte do corpo tem uma função.

Aproveite para revisar o conhecimento sobre as cores, pedindo que seu filho classifique as peças de LEGO por cor e as nomeie. Brinquem enquanto ele estiver se divertindo.

Gostou dessas dicas de atividades sobre partes do corpo na educação infantil? Como você viu, ajudar seu pequeno a se desenvolver é fácil e divertido, ainda mais com brincadeiras educativas pensadas para cada objetivo e idade.

Então, faça o download do app Kinedu e confira +1.800 atividades para o desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

2 respostas

    1. Olá, Maria! 👶💙
      Ficamos muito felizes em saber que estamos apoiando você nessa jornada maravilhosa da maternidade. Conte conosco! 💞

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.