Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os primeiros anos: desenvolvimento linguístico

A linguagem do seu bebê está se desenvolvendo antes mesmo de ele pronunciar sua primeira palavra. Ele está sintonizando o mundo exterior desde o útero – ouvindo sua voz e as mudanças de tom. Ele continuará fazendo isso durante os primeiros meses – descobrindo as regras da linguagem e observando como os adultos ao seu redor a utilizam para se comunicar.

Suas primeiras tentativas de linguagem não serão mais do que gritos e balbucios que se transformarão em combinações de vogais e consoantes no terceiro ou quarto mês. Você aprenderá que a linguagem é mais do que palavras – sorrisos e diferentes choros irão demonstrar o prazer ou o desprazer. Aguarde pelo grande avanço: sua primeira palavra pode surgir aos seis meses! No entanto, a associação entre “ma-ma” e “pa-pa” e você pode não estar presente ainda. Você terá que esperar mais seis meses por isso! Porém, seu bebê provavelmente entende muito mais do que ele consegue dizer.

X
banner kinedu desenvolvimento

Existem várias coisas importantes que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento da linguagem do seu filho – e não se preocupe, não é nada muito complicado! Por exemplo, uma das coisas mais importantes a fazer é conversar com ele e perto dele. Não precisa falar ininterruptamente, apenas converse com o seu bebê para expô-lo ao vocabulário e desenvolver a atenção que ele precisa para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas. Falar em um tom melódico e agudo, como muitos adultos fazem para conversar com bebês, é especialmente útil para ajudar no aprendizado, então não tenha receio de fazer isso. Outra coisa que você pode fazer é ler para o seu bebê. Alguns minutos por dia são suficientes para ensiná-lo sobre a estrutura das frases e os tons, e para mantê-lo entretido! Ele estará aprendendo novas palavras a um ritmo incrível, então os livros também são boas maneiras de melhorar o vocabulário. Ouvir e dar feedback positivo é a última – e talvez a mais difícil – dessas três coisas que você pode fazer para ajudar o desenvolvimento do seu filho. Ser receptivo ao seu balbucio – mesmo que pareça um absurdo – irá incentivá-lo a continuar praticando. O mesmo se aplica quando ele começar a usar suas primeiras palavras e elaborar frases curtas!

Uma coisa importante a considerar é que os bebês só usufruem dos benefícios quando uma pessoa de verdade está falando com eles. A TV ou o rádio não têm o mesmo impacto positivo nas habilidades linguísticas e no QI que a fala, a leitura e a escuta.

Lembre-se: toda criança tem seu próprio ritmo para começar a falar. No entanto, existem coisas que você pode fazer para ajudar. O Kinedu possui dezenas de atividades para estimular a área linguística do seu bebê – não deixe de conferir! Aqui está uma das nossas favoritas:

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.