Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Benefícios de cantar com crianças pequenas

duas crianças cantando alegremente

Pontos-chave:
1. Benefícios socioafetivos: Cantar é uma atividade compartilhada que desenvolve habilidades sociais, regula emoções e modela o autocuidado.
2. Benefícios físicos, cognitivos e linguísticos: Incentiva a dança para habilidades motoras finas, introduz conteúdo educacional e estimula habilidades de comunicação. A variedade de músicas ajuda na percepção dos padrões de fala.

Os benefícios de cantar para o seu bebê desde cedo estão bem documentados, mas a diversão começa quando o seu pequeno canta com você! A partir dos dois anos de idade, as crianças começam a desenvolver melhor a memória e a atenção, então conseguem se lembrar de letras e melodias. Surpresas por suas habilidades, as crianças pequenas costumam cantar as mesmas músicas várias vezes (mesmo que elas tenham apenas cinco palavras!). Embora ouvir o seu filho cantar as primeiras letras do alfabeto repetidamente possa ser cansativo, este é um passo importante no desenvolvimento dele. Que tal cantar junto com ele?

Cantar, dançar e ouvir música são coisas que fortalecem quatro áreas-chave de desenvolvimento:

  • Socioafetiva: normalmente, cantar é uma atividade compartilhada. Ao cantar com os pais, um irmão ou um amigo, as crianças desenvolvem habilidades sociais. Cantar também pode ajudá-las a regular suas emoções. Se o seu filho estiver triste, tocar uma música calma ou cantar uma música podem ser ótimas formas de demonstrar comportamentos de autocuidado, para que ele os tenha como exemplo do que fazer em uma situação como essa.
  • Física: dançar estimula a coordenação, as habilidades motoras finas, o ritmo e o equilíbrio, além de ajudar as crianças a descobrirem o que seus corpos podem fazer. Incentive o seu filho a dançar, bater palmas e seguir o ritmo da música.
  • Cognitiva: as músicas são uma ótima maneira de apresentar conteúdo educacional de uma maneira divertida. Há músicas sobre números, animais, meio ambiente, planetas, etc. Além disso, as músicas tendem a variar em duração, rimas, entonação e ritmo. À medida que a memória das crianças se desenvolve, as músicas podem ajudá-las a descobrir diferentes padrões de fala.
  • Linguística: o canto estimula habilidades de comunicação expressivas e receptivas. Ensinar ao seu filho uma grande variedade de músicas enriquecerá o vocabulário dele e reforçará a capacidade de ouvir e prestar atenção. Se o seu pequeno estiver aprendendo uma segunda língua, as músicas serão uma ótima maneira de ensinar novas palavras a ele.

Quando se trata de aproveitar todos os benefícios da música, ouvi-la não é suficiente. Assim como acontece com a fala, aprendemos praticando e nos expressando. Incentive o seu pequeno a cantar, bater palmas e dançar ao ritmo de uma música. Escolha diferentes gêneros e observe de quais ele gosta mais. Especialistas afirmam que nem sempre é preciso ouvir “música infantil”. Você pode experimente música clássica, um rock suave ou ritmos e melodias do mundo todo. Contanto que as letras sejam apropriadas para a idade do seu filho, as opções são ilimitadas!

X
banner kinedu desenvolvimento

Conheça diferentes atividades com música em nosso Catálogo!


Myrna García é psicóloga clínica com especialização em Educação na Primeira Infância e Educação Pré-escolar. Especializou-se nas dificuldades de aprendizagem infantil e tem trabalhado com crianças de todas as idades. Foi professora pré-escolar e de segunda língua, e trabalhou com crianças em programas STEAM. Myrna se interessa muito pelo Desenvolvimento na Primeira Infância e deseja continuar ajudando os pais a se informar e trabalhar com seus filhos.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.