Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba como estimular o bebê a falar!

como estimular o bebê a falar

Se você quer saber como estimular seu bebê a falar, acompanhe abaixo dicas que podem ser incorporadas na rotina para estimulá-lo a se comunicar.

Choros, balbucios, gestos e, finalmente, as primeiras palavras. É emocionante acompanhar o desenvolvimento da comunicação dos bebês. Muitos pais ficam ansiosos em ouvir seus filhos falarem “ma-ma”, “pa-pa”, entre outras palavras. Assim, querem descobrir métodos de como estimular o bebê a falar o quanto antes!

Se você também busca por essa resposta, veio ao lugar certo. Continue a leitura e entenda qual pode ser o momento ideal de começar os estímulos da fala, além de atividades e brincadeiras que vão ajudar seu filho a identificar melhor os sons, a soltar as primeiras palavras e, aos pouquinhos, ampliar o vocabulário.

Quando começar a estimular a fala do bebê?

Afinal, qual é o momento certo de estimular seu pequeno a falar? Antes mesmo de ele nascer. Isso mesmo! A família e as pessoas próximas do bebê podem conversar com ele enquanto ele ainda está na barriga da mãe.

Sua aptidão auditiva ainda está em desenvolvimento, mas ele conseguirá escutar sons, músicas e vozes, além de ouvir os batimentos cardíacos maternos. A mãe pode cantar para o bebê, contar histórias e conversar normalmente enquanto realiza suas atividades do dia a dia. A estimulação pré-natal é importante para o desenvolvimento linguístico e para fortalecer os laços afetivos entre a mãe e o bebê.

Como estimular o bebê a falar?

A família e os cuidadores podem estimular a fala do bebê com atividades simples durante a rotina. É importante ter em mente que ninguém precisa de muita preparação para contribuir para o desenvolvimento da comunicação do bebê.

Confira, a seguir, algumas sugestões de estímulos que podem ser feitas logo nos primeiros meses do seu filho.

Use o baby talk

Você já se pegou interagindo com um bebê e falando de um jeito diferente? Incorporamos a “fala do bebê” ou baby talk instintivamente, e isso é muito positivo! Então, não tenha vergonha de conversar assim com seu filho.

Para que o estímulo funcione melhor, você pode experimentar falar mais devagar e mais alto, articulando cada palavra de forma melódica. Além disso, você estica cada vogal, simplifica as frases e também pode abusar das expressões faciais e da linguagem corporal.

O baby talk é um jeito de conversar que atrai a atenção do bebê, transmite ternura e que o ajuda a diferenciar sons e alguns padrões auditivos. Sem contar que é uma forma de ele identificar os sinais emocionais na fala.

O único cuidado é falar as palavras com clareza, evitando, por exemplo, os diminutivos, que podem confundir o seu pequeno.

Faça rimas e trava-línguas

Uma maneira divertida de como estimular o bebê a falar é fazer rimas que você pode criar enquanto dá banho no seu filho ou no momento das refeições. Essa repetição de sons, além de ser divertida, vai ajudar o seu pequeno a identificar fonemas iguais. Caso você não queira criar uma rima, utilize as cantigas infantis, que são ricas em rimas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Outra dica para estimular o bebê a identificar sons parecidos é explorar os trava-línguas, um jogo de palavras que se vale da repetição de consoantes ou sílabas, como: “o rato roeu a roupa do rei de Roma”.

Nomeie alimentos e as partes do corpo

Acostume-se a nomear as coisas para o seu bebê. No banho, por exemplo, quando for ensaboar a barriga, aponte e diga “barriga”, fazendo o mesmo com as outras partes do corpo. Vai chegar um momento em que o seu filho vai querer repetir sozinho as palavras.

Na hora do almoço ou jantar, nomeie também os itens do prato, como arroz, cenoura, carne e batata. Uma dica é tentar apresentar os ingredientes separados para o seu filho, em vez de batidos ou processados, pois, além de reconhecer o que é cada comida, ele também conseguirá diferenciar os sabores.

Realize leituras para o seu bebê

Ler é importante para o desenvolvimento infantil, inclusive para os bebês. Então, selecione alguns livros para ler para o seu filho ou invente histórias.

Nas narrativas, incorpore os personagens fazendo mudanças na entonação de acordo com cada situação: na fala do dragão ou do monstro, por exemplo, você pode engrossar a voz, trazendo emoção ao enredo e prendendo a atenção do seu pequeno.

Você pode até mesmo ter o hábito de ler para ele antes de dormir: um momento para vocês ficarem juntinhos e também uma maneira de como estimular o bebê a falar.

Converse bastante com o seu pequeno

Um estímulo importante é a conversa. Os pais podem conversar com o bebê a todo momento. Ele pode balbuciar enquanto ainda não fala e participar do momento. Quando aprender os primeiros sons e palavras, dê tempo para que ele se expresse.

O importante é sempre manter a atenção focada somente na conversa, ou seja, não adianta falar com o bebê enquanto assiste à TV ou usa o celular. Quanto mais os pais se conectarem com seus filhos, mais eles irão interagir.

Apresente músicas variadas

Uma forma bastante divertida de contribuir para o desenvolvimento linguístico do bebê é usar músicas infantis ou canções que você mesmo pode inventar. Cantar para o bebê na hora de trocar a fralda, amamentar, dar banho, entre outros momentos, irá ajudar a acalmá-lo, entretê-lo, fazer a transição entre as rotinas e desenvolver as habilidades linguísticas.

Com o tempo, ele terá suas músicas preferidas e vai começar a cantar junto, mesmo que ainda não consiga pronunciar corretamente as palavras.

Evite o excesso de desenhos ou telas

Por fim, uma orientação importante é não oferecer a televisão, celulares e tablets com desenhos animados como forma de estimular a fala do pequeno. É claro que a tecnologia, utilizada sempre com moderação, pode ajudar a entretê-lo, mas para o desenvolvimento da fala é necessária a interação real.

Agora você já conhece alguns meios de como estimular o bebê a falar. Se, depois de um ano, ele estiver falando pouco, tenha em mente que cada criança tem um ritmo. O importante é fazer o acompanhamento periódico com o pediatra e relatar todas as preocupações sempre que necessário. Outra dica é baixar o Kinedu, aplicativo em que você pode acompanhar o desenvolvimento do seu filho.

Quer mais dicas de atividades para o desenvolvimento linguístico do seu pequeno? Confira essa seleção de posts sobre o tema que preparamos para você!

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.