X
X

As interações de qualidade estimulam o desenvolvimento linguístico

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você provavelmente já ouviu falar que a melhor maneira de estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho é conversar com ele o tempo todo. E o conselho está certo. Vários estudos mostraram que as crianças que ouvem mais palavras em casa têm melhores habilidades linguísticas e desempenho acadêmico. No entanto, pesquisas recentes descobriram que o que realmente faz a diferença não é o número de palavras, mas a forma com a qual você interaje com o seu filho.

Um estudo conduzido pela doutora Katy Kirsh-Pasek, da Temple University, analisou 60 famílias de baixa renda e como os pais interagiam com os filhos quando brincavam ou liam um livro. Os pesquisadores estudaram as gravações de 60 mães brincando com seus filhos de dois anos e contaram o número de palavras faladas durante essas interações. Em seguida, eles compararam essas interações com as habilidades linguísticas das crianças até os três anos de idade. Os resultados mostraram que a qualidade da interação entre mãe e filho teve muito mais peso do que o número de palavras faladas. As crianças com melhores habilidades linguísticas tiveram interações que envolveram:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Atenção conjunta. Isso ocorre quando a mãe ou o pai e o filho prestam atenção e falam sobre a mesma coisa. Esse tipo de participação ajuda a criança a aprender novas palavras, porque o adulto lhe fornece os termos apropriados para nomear as coisas e as ações que está realizando. Por exemplo, se o seu filho estiver brincando com um boneco e apontar para uma mamadeira, você pode dizer “O boneco está com fome? Vamos dar a mamadeira para ele!” e brincar de alimentar o brinquedo.

– Repetitividade. As crianças adoram repetições. As rotinas são importantes para o desenvolvimento porque, graças a elas, as crianças já sabem o que esperar, o que vem a seguir. As rotinas diárias as ajudam a aprender novas palavras, porque a repetitividade facilita sua retenção e memorização. Incorpore rotinas para brincar, tomar banho ou dormir.

– Conexão. Quando os pais se conectam com os filhos durante as interações, ambos se revezam ouvindo e participando da ação. Isso motiva as crianças a interagir por mais tempo e, portanto, a aprender mais.

Conversar muito com o seu filho e repetir as palavras várias vezes não é suficiente. São as interações que contam, principalmente as de qualidade. Conecte-se a ele e preste atenção ao que ele está fazendo para conversar sobre isso. Isso ajudará muito no desenvolvimento da linguagem dele.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “As interações de qualidade estimulam o desenvolvimento linguístico”

  1. Pingback: As habilidades de conversação estão associadas a resultados cognitivos no futuro - Kinedu Blog

Comentários encerrados.