Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Devo dar telas para o meu bebê?

Pontos chave:

  1. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendou anteriormente que os bebés não deveriam ter tempo de tela durante os primeiros dois anos de vida, mas os recentes avanços tecnológicos levaram a uma reavaliação desta posição.
  2. A tecnologia faz parte da nossa vida cotidiana e as crianças aprendem através da imitação, por isso é importante proporcionar experiências de tela adequadas e educativas que envolvam interação com pais e entes queridos.
  3. A melhor forma de aprender na primeira infância é através de interações presenciais que envolvem linguagem, brincadeiras e movimentos, e as telas não podem substituir estas experiências valiosas.
  4. Ao selecionar aplicativos educacionais para crianças, os pais devem procurar aplicativos que sejam ativos, divertidos, significativos e sociais e que incentivem interações e envolvimento face a face.

Tablets e smartphones são ótimos! Eles permitem que nos comuniquemos com amigos e parentes distantes, organizam nosso dia, têm GPS, que nos leva a novos lugares, nos ajudam a fazer reservas, compras, ler e muito mais. Há um número infinito de aplicativos neles, que inclui até mesmo um extenso catálogo para crianças. Permitir ou proibir o “tempo de tela” para bebês representa um debate contínuo e muito presente na área da educação infantil. Os bebês devem ser expostos a telas? Se sim, por quanto tempo? A primeira posição da Academia Americana de Pediatria (AAP) em relação à tecnologia e aos bebês não recomenda o “tempo de tela” nos dois primeiros anos de vida. No entanto, essa posição foi introduzida há 15 anos, e hoje é questionada por especialistas da área de pediatria. O comitê de mídia da AAP reavaliou sua posição em relação ao “tempo de tela”, levando em consideração o recente boom tecnológico. Eles agora concordam que a proibição total da tela parece não ser mais viável. Por isso, uma mudança nas diretrizes de exposição digital da AAP está prevista para os próximos anos.

A tecnologia muda todos os dias e, gostemos ou não, faz parte do nosso dia a dia. Tornou-se parte da nossa realidade: nossos filhos nos veem usando nossos smartphones e tablets todos os dias, e eles aprendem por meio da imitação. Por esse motivo, precisamos de uma nova maneira de definir e usar essas ferramentas – que são o que elas são: ferramentas. Precisamos garantir que, quando nossos filhos forem expostos a telas, ofereçamos aplicativos adequados e nos envolvamos com eles, para que a experiência seja a mais educacional e social possível.

Antes de chegarem aos dois anos de idade, nossos filhos experimentam um boom de aprendizado. Pesquisas verificaram que eles aprendem melhor por meio da interação face a face, e entendem nossa linguagem antes mesmo de falar. Por isso, conversar, ler, brincar com o seu filho e permitir que ele se movimente livremente irá ajudá-lo a desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas e físicas, bem como a coordenação, a percepção visual e muito mais.

X
banner kinedu saúde

As telas não podem substituir essas valiosas experiências de aprendizado. Mesmo que a tecnologia forneça sons, imagens e vozes, ela não pode sustentar uma interação bidirecional. Ou seja, se o seu filho sorri, o dispositivo não pode sorrir de volta para ele – mas você pode! Por mais simples que pareça, a interação social ajuda tremendamente o seu filho, e proporciona uma excelente oportunidade para fortalecer os laços afetivos entre vocês. Agora, graças a todos os avanços tecnológicos, há uma forma de enriquecer as interações sociais por meio de plataformas como o Skype e o FaceTime. Esses aplicativos permitem que nossos bebês entrem em contato com seus entes queridos que não podem visitá-los pessoalmente e aprendam com eles. Esse tipo de uso de tela oferece interações bidirecionais e facilita o aprendizado e as interações sociais, enquanto outros aplicativos fornecem apenas uma distração.

Estudos científicos sobre tecnologia são complicados, pois a tecnologia está em constante evolução. Para publicar um estudo acadêmico, pode se levar até quatro anos. A essa altura, o mundo dos aplicativos com os quais as crianças entram em contato já mudou drasticamente! Por esse motivo, não está claro se o tempo de tela antes dos dois anos de idade representa algum dano ou benefício para as crianças. O que sabemos é que eles, como nós, estão cada vez mais expostos a telas. O problema é que a maioria de seus aplicativos pede atenção passiva. Sabendo que os bebês aprendem melhor quando estão ativos, devemos procurar por aplicativos apropriados, que sejam educativos, e tornar o tempo gasto com eles interativo

Como faço para escolher aplicativos verdadeiramente educativos?

Antes de permitir que seu filho use um aplicativo em seu smartphone ou tablet, observe seu conteúdo e verifique se ele é: ativo, divertido, significativo e social.

  • Ativo: estimula a participação dentro e fora do aplicativo;
  • Divertido: seu filho fica envolvido – o aplicativo capta a atenção dele;
  • Significativo: o conteúdo do aplicativo pode ser relacionado à vida real do seu filho;
  • Social: Estimula interações cara a cara (falar sobre o aplicativo ou se comunicar com outras pessoas por meio de uma plataforma).

Artigos Relacionados