Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Benefícios de cantar para o seu bebê

cantando bebê

Pontos chave:

  1. Cantar para o seu bebê traz benefícios emocionais e de desenvolvimento, incluindo aprender a ouvir e responder, e o fortalecimento do vínculo entre pais e filho.
  2. Os bebês podem reconhecer músicas que são tocadas regularmente para eles no útero e continuar a desenvolver suas habilidades musicais por meio da exposição constante ao canto.
  3. Cantar ajuda nos momentos de transição e pode ajudar seu bebê a adquirir novo vocabulário.
  4. Independentemente da sua habilidade vocal, cantar para o seu bebé pode ter um impacto positivo no desenvolvimento e estimular outras áreas de crescimento à medida que envelhece.

Ao nascer, embora seu bebê ainda seja pequeno demais para entender palavras e frases, o ouvido dele já está totalmente desenvolvido e pode perceber sons e melodias. É por isso que cantar para o seu bebê é uma das melhores coisas que você pode fazer por ele. É simples, divertido e tem vários benefícios! Além disso, mesmo que você possa colocar música para tocar no celular ou em um aparelho de som, ouvir a sua voz será a forma preferida do seu pequeno de ouvir música!

Os 5 sentidos dos seres humanos começam a se desenvolver ainda dentro do útero. Cada um se desenvolve em seu próprio tempo, e continua a se desenvolver depois que o bebê nasce. A formação do ouvido, por exemplo, é concluída por volta do sétimo mês de gestação – a partir deste momento, seu filho escutará sua voz quando você falar ou cantar para ele. Depois do nascimento, é importante continuar cantando para o bebê, para continuar estimulando a audição dele.

Cantar para o seu bebê é uma das melhores coisas que você pode fazer por ele.

Algo muito importante a ser considerado são as interações de ação e reação com o seu bebê. Elas farão com que ele se sinta correspondido e com que os laços afetivos entre vocês sejam fortalecidos. Neste sentido, cantar para o seu bebê é uma atividade que o ajudará muito. Você verá que, com o passar dos meses, ele ira prestar mais atenção, procurar a origem do som e até fixar o olhar em seu rosto. Além disso, cantar é algo que pode ser feito a qualquer momento. Por exemplo, durante a troca de fraldas, quando seu bebê estiver adormecendo ou até mesmo durante um passeio de carro. Seu bebê irá aprender ouvindo você cantar enquanto a audição dele é estimulada.

Por outro lado, já foi demonstrado que o canto dos pais ajuda a reduzir o choro do bebê e, às vezes, até a acalmá-lo quando está com cólica, além de ajudá-lo a dormir melhor à noite. Também já foi provado que cantar para o seu bebê estimula mais a cognição dele do que tocar uma música gravada. Outras ações que também contribuem para a área cognitiva são a leitura de histórias e brincar.

X
banner kinedu desenvolvimento

No entanto, ao cantar para o seu bebê, é importante demonstrar envolvimento. Pesquisadores descobriram que o benefício de cantar para o bebê é maior quando ele concentra a atenção em quem está cantando. Você pode brincar com o seu pequeno enquanto canta, modulando o volume ou a velocidade, alterando a melodia, fazendo gestos e expressões, mexendo nas mãozinhas dele, etc.

Estes são alguns dos aprendizados que o seu bebê pode ter com o seu canto:

  • Aprender sobre os laços afetivos com você e começar a reconhecer sua voz e relacioná-la com o seu rosto.
  • Aprender sobre transições e rotinas, caso você costume usar músicas específicas para cada momento do dia (por exemplo, uma música antes de tomar banho, uma antes de dormir e outra para acordar).
  • Adquirir vocabulário novo e começar a entendê-lo.
  • Aprender a reconhecer diferentes ritmos e desenvolver habilidades musicais.
  • Aprender que você o ama!

Se você fica desconfortável por achar que não tem uma “boa voz” para cantar, não se preocupe – para o seu bebê, será ótimo ouvir você. O importante é cantar com afeto, concentrando sua atenção no seu bebê e dando e recebendo amor.

Lembre-se de cantar para o seu bebê desde cedo, pois os benefícios são incontáveis! Quando crescer, seu pequeno aproveitará ainda mais esses benefícios. Quando ele começar a falar, andar e alcançar outros marcos do desenvolvimento, você poderá usar o canto para estimular outras áreas.

Para conhecer outras atividades que envolvam música, consulte o Catálogo do kinedu.


Myrna García é psicóloga clínica com especialização em Educação na Primeira Infância e Educação Pré-escolar. Especializou-se nas dificuldades de aprendizagem infantil e tem trabalhado com crianças de todas as idades. Foi professora pré-escolar e de segunda língua, e trabalhou com crianças em programas STEAM. Myrna se interessa muito pelo Desenvolvimento na Primeira Infância e deseja continuar ajudando os pais a se informar e trabalhar com seus filhos.

Artigos Relacionados

7 respostas

    1. Olá, Leandra! Ficamos felizes em saber que nosso artigo incentivou você a cantar ainda mais para o seu bebê! 😍👶✨

  1. Eu amo cantar minha bebê tem 2 meses e ela presta atenção em tudo até na TV converso muito com ela e sei que ela me reconhece agora com esse artigo vou cantar mais ainda

    1. Oi, Patrícia! Agora que você já sabe que cantar para a sua bebê tem tantos benefícios, aproveite para cantar muito! 🥰👶💕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.