Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a compreensão de causa e efeito ajuda o meu filho?

Pontos-chave:

  1. As crianças são cientistas naturais, aprendem através da observação e do brincar, especialmente através de experiências de causa e efeito.
  2. Os bebês começam a entender a causa e efeito por volta dos 3-6 meses. Eles aprendem a causa e efeito social (por exemplo, chorar leva ao conforto) e a causa e efeito física (por exemplo, balançar um chocalho produz um som). Os bebês continuam a explorar a causa e efeito à medida que crescem, fortalecendo sua compreensão do mundo.

As crianças sempre aprenderam observando o que as pessoas fazem ao seu redor; já nascem exploradores curiosos! Novos estudos mostram que o cérebro – até mesmo das crianças mais novas! – é projetado para aprender por meio da simples observação e da brincadeira. Seu explorador implacável fica intrigado com o fenômeno de causa e efeito e, assim, aprenderá mais por meio das brincadeiras, fazendo com que as coisas aconteçam ou mudem.

X
banner kinedu desenvolvimento

No início do desenvolvimento, antes de os bebês completarem dois anos de idade, a curiosidade floresce, e eles começam a entender o mundo ao seu redor à medida que começam a ter novas experiências interessantes com os brinquedos. Eles aprendem que, se agitarem um chocalho, ouvirão um som; se eles jogarem uma bola no chão, ela irá quicar e subir novamente. Os brinquedos mais simples podem ativar os sentidos de um bebê e se tornar uma ferramenta de aprendizado. Os bebês percebem que podem causar ações e reações, compreendendo a relação entre causa e efeito. Por meio da observação simples, eles percebem que podem fazer previsões e descobrir por que as coisas acontecem. Eles aprendem a iniciar interações com os outros para ganhar sua atenção e receber um certo estímulo, e também aprendem que têm a capacidade de evitar uma interação desviando o olhar.

Tipos de relações de causa e efeito:

  1. Social: Os bebês aprendem sobre seu poder de mudar seu ambiente a partir das simples interações iniciais com seus pais. Eles aprendem que, se eles chorarem, eles ganharão colo, e serão consolados ou alimentados – aprendendo que o mundo é um lugar seguro. Eles também aprendem que, se sorrirem, isso provavelmente fará com que você sorria de volta ou se incline para beijá-lo. Essas formas básicas de comunicação constroem e fortalecem as comunicações neurais que apoiam o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação.
  2. Física: Os bebês aprendem que podem controlar aspectos do ambiente – o ambiente da criança é fundamental para nutrir as habilidades de raciocínio matemático e científico, bem como os processos de raciocínio. Muitos brinquedos são projetados para nutrir o desenvolvimento da compreensão das relações de causa e efeito. As crianças ganham uma sensação de controle com esses brinquedos, pois percebem que podem fazê-los quicar ou usá-los para produzir sons. Quando os bebês aprendem que cada ação tem uma reação, eles fortalecem sua compreensão de causa e efeito, aumentando seu senso de controle sobre o mundo.

Que idade têm os bebês quando aprendem sobre causa e efeito?

  • Entre os 3 e os 6 meses de idade, os bebês aprendem que, se eles chorarem, eles serão confortados pelo seu cuidador. Eles percebem que há uma resposta para um comportamento específico. Os bebês também demonstram causa e efeito quando se viram para ouvir um barulho alto ou quando chutam para fazer barulho com os chocalhos do carrinho. Embora os pais possam pensar que, quando os bebês colocam brinquedos na boca, isso seja um indicador da dentição, talvez eles estejam apenas explorando seu ambiente por meio dos sentidos, uma parte fundamental do desenvolvimento.
  • Aos 8 meses de idade, seu bebê começará a explorar o mundo por meio dos sons – batendo em um tambor ou balançando as mãos na água para espirrá-la, de modo a iniciar uma interação com seu cuidador. Neste estágio, seu bebê pode adorar experimentar diferentes instrumentos!
  • Dos 12 aos 18 meses, você começará a perceber que seu bebê adora deixar cair objetos de seu cadeirão. Seu pequeno sociólogo está aprendendo que, se ele deixar alguma coisa cair, você pegará o objeto de volta. Quanto mais você responder pegando o objeto, mais ele soltará o objeto para ver você pegá-lo novamente. Seu bebê está estabelecendo conclusões quando os padrões se repetem. Nessa idade, os bebês estão treinando sua capacidade de perceber as reações emocionais, e também estão conhecendo melhor seus pais. Eles estão não apenas aprendendo sobre as respostas da mãe às suas ações, mas também descobrindo sobre distância, ouvindo o som que um objeto faz assim que toca o chão e observando o objeto ficando menor à medida que se aproxima do solo. O cérebro do seu bebê começa a perceber e entender equações complexas do mundo.

Artigos Relacionados