Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os benefícios dos brinquedos mecânicos

girafa de brinquedo - brinquedos mecânicos

Pontos chave:
1. Os brinquedos oferecem uma oportunidade valiosa para as crianças aprenderem e explorarem.
2. Brinquedos mecânicos, como blocos de construção e jogos de classificação de formas, oferecem benefícios educacionais exclusivos.
3. Brincar com brinquedos mecânicos pode aprimorar as habilidades de resolução de problemas, o desenvolvimento sensorial e a coordenação física.

As crianças adoram brinquedos. Imaginamos que você tenha testemunhado a expressão de admiração e excitação do seu filho quando entrou em uma loja de brinquedos. Esse é um interesse que você pode aproveitar, pois os brinquedos servem para muito mais coisas do que apenas se divertir. A maioria deles oferece uma oportunidade para o seu filho aprender algo novo.

Nos últimos anos, foram publicadas muitas informações sobre brinquedos eletrônicos e mecânicos e, nesta era da tecnologia, voltamos aos brinquedos tradicionais, como blocos de construção ou kits de classificação de formas. Estamos perdendo uma grande oportunidade descartando outros tipos de brinquedos, como os mecânicos?

Na verdade, recomendamos brincadeiras ao ar livre, físicas, dramáticas e de faz de conta, além de brinquedos educativos tradicionais; mas o seu filho precisa de um pouco de tudo e, quando se trata de brinquedos mecânicos, há muitos benefícios para ele.

X
banner kinedu desenvolvimento

Antes de tudo, quando seu filho encontrar um brinquedo do qual ele realmente goste, será mais provável que ele demonstre interesse e brinque com ele. Isso já aconteceu antes? Por exemplo, ele escolhe um ursinho e o carrega para todo lado por semanas. Embora nenhum outro brinquedo esteja recebendo sua atenção, ele se envolve muito em qualquer brincadeira da qual o ursinho faça parte.

Se ele escolheu recentemente um brinquedo mecânico como seu favorito, eis algumas coisas que você pode fazer para aproveitar a situação:

  • Brincar com brinquedos mecânicos pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de resolução de problemas. Por exemplo, se ele tiver um cachorrinho de pelúcia que anda sozinho e ficou preso atrás do sofá, ele fará de tudo para encontrar uma solução para tirá-lo de lá. Com a sua ajuda, ele pode até tentar encontrar uma maneira de evitar que isso aconteça novamente, ao mesmo tempo em que supera sua frustração inicial.
  • Um brinquedo mecânico que faz barulhos interessantes pode ser estimulante para os sentidos do seu filho e, se for necessário apertar a barriga ou qualquer outro lugar para produzir o barulho, também promoverá o conceito de causa e efeito.
  • Se o brinquedo mecânico for colorido, ele também contribuirá para o desenvolvimento visual do seu filho, aumentando seus períodos de atenção visual.
  • Se o brinquedo tiver um botão de ligar e desligar, ele poderá ter um impacto direto na coordenação motora fina e na coordenação olho-mão do seu filho, além de estimular o raciocínio de causa e efeito. Seu pequeno apertará o botão várias vezes, e verá que o brinquedo liga e desliga até entender o que está fazendo com que isso aconteça.
  • Os brinquedos mecânicos também estimulam a curiosidade e a vontade de explorar, especialmente nos primeiros encontros. Seu filho irá se perguntar por que algo se move dessa maneira ou faz esse tipo de barulho, e começará a experimentar o que acontece quando ele aperta os botões! Ele também poderá usar seu brinquedo mecânico em uma brincadeira de faz de conta e torná-la ainda mais divertida. Se ele estiver brincando de tomar um chá da tarde, ter um bule de chá que faz barulho de água fervendo o deixará muito animado!
  • Perseguir um brinquedo mecânico em movimento também é uma ótima maneira de variar a brincadeira física comum. Dependendo do brinquedo, ele pode fazer o seu filho pular, correr e usar as mãos e os pés, enquanto melhora a força, o equilíbrio e a coordenação física.

Brincar com o seu filho e explorar o que um brinquedo pode fazer dará a ele a oportunidade de passar um tempo com você, aprender, e se divertir ao mesmo tempo. Aproveitem os brinquedos mecânicos a partir de agora!

Para mais informações sobre como encontrar brinquedos adequados para o seu filho, veja este artigo.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.