Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho com a pronúncia – Parte 1

pronúncia criança

Pontos chave:
1. A fonologia é o estudo dos sons da fala e das palavras no desenvolvimento da linguagem da criança.
2. É uma habilidade cognitiva crucial para o sucesso acadêmico e começa cedo, mas as palavras significativas surgem por volta de um ano.
3. As crianças refinam a fonologia à medida que coordenam os músculos para uma articulação adequada.
4. Expor seu filho a uma linguagem variada irá ajudá-lo a atingir os marcos de pronúncia de consoantes entre os 18 e os 36 meses.

Desde o primeiro dia, seu filho tem absorvido tudo ao seu redor. Mesmo antes de nascer, ele absorvia tudo o que ouvia. Quando ele começar a expressar suas primeiras palavras, você verá o quanto ele tem a dizer.

Ele poderá começar emitindo sons que não imitam palavras exatas, mas, pouco a pouco, começará a aperfeiçoá-las. Isso se chama fonologia, e se refere a como os sons da fala e das palavras são usados e organizados na linguagem do seu filho à medida que ele aprende a falar.

A fonologia é uma habilidade cognitiva e um forte preditor do futuro sucesso acadêmico. Mesmo que apareça desde muito cedo, as crianças não começam a falar nada que se aproxime de palavras com significados até que tenham cerca de um ano de idade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Seu filho passa por esse processo de desenvolvimento porque precisa aprender a coordenar sua língua, lábios, dentes e outros músculos para se articular adequadamente. À medida que seu filho continuar se desenvolvendo, ele deixará de usar o que parecem ser sons aleatórios e começará a articular e formar frases cada vez mais complexas.

Como você pode ajudá-lo?

Alguns sons são mais difíceis de pronunciar do que outros devido ao local em que a articulação ocorre. Para pronunciá-los, seu filho precisa coordenar os movimentos necessários; para emitir os sons, ele precisa controlar a constrição de certas partes do trato vocal. A pronúncia de uma consoante dependerá de onde no trato vocal a constrição é realizada e quão estreita é. Também depende de outros elementos, como a vibração das cordas vocais e o fluxo de ar pelo nariz.

Entre os 18 e os 36 meses, seu filho alcançará vários marcos relacionados à pronúncia de consonantes. Talvez ele comece a pronunciar palavras que começam com “m” e depois consiga pronunciar outras consoantes. A melhor maneira de ajudá-lo é expondo-o a uma linguagem variada.

Em outro momento, explicaremos mais detalhadamente quais consoantes ele irá pronunciar primeiro e sua classificação por pontos de articulação. Assim, você poderá saber mais sobre um marco do desenvolvimento tão importante!

Para saber mais, confira este artigo.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.