Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como surgem as primeiras palavras do bebê?

Pontos chave:

  1. Pesquisadores da Universidade de Indiana e do Instituto de Tecnologia da Geórgia descobriram que a experiência visual de uma criança pode desempenhar um papel crucial na sua capacidade de aprender a primeira palavra.
  2. A memória visual dos bebês é crucial para lembrar palavras associadas a objetos. O estudo recomenda elementos visuais na associação de palavras e no tratamento para crianças com distúrbios de fala e outros distúrbios, pois as diferenças visuais entre as crianças influenciam a rapidez com que começam a pronunciar as primeiras palavras.
  3. Utilizando câmeras frontais, os pesquisadores observaram objetos no campo visual durante a alimentação de bebês de 8 a 10 meses de idade para identificar os objetos que apareciam com mais frequência relacionados às principais palavras que apareciam nas imagens.
  4. Este estudo mostra que a capacidade de visualizar objetos está fortemente correlacionada com a capacidade de aprendizagem da criança. Os pais podem incorporar recursos visuais, mas monitorizar o ambiente visual dos seus filhos e expô-los repetidamente a objetos, como sinais visuais que auxiliam na aprendizagem de línguas, também faz parte do caminho para o sucesso.

Um novo estudo sugere que a experiência visual de uma criança pode ter um papel fundamental no aprendizado de sua primeira palavra.

Depois do primeiro ano olhando e balbuciando, os bebês eventualmente começam a dizer suas primeiras palavras. Embora muitos pais estejam cientes disso, pesquisadores da Universidade de Indiana e do Instituto de Tecnologia da Geórgia descobriram recentemente um papel fundamental nas primeiras palavras de um bebê: suas primeiras palavras estão fortemente relacionadas à sua experiência visual.

Baseando-se em teorias estatísticas de aprendizagem, os pesquisadores descobriram que o número de vezes que um objeto entra no campo de visão de um bebê aumenta a probabilidade de ele associar essa palavra específica ao objeto. A memória visual é o segredo para a associação entre palavras e objetos. Todos esses objetos visuais familiares, como o garfo ou a mamadeira, funcionam como uma experiência agregada – as primeiras palavras são aprendidas lentamente, e estão relacionadas a alguns poucos objetos visualmente intrusivos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Linda Smith, professora de ciências psicológicas e cerebrais, e seus colegas entraram no cérebro de um bebê para descobrir isso. As pessoas assumem que os bebês veem as mesmas coisas que seus pais. Afinal, eles moram na mesma casa e andam nos mesmos carros. No entanto, os bebês não são bons em controlar seus corpos, e não estão interessados ​​em ver as mesmas coisas que os adultos. Conforme os bebês se desenvolvem gradualmente, seu mundo visual muda. Um bebê de três meses e um bebê de um ano têm experiências visuais totalmente diferentes. Os pesquisadores estavam interessados ​​em entender o mundo visual de bebês que estão prestes a dizer suas primeiras palavras, então colocaram câmeras de vídeo em crianças de 8 a 10 meses e capturaram 247 eventos de refeições caseiras e analisaram os objetos à vista. Por que as refeições? Essas atividades são realizadas continuamente, e constituem uma grande porcentagem da experiência visual diária de um bebê. Os resultados mostraram que havia uma forte relação entre os objetos que apareciam com mais frequência e as palavras que mais apareceram no estudo. A conclusão desse estudo sugere que a experiência visual é um fator determinante para o aprendizado das primeiras palavras.

Essa nova descoberta pode mudar a base para novas teorias sobre a aquisição de linguagem dos bebês, e até mesmo sobre o tratamento de crianças com déficits de linguagem e autismo. Pesquisas já demonstraram há algum tempo que, aos dois anos, as crianças são capazes de usar dicas e contextos sociais para saber quais palavras e objetos estão relacionados. Nessa idade, as crianças já são boas em agrupar as coisas em categorias. Se elas sabem que, em casa, um garfo é chamado de “garfo”, elas saberão que um garfo diferente em um restaurante também será chamado da mesma forma, mesmo que não tenha a mesma aparência. Essas habilidades, no entanto, se desenvolvem com o tempo.

Para aprender uma palavra, pode ser mais útil ver o objeto constantemente do que apontar para o objeto e dizer o nome dele em voz alta na esperança de ensinar a palavra ao seu filho. Isso pode ter fortes implicações em como as crianças com atraso na fala e outros distúrbios são tratadas, uma vez que a adoção de recursos visuais pode ser mais eficaz que outros métodos de associação. Além disso, se uma criança tem dificuldade para aprender palavras, ela pode ter problemas com o processamento visual, ou pode viver em algum lugar onde não vê os mesmos objetos constantemente. Pode ser que as diferenças visuais entre as crianças influenciem na rapidez com que começam a dizer palavras. Uma criança que vive em um ambiente instável, onde seu mundo visual é constantemente modificado, pode ter mais dificuldade com a associação entre objetos e palavras.

“Levar em conta o visual traz uma nova dimensão do aprendizado de palavras,” diz Smith. “Se você só se preocupa com a parte da palavra no aprendizado de palavras, pode estar negligenciando metade do problema: as deixas visuais, que auxiliam o aprendizado linguístico”.

Artigos Relacionados