Quanto mais as crianças entram em contato com o meio ambiente, mais se interessam em preservá-lo. Por isso, a educação ambiental para crianças é fundamental.

A educação ambiental para crianças é uma ferramenta importante para construir um futuro mais sustentável, empático e divertido. Ao apresentar os diferentes animais, uma planta nascendo ou a brisa do oceano, os pequenos são conduzidos pelo caminho da sensibilização, criando conexões com os elementos naturais, identificando-se como parte do planeta em que vivemos e tornando-se conscientes sobre a necessidade de proteger a natureza e a espécie humana.

O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, trabalha com a educação ambiental voltada à conservação do oceano e dos albatrozes, aves oceânicas ameaçadas de extinção. Com atividades em eventos abertos ao público e em parcerias com escolas, como o Programa Albatroz na Escola (PAE), o projeto traz para o universo infantil temas como o descarte correto de lixo, a limpeza das praias e a conservação do meio ambiente para a proteção de animais terrestres e marinhos.

Sabemos que, muitas vezes, os pais não sabem exatamente como relacionar a natureza, o oceano e a biodiversidade com o cotidiano, ou explicar o valor de atitudes simples como apagar as luzes ou descartar o lixo da forma correta. Por isso, preparamos uma lista de atividades simples de educação ambiental para crianças para envolvê-las na conservação do meio ambiente e estimular o desenvolvimento infantil. Venha com a gente e escolha a sua atividade favorita!

Educação ambiental para crianças: 6 dicas simples para estimular os cuidados do seu filho com a natureza!

1. Conectando-se com a natureza

A educação ambiental pode ser praticada com crianças de diversas idades. Faça um passeio para tomar um pouco de ar fresco com o seu bebê. Para apresentá-lo à natureza, fale sobre os sons que você ouve, o vento em sua pele, os animais que você encontra pelo caminho e as paisagens. Para que vocês dois possam aproveitar esse passeio, lembre-se de planejá-lo com antecedência, mesmo que seja apenas uma pequena caminhada. 

Aproveite este momento de conexão e relaxamento ao lado do seu filho para demonstrar o carinho com o meio ambiente e a vida que faz parte dele. Mesmo em casa, você pode se conectar com a natureza por meio da audição, como neste vídeo com sons do oceano.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

2. Conhecendo a praia e o oceano

Se você mora em uma região com fácil acesso à praia, leve o seu filho para um passeio diferente, para que possa aprender um pouco mais sobre aquele ambiente. Com os pés na areia, andem cuidadosamente à procura de conchas ou pequenos animais. Você pode aproveitar a oportunidade para explicar ao seu filho a importância de não machucar ou retirar esses elementos da praia, pois eles fazem parte e são fundamentais para o ecossistema. 

Na beira da água, observem as ondas e pergunte ao seu pequeno sobre a temperatura da água e quais tipos de animais ele acha que vivem ali. Se encontrarem aves voando sobre a costa, pergunte quais espécies de aves ele conhece e para onde pensa que elas estão voando. 

Caso encontrem lixo na areia ou boiando na água, como tampas de garrafas, sacolas plásticas e latas de bebida, colete-os e descarte-os no local adequado. Conversem sobre a importância de manter a praia sempre limpa para que os animais vivam em segurança.

3. Colorindo o Albatroz

Depois de conhecer a praia e os animais que vivem nela, dentro da água ou sobrevoando o oceano, que tal deixar seu pequeno soltar a imaginação? Basta reunir os lápis coloridos, o kit de giz de cera e imprimir este Livro Para Colorir. São 11 desenhos sobre albatrozes feitos especialmente para estimular a curiosidade das crianças sobre as aves marinhas, suas características e o ambiente onde vivem. 

banner kinedu desenvolvimento

Durante a atividade, peça para o seu filho contar o que ele sabe sobre as aves, identificar suas penas, bicos, olhos e patas. Aproveite e conte um pouco mais sobre onde elas vivem, do que se alimentam e tente mostrar, com elementos que você encontra na sua casa, o tamanho da envergadura de um albatroz, que pode chegar a mais de 3 metros.

4. Cuidando do nosso lixo

Descartar o lixo da maneira correta é uma atividade importante na educação ambiental para crianças. Com ela, a criança aprende sobre cuidados com o lixo, como, por exemplo, o descarte correto, que ajuda a manter as ruas e o oceano livres de materiais que podem poluir o meio ambiente. 

Para falar sobre este assunto, você pode separar algumas fotos de lugares limpos e sujos, como uma casa ou rua, uma praia, uma floresta ou um leito de rio. Faça perguntas como: “o que você vê na imagem?”; “esse lugar está sujo ou limpo?”; “você gosta disso?”; “como você poderia deixar este lugar mais limpo?”. Essa observação também pode ser feita ao passear em locais como ruas, praças e praias. 

Converse com seu filho sobre a importância de manter o meio ambiente limpo e proponha uma atividade: 

  • Providencie recipientes que possam ser utilizados como lixeiras para materiais recicláveis e orgânicos. 
  • Pinte os recipientes seguindo as seguintes cores: ‘azul’ para papéis, ‘vermelho’ para plásticos, ‘verde’ para vidros, ‘amarelo’ para metais, ‘marrom’ para orgânicos e ‘cinza’ para itens não recicláveis ou compostáveis.
  • Escreva nas lixeiras o nome de cada material e cole imagens de itens que podem ser descartados ali. 
  • Estimule seu pequeno a descartar o lixo nas lixeiras corretas, de acordo com o material.

5. Vamos aprender com a Albatrupe?

A educação ambiental para crianças precisa ser divertida! Para apresentar aos pequenos os albatrozes, aves que vivem tão distantes do litoral, o Projeto Albatroz criou uma turma especial. A Albatrupe é formada por personagens pra lá de especiais, inspirados nas principais espécies que se alimentam na costa brasileira. Os detalhes da personalidade de cada um dos personagens se aproximam do comportamento biológico das aves. 

Faça o download da História em Quadrinhos da Albatrupe e convide o seu filho para uma sessão especial de contação de história, na qual ele aprenderá mais sobre a importância de conservar o oceano e as espécies que vivem nele por meio das aventuras do Téo, Fred, Tristão, Judith, Alba, Tina e Sophia. 

6. Economizando energia

Educação ambiental para crianças é também falar sobre o uso consciente de recursos naturais como a água e também a energia elétrica. Antes de sair de casa com o seu filho, convide-o a apagar as luzes. Mostre a ele como fazer isso e, depois, peça que ele copie você com o restante das luzes. 

Conte para ele que desligar as luzes é importante para ajudar o meio ambiente. Ensinar sobre economia de energia desde cedo ajuda a estabelecer hábitos responsáveis. Com essa atividade, você não está apenas ajudando seu filho a entender as relações de causa e efeito, mas está também desenvolvendo o hábito de cuidar da casa e da natureza!

Como você pôde conferir, as brincadeiras são parte essencial da educação ambiental para crianças. Para isso, é preciso que os pais saibam usar a criatividade e propor atividades interessantes aos pequenos — e, para isso, você pode contar com o Kinedu.

O aplicativo apresenta ideias incríveis para fazer com as crianças de 0 a 6 anos, que irão não só entretê-las, como também estimular seu desenvolvimento. No Kinedu, além de acessar mais de 1.800 atividades criadas por especialistas, você também acompanha o desenvolvimento do seu filho e confere centenas de artigos sobre o tema. Baixe GRÁTIS o app AQUI.


O Projeto Albatroz é uma iniciativa de conservação ambiental criada em Santos (SP), que trabalha há 30 anos pela conservação de albatrozes e petréis, aves ameaçadas de extinção, por meio de pesquisas, educação ambiental e políticas públicas. Em parceria com pescadores, são desenvolvidas e implementadas medidas de mitigação da captura de aves. Nas escolas, o trabalho de sensibilização prepara as novas gerações para serem agentes de mudança nas causas ambientais. O Projeto também mantém bases em seis estados do Brasil.