Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As primeiras palavras e o desenvolvimento linguístico do meu bebê

Os bebês aprendem a falar por meio da imitação. Não é necessário ensiná-los palavra por palavra – tudo o que temos que fazer é conversar constantemente com eles. Quando você disser os nomes dos objetos e das pessoas que eles veem, eles começarão a associar as palavras aos objetos ou às pessoas. Assim, quando desenvolverem as habilidades necessárias para a comunicação verbal, eles começarão a pronunciar suas primeiras palavras.

De maneira geral, as primeiras palavras de um bebê são geralmente “mama” ou “papa”, mas, quando pronunciadas pela primeira vez, são apenas balbucios e não significam que eles aprenderam a associá-las com sua mãe ou seu pai.

Depois que os bebês aprendem a pronunciar palavras com duas sílabas, você poderá ouvi-los experimentando sons diferentes. Embora nenhum desses sons tenha algum significado, eles são importantes, pois representam as primeiras tentativas de comunicação verbal. Alguns bebês começam a fazer sons semelhantes às palavras por volta dos 9 meses, mas se o seu bebê ainda não consegue, seja paciente.

A maioria começa a pronunciar palavras entre os 11 e os 16 meses de vida. É até considerado normal que os bebês não falem até os 18 meses. Quando eles começam a pronunciar palavras com significado, “ma-ma” ou “pa-pa” expressam o sentido real da palavra – um som delicioso de ser escutado por qualquer mãe ou pai!

Posso estimular as primeiras palavras do meu bebê?

Sim e é altamente recomendável. Quanto mais exposto o bebê estiver à linguagem, mais fácil será para ele conhecer novas palavras.

Para conseguirem falar, os bebês devem desenvolver sua linguagem receptiva, ou seja, precisam ser capazes de entender o significado de uma palavra específica. A melhor maneira de ajudar seu filho a desenvolver esse tipo de linguagem é conversar constantemente com ele. Por isso, converse com seu bebê o tempo todo: diga a ele o que você está fazendo, descreva suas ações, cante, leia histórias, faça perguntas, use vozes engraçadas e responda aos seus gestos verbalmente. Além disso, lembre-se de falar lentamente e de forma clara, diga os nomes dos objetos e das pessoas ao invés de usar pronomes e não se esqueça de usar a repetição.

X
banner kinedu desenvolvimento

O que posso esperar?

Se o seu bebê ainda não fala, não se preocupe! Se aos 12 meses seu bebê estiver utilizando outras formas de comunicação, como apontar para os objetos ou gesticular, ele está indo muito bem! Essas formas de comunicação são tão válidas quanto a linguagem verbal, e, ao se comunicar dessa maneira, seu filho irá aprender habilidades sociais importantes. Para ajudá-lo no desenvolvimento de sua linguagem, nomeie claramente os objetos para os quais ele aponta.

Você também pode esperar que o seu filho comece a dizer “não” por volta dos 17 a 20 meses de idade. Essa palavra pode até se tornar sua favorita! Isso é completamente normal. Aos 18 meses, ele também poderá falar outras palavras comuns, mas saiba que a pronúncia dele não será perfeita. Ele pode dizer “ite” para o leite ou “ola” para a bola. Isso é bastante normal e esperado. Com o tempo, suas habilidades linguísticas serão aperfeiçoadas, e a sua dicção ficará mais clara e precisa. Por volta dos 19 aos 25 meses de idade, ele poderá pronunciar cerca de 50 palavras, formar pequena frases e compreender até 300 palavras!

Continue estimulando a linguagem do seu filho. Converse bastante com ele e, em pouco tempo, vocês conseguirão conversar enquanto ele corre pela casa.

Artigos Relacionados

12 respostas

    1. Meu filho é prematuro de 8 meses e já pronúncia corretamente tds essas palavras ,bola, ovo, papai, mamãe bala, Bibi, Vovô e vovó.

  1. Proporcionar momentos de aprendizagem é essencial no desenvolvimento dos pequenos… muito obrigada pelas dicas fantásticas!!!

    1. É verdade, Sirlei. Essas oportunidades de aprendizagem constroem a base para o futuro das crianças. Obrigado pelo seu comentário! 😊✨

    1. Olá, Neidy! Não se preocupe, todo bebê se desenvolve no seu próprio ritmo e a sua bebê está indo muito bem. De acordo com especialistas, a aquisição usual de idiomas aos 12 meses consiste apenas em palavras simples e curtas, como “ma-ma” ou “pa-pa”. Continue conversando com ela e expondo-a a um novo vocabulário e fique tranquila, pois a sua pequena logo começará a dizer novas palavras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.