X
X

Os primeiros anos: desenvolvimento linguístico

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A linguagem do seu bebê está se desenvolvendo antes mesmo de ele pronunciar sua primeira palavra. Ele está sintonizando o mundo exterior desde o útero – ouvindo sua voz e as mudanças de tom. Ele continuará fazendo isso durante os primeiros meses – descobrindo as regras da linguagem e observando como os adultos ao seu redor a utilizam para se comunicar.

Suas primeiras tentativas de linguagem não serão mais do que gritos e balbucios que se transformarão em combinações de vogais e consoantes no terceiro ou quarto mês. Você aprenderá que a linguagem é mais do que palavras – sorrisos e diferentes choros irão demonstrar o prazer ou o desprazer. Aguarde pelo grande avanço: sua primeira palavra pode surgir aos seis meses! No entanto, a associação entre “ma-ma” e “pa-pa” e você pode não estar presente ainda. Você terá que esperar mais seis meses por isso! Porém, seu bebê provavelmente entende muito mais do que ele consegue dizer.

X
banner kinedu desenvolvimento

Existem várias coisas importantes que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento da linguagem do seu filho – e não se preocupe, não é nada muito complicado! Por exemplo, uma das coisas mais importantes a fazer é conversar com ele e perto dele. Não precisa falar ininterruptamente, apenas converse com o seu bebê para expô-lo ao vocabulário e desenvolver a atenção que ele precisa para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas. Falar em um tom melódico e agudo, como muitos adultos fazem para conversar com bebês, é especialmente útil para ajudar no aprendizado, então não tenha receio de fazer isso. Outra coisa que você pode fazer é ler para o seu bebê. Alguns minutos por dia são suficientes para ensiná-lo sobre a estrutura das frases e os tons, e para mantê-lo entretido! Ele estará aprendendo novas palavras a um ritmo incrível, então os livros também são boas maneiras de melhorar o vocabulário. Ouvir e dar feedback positivo é a última – e talvez a mais difícil – dessas três coisas que você pode fazer para ajudar o desenvolvimento do seu filho. Ser receptivo ao seu balbucio – mesmo que pareça um absurdo – irá incentivá-lo a continuar praticando. O mesmo se aplica quando ele começar a usar suas primeiras palavras e elaborar frases curtas!

Uma coisa importante a considerar é que os bebês só usufruem dos benefícios quando uma pessoa de verdade está falando com eles. A TV ou o rádio não têm o mesmo impacto positivo nas habilidades linguísticas e no QI que a fala, a leitura e a escuta.

Lembre-se: toda criança tem seu próprio ritmo para começar a falar. No entanto, existem coisas que você pode fazer para ajudar. O Kinedu possui dezenas de atividades para estimular a área linguística do seu bebê – não deixe de conferir! Aqui está uma das nossas favoritas:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

4 comentários em “Os primeiros anos: desenvolvimento linguístico”

  1. Pingback: 5 benefícios do quebra-cabeça para o desenvolvimento do seu filho - Kinedu Blog

  2. Pingback: Atraso na fala: entenda mais antes de se preocupar - Kinedu Blog

  3. Pingback: Saiba como estimular o bebê a falar! - Kinedu Blog

  4. Pingback: Como ensinar partes do corpo - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *