Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As primeiras palavras do meu bebê

primeiras palavras

Pontos chave:
1. Bebês aprendem a falar por meio da imitação e associação.
2. As primeiras palavras de um bebê, como “mamãe” ou “papai”, começam como sons sem significado.
3. Para estimular o desenvolvimento da linguagem, fale frequentemente com seu bebê e mantenha conversas.
4. Os marcos do desenvolvimento da linguagem evoluem do nascimento aos 25 meses, indicando progresso em cada estágio.

Os bebês aprendem a falar as primeiras palavras por meio da imitação. Não é necessário ensiná-los como vocalizar cada uma delas — tudo o que precisamos fazer é conversar constantemente com eles.

Quando você disser os nomes daquilo que eles veem, eles começarão a associar os termos aos objetos ou às pessoas. Assim, quando desenvolverem as habilidades necessárias para a comunicação verbal, eles começarão a pronunciar suas primeiras palavras.

Quer saber mais como funciona o desenvolvimento linguístico do seu bebê e como você pode ajudar a estimulá-lo? Então, vai adorar este post. Confira!

Como surgem as primeiras palavras no desenvolvimento linguístico do bebê?

De maneira geral, as primeiras palavras de um bebê são “mama” ou “papa”. Quando pronunciadas pela primeira vez, parecem apenas balbucios e não significam que eles aprenderam a associá-las com sua mãe ou seu pai.

Depois que os bebês aprendem a pronunciar palavras com duas sílabas, você poderá ouvi-los experimentando sons diferentes. Embora nenhum deles tenha algum significado, eles são importantes, pois representam as primeiras tentativas de comunicação verbal.

Alguns bebês começam a fazer sons semelhantes às palavras por volta dos 9 meses, mas se o seu bebê ainda não consegue, seja paciente. A maioria começa a pronunciar palavras entre os 11 e os 16 meses de vida. É considerado normal que os pequenos não falem até os 18 meses.

Mas, quando começam a pronunciar palavras de acordo com seus significados, como “ma-ma” ou “pa-pa” para nomear seus pais, é um dos sons mais deliciosos de serem escutados, pode acreditar!

Posso estimular o desenvolvimento da linguagem do meu bebê?

Sim, e é altamente recomendável. Quanto mais exposto seu bebê estiver à linguagem, mais fácil será para ele conhecer novas palavras.

Para conseguirem falar, os bebês devem desenvolver sua linguagem receptiva, ou seja, precisam ser capazes de entender o significado de uma palavra específica. A melhor maneira de ajudar seu filho a desenvolver esse tipo de linguagem é conversar constantemente com ele.

Por isso, fale com seu filho o tempo todo: diga a ele o que você está fazendo, descreva suas ações, cante, leia histórias, faça perguntas, use vozes engraçadas e responda aos seus gestos verbalmente. Além disso, lembre-se de pronunciar lentamente e de forma clara, diga os nomes dos objetos e das pessoas, em vez de usar pronomes, e não se esqueça de usar a repetição.

O que posso esperar desse processo?

Se o seu bebê ainda não fala, não se preocupe! Se aos 12 meses ele estiver utilizando outras formas de comunicação, como apontar para os objetos ou gesticular, ele está indo muito bem!

X
banner kinedu desenvolvimento

Esses gestos são tão válidos quanto a linguagem verbal e, ao se comunicar dessa maneira, seu filho vai aprender habilidades sociais importantes. Para ajudá-lo no desenvolvimento de sua linguagem, nomeie claramente os objetos para os quais ele aponta.

Você também pode esperar que o seu filho comece a dizer “não” por volta dos 17 a 20 meses de idade. Essa palavra pode até se tornar sua favorita! Isso é completamente normal. Aos 18 meses, ele também poderá falar outros termos comuns, mas saiba que a pronúncia dele não será perfeita.

Ele pode dizer “ite” para o leite ou “ola” para a bola. Isso é bastante normal e esperado. Com o tempo, suas habilidades linguísticas serão aperfeiçoadas, e a sua dicção ficará mais clara e precisa. Por volta dos 19 aos 25 meses de idade, ele poderá pronunciar cerca de 50 palavras, formar pequenas frases e compreender até 300 palavras!

Continue estimulando a linguagem do seu filho. Converse bastante com ele e, em pouco tempo, vocês conseguirão conversar enquanto ele corre pela casa. No Kinedu, você encontra diversas atividades com passo a passo em vídeo para te ajudar – baixe GRÁTIS o app AQUI.

Quais os marcos do desenvolvimento que acontecem no aprendizado da fala?

Alguns marcos do desenvolvimento que podem ser percebidos durante essa fase, são:

  • até os 3 meses, seu bebê ouve a voz dos pais e tenta repetir os sons;
  • dos 3 aos 6 meses, seu filho percebe as comunicações que acontecem a sua volta e como as pessoas interagem entre si por meio da fala;
  • dos 6 aos 9 meses, o pequeno vai adorar brincar com os sons que emite e reagir à fala das pessoas com um sorriso para interações alegres e estranhamento, se o tom de voz for mais sério ou raivoso;
  • dos 9 aos 12 meses, seu bebê já vai compreender algumas palavras, atendendo a comandos como olhar para a mamãe quando alguém perguntar onde ela está. Ele também vai usar seu corpo para demonstrar suas vontades, apontar com o dedo o que ele deseja;
  • a partir dos 12 meses seu filho vai começar a verbalizar algumas palavras, ainda que sejam “apelidos” ou repetições que eles usarão para nomear alguns objetos e alimentos, como “nanana” para banana.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu filho!

O desenvolvimento continuará progredindo constantemente. Por isso, é muito valioso conhecer alguns estímulos que podem ser oferecidos em cada uma dessas etapas, não é mesmo?

Como estimular a fala do bebê?

Uma rotina de estímulos para o bebê é tudo que ele mais deseja, seja para fala, seja para conquistar outras habilidades. Por isso, invista sempre em atividades e brincadeiras que vão ajudá-lo a conhecer e interagir com o mundo a sua volta.

Algumas dicas de estímulo para a fala são:

  • cante para o bebê, converse com ele e com outras pessoas que estejam a sua volta. Mesmo que ele não compreenda as palavras, vai perceber que aqueles sons são utilizados para estabelecer comunicações;
  • valorize o silêncio, permitindo que ele esteja em um ambiente tranquilo, sem a presença de sons de televisão ou rádio;
  • imite os sons que ele está fazendo, como em uma baby talk, converse olhando nos olhos dele e sorria enquanto fala com ele;
  • ofereça brinquedos e objetos descrevendo suas texturas, cheiros e outras características para que ele possa associar as palavras com as sensações que está percebendo;
  • estimule a conversa com brincadeiras e perguntas sobre o ambiente em que vocês estão, como questionar onde está o cachorro da família;
  • use bonecos e bichinhos de pelúcia para criar diálogos criativos e divertidos para apresentar palavras novas ou comandos que precisam ser executados, como a hora de ir dormir;
  • descreva os objetos que o bebê esteja apontando para que ele aprenda seus nomes;
  • encoraje seu filho a conversar com outras crianças e parentes.

É importante lembrar que, enquanto seu bebê evolui as habilidades de comunicação verbal, também estará conquistando outros marcos do seu desenvolvimento, como o funcionamento executivo, os aspectos socioafetivos, os cognitivos e os físicos.

O desenvolvimento do seu bebê, portanto, não é uma via única. Ele expande para todos os lados e em diferentes áreas e habilidades. Principalmente, cada criança vivenciará e terá esse processo estimulado de maneira íntima e personalizada, seja com canções compartilhadas com os pais, seja com associações de palavras em outro idioma, por exemplo.

Então, como garantir que você estará oferecendo os estímulos necessários para conquistar as primeiras palavras e os marcos do desenvolvimento do seu bebê? Com o Kinedu, é claro! Baixe agora e comece a usar.

Artigos Relacionados