X
X
cantando bebê

Cantando com o meu bebê

3min

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Ao nascer, embora seu bebê ainda seja pequeno demais para entender palavras e frases, o ouvido dele já está totalmente desenvolvido e pode perceber sons e melodias. É por isso que cantar para o seu bebê é uma das melhores coisas que você pode fazer por ele. É simples, divertido e tem vários benefícios! Além disso, mesmo que você possa colocar música para tocar no celular ou em um aparelho de som, ouvir a sua voz será a forma preferida do seu pequeno de ouvir música!

Os 5 sentidos dos seres humanos começam a se desenvolver ainda dentro do útero. Cada um se desenvolve em seu próprio tempo, e continua a se desenvolver depois que o bebê nasce. A formação do ouvido, por exemplo, é concluída por volta do sétimo mês de gestação – a partir deste momento, seu filho escutará sua voz quando você falar ou cantar para ele. Depois do nascimento, é importante continuar cantando para o bebê, para continuar estimulando a audição dele.

Cantar para o seu bebê é uma das melhores coisas que você pode fazer por ele.

Algo muito importante a ser considerado são as interações de ação e reação com o seu bebê. Elas farão com que ele se sinta correspondido e com que os laços afetivos entre vocês sejam fortalecidos. Neste sentido, cantar para o seu bebê é uma atividade que o ajudará muito. Você verá que, com o passar dos meses, ele ira prestar mais atenção, procurar a origem do som e até fixar o olhar em seu rosto. Além disso, cantar é algo que pode ser feito a qualquer momento. Por exemplo, durante a troca de fraldas, quando seu bebê estiver adormecendo ou até mesmo durante um passeio de carro. Seu bebê irá aprender ouvindo você cantar enquanto a audição dele é estimulada.

Por outro lado, já foi demonstrado que o canto dos pais ajuda a reduzir o choro do bebê e, às vezes, até a acalmá-lo quando está com cólica, além de ajudá-lo a dormir melhor à noite. Também já foi provado que cantar para o seu bebê estimula mais a cognição dele do que tocar uma música gravada. Outras ações que também contribuem para a área cognitiva são a leitura de histórias e brincar.

No entanto, ao cantar para o seu bebê, é importante demonstrar envolvimento. Pesquisadores descobriram que o benefício de cantar para o bebê é maior quando ele concentra a atenção em quem está cantando. Você pode brincar com o seu pequeno enquanto canta, modulando o volume ou a velocidade, alterando a melodia, fazendo gestos e expressões, mexendo nas mãozinhas dele, etc.

X
banner kinedu desenvolvimento

Estes são alguns dos aprendizados que o seu bebê pode ter com o seu canto:

  • Aprender sobre os laços afetivos com você e começar a reconhecer sua voz e relacioná-la com o seu rosto.
  • Aprender sobre transições e rotinas, caso você costume usar músicas específicas para cada momento do dia (por exemplo, uma música antes de tomar banho, uma antes de dormir e outra para acordar).
  • Adquirir vocabulário novo e começar a entendê-lo.
  • Aprender a reconhecer diferentes ritmos e desenvolver habilidades musicais.
  • Aprender que você o ama!

Se você fica desconfortável por achar que não tem uma “boa voz” para cantar, não se preocupe – para o seu bebê, será ótimo ouvir você. O importante é cantar com afeto, concentrando sua atenção no seu bebê e dando e recebendo amor.

Lembre-se de cantar para o seu bebê desde cedo, pois os benefícios são incontáveis! Quando crescer, seu pequeno aproveitará ainda mais esses benefícios. Quando ele começar a falar, andar e alcançar outros marcos do desenvolvimento, você poderá usar o canto para estimular outras áreas.

Para conhecer outras atividades que envolvam música, consulte o Catálogo do kinedu.


Myrna García é psicóloga clínica com especialização em Educação na Primeira Infância e Educação Pré-escolar. Especializou-se nas dificuldades de aprendizagem infantil e tem trabalhado com crianças de todas as idades. Foi professora pré-escolar e de segunda língua, e trabalhou com crianças em programas STEAM. Myrna se interessa muito pelo Desenvolvimento na Primeira Infância e deseja continuar ajudando os pais a se informar e trabalhar com seus filhos.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

7 comentários em “Cantando com o meu bebê”

    1. Olá, Leandra! Ficamos felizes em saber que nosso artigo incentivou você a cantar ainda mais para o seu bebê! 😍👶✨

  1. Patrícia scachetti Santos

    Eu amo cantar minha bebê tem 2 meses e ela presta atenção em tudo até na TV converso muito com ela e sei que ela me reconhece agora com esse artigo vou cantar mais ainda

    1. Oi, Patrícia! Agora que você já sabe que cantar para a sua bebê tem tantos benefícios, aproveite para cantar muito! 🥰👶💕

  2. Pingback: Cantando com meu filho pequeno - Kinedu Blog

  3. Pingback: Saiba como estimular o bebê a falar! - Kinedu Blog

  4. Pingback: Como fazer o bebê dormir a noite toda - Parte 2 - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *