Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que as interações de qualidade são importantes?

Pontos chave:

  1. A qualidade das interações entre pais e filhos é mais importante para o desenvolvimento da linguagem do que o número de palavras que as crianças ouvem.
  2. A atenção conjunta, quando a criança e os pais prestam atenção e comunicam sobre a mesma coisa, é importante para aprender novas palavras.
  3. A repetição e as rotinas diárias ajudam as crianças a aprender novas palavras e a criar uma sensação de previsibilidade e estrutura.
  4. A conectividade, em que os pais se conectam com os filhos durante as interações, revezando-se, ouvindo e participando igualmente, motiva as crianças a interagir por períodos mais longos e é importante para o desenvolvimento da linguagem.

Você provavelmente já ouviu falar que a melhor maneira de estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho é conversar com ele o tempo todo. E o conselho está certo. Vários estudos mostraram que as crianças que ouvem mais palavras em casa têm melhores habilidades linguísticas e desempenho acadêmico. No entanto, pesquisas recentes descobriram que o que realmente faz a diferença não é o número de palavras, mas a forma com a qual você interaje com o seu filho.

Um estudo conduzido pela doutora Katy Kirsh-Pasek, da Temple University, analisou 60 famílias de baixa renda e como os pais interagiam com os filhos quando brincavam ou liam um livro. Os pesquisadores estudaram as gravações de 60 mães brincando com seus filhos de dois anos e contaram o número de palavras faladas durante essas interações. Em seguida, eles compararam essas interações com as habilidades linguísticas das crianças até os três anos de idade. Os resultados mostraram que a qualidade da interação entre mãe e filho teve muito mais peso do que o número de palavras faladas. As crianças com melhores habilidades linguísticas tiveram interações que envolveram:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Atenção conjunta. Isso ocorre quando a mãe ou o pai e o filho prestam atenção e falam sobre a mesma coisa. Esse tipo de participação ajuda a criança a aprender novas palavras, porque o adulto lhe fornece os termos apropriados para nomear as coisas e as ações que está realizando. Por exemplo, se o seu filho estiver brincando com um boneco e apontar para uma mamadeira, você pode dizer “O boneco está com fome? Vamos dar a mamadeira para ele!” e brincar de alimentar o brinquedo.

– Repetitividade. As crianças adoram repetições. As rotinas são importantes para o desenvolvimento porque, graças a elas, as crianças já sabem o que esperar, o que vem a seguir. As rotinas diárias as ajudam a aprender novas palavras, porque a repetitividade facilita sua retenção e memorização. Incorpore rotinas para brincar, tomar banho ou dormir.

– Conexão. Quando os pais se conectam com os filhos durante as interações, ambos se revezam ouvindo e participando da ação. Isso motiva as crianças a interagir por mais tempo e, portanto, a aprender mais.

Conversar muito com o seu filho e repetir as palavras várias vezes não é suficiente. São as interações que contam, principalmente as de qualidade. Conecte-se a ele e preste atenção ao que ele está fazendo para conversar sobre isso. Isso ajudará muito no desenvolvimento da linguagem dele.

Artigos Relacionados