Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Música para bebê: entenda os benefícios para o desenvolvimento da criança

música para bebê

A música para bebê pode ser uma importante aliada para que seu filho se desenvolva de forma plena. Confira agora como isso é possível!

Ouvir música traz inúmeros benefícios, como tranquilidade e bem-estar. Muitas pessoas possuem o hábito de colocar aquele som relaxante depois de um dia cheio e cansativo. Você sabia que esses efeitos também podem ser sentidos pelos bebês? Além dos impactos no humor, a música pode ajudar no desenvolvimento das mais diversas habilidades do seu bebê!

Pesquisadores demonstraram que a música para bebê auxilia no desenvolvimento motor e socioafetivo, aprendizagem, capacidade de foco e atenção, redução do estresse, regulação do humor, memória, entre outros. Escolher músicas calmas cria um clima acolhedor e cantar canções pode fortalecer os laços afetivos entre a mãe e o bebê.

Você canta canções de ninar para o seu filho na hora de dormir? Já imaginou que incrível ajudá-lo criando um ambiente agradável e reconfortante que também será benéfico para você? Leia agora nosso artigo e saiba mais sobre os benefícios da música para o seu bebê!

Como a música para bebê auxilia no aprendizado?

É uma preocupação constante de pais e mães otimizar ao máximo as oportunidades de aprendizagem dos filhos. Você sabia que a música pode ter um papel transformador no desenvolvimento deles? Sabe quais alterações neurológicas ela provoca?

Neurocientistas do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington resolveram investigar qual a influência da música no cérebro dos bebês. O resultado foi que após os bebês escutarem música, seus cérebros se ativaram, seus córtices auditivos e pré-frontais se modificaram. Como essas regiões estão ligadas ao processamento musical e da fala, essas alterações indicam benefícios na desenvoltura dos bebês nessas áreas.

Baixe agora o Kinedu e participe de aulas semanais de musicalização para bebês!

Os especialistas também afirmaram que tais modificações eram duradouras e acompanhavam os bebês ao longo de suas vidas. Você pode introduzir as músicas no dia a dia do bebê, para que elas se tornem sugestões de que é hora de dormir, comer, brincar, etc. Já imaginou que incrível tornar sua casa um espaço lúdico e musical de alegria e descontração?

Como a música pode ajudar na estabilização do humor do bebê?

Seu bebê costuma ficar irritado sem motivo aparente? Muitos bebês podem se irritar facilmente, e tanto eles quanto seus familiares sofrem por causa desse estado de humor. Eles podem chorar, fazer birras e espernear mesmo depois de os cuidadores tentarem de tudo para reverter a situação. A música para bebê pode contribuir nessa hora, pois tem o poder de liberar endorfina, o humor da felicidade, e diminuir o cortisol, o hormônio do estresse, combatendo, assim, a irritabilidade do bebê.

X
banner kinedu desenvolvimento

Músicas calmas trazem tranquilidade, e as canções de ninar são as que mais possuem efeito sobre os bebês. Eles são capazes de reconhecer a voz da mãe, do pai ou de seu cuidador, e isso faz com que eles se sintam seguros e confortáveis. Não importa sua afinação ou capacidade técnica para o canto. Seu bebê sabe que você é uma pessoa na qual ele confia e isso basta para tornar o momento agradável e estreitar ainda mais os laços afetivos entre vocês.

Qual o impacto da música para o sono do bebê?

Não sabe mais o que fazer para que seu filho durma tranquilo e no horário estabelecido? Perde horas e horas tentando fazê-lo dormir, mas não consegue acalmá-lo? Outro benefício da música para bebê é que ela demonstra impactos positivos nos padrões de sono.

O mais indicado é que a música seja lenta, suave e repetitiva. Esse momento pode se tornar uma sessão de musicoterapia e você pode optar por cantar sempre a mesma música para que seu bebê associe a melodia ao momento de dormir. É comprovada a relação entre as canções de ninar com a redução dos batimentos cardíacos e com uma respiração mais calma e profunda do bebê. Não é à toa que as canções de ninar existem em todas as línguas e culturas e são momentos preciosos de interação entre familiares e bebês.

O desenvolvimento motor também pode ser influenciado pela música?

Sem dúvidas! Além dos efeitos neurológicos, a coordenação motora do seu filho pode ser desenvolvida por meio da música. Quando incentivado a bater palmas no ritmo da canção, dançar, bater os pezinhos e manipular um instrumento, ele está trabalhando suas habilidades motoras finas e grossas.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Sendo assim, procure sempre criar momentos de dança com seu pequeno, ensine-o a perceber o ritmo da música e a acompanhá-la batendo as mãos e os pés. Outra dica é que qualquer objeto da sua casa pode se tornar um instrumento musical. Você pode utilizar panelas no lugar de tambores, potes com grãos como se fossem chocalhos, entre outras tantas possibilidades.

A música também possui influência em relação à socialização do bebê?

Além de estimular a aprendizagem, a coordenação motora e influenciar no humor, a música também interfere diretamente nas relações sociais que seu filho estabelece ao longo da vida.

Quando seu filho se expressa dançando, pulando e reagindo às músicas do ambiente, ele está aprendendo também a interagir com o mundo e compartilhar seus sentimentos. Além disso, a música tem o poder de estimular circuitos neuronais relacionados à empatia, confiança e cooperação, auxiliando na capacidade de nos conectarmos com outras pessoas e reduzindo os comportamentos impulsivos.

Cantar e tocar instrumentos com outras crianças é uma forma de facilitar a socialização com os colegas. Já no ambiente familiar, isso pode estreitar os laços e promover uma interação harmônica. Então, além de auxiliar no desenvolvimento do bebê, criar um ambiente musical pode ser uma oportunidade de descontração entre pais e filhos. É gratificante saber que você está dando ferramentas para que o seu bebê cresça mais generoso e menos solitário, não é mesmo?

Queremos sempre o melhor para os nossos filhos, e a música para é uma ótima sugestão para incrementar a rotina e tornar o ambiente mais leve e propício para aprendizagens. Você gostou desse texto e tem interesse em atividades de música para bebê e aulas de musicalização infantil? Então, aproveite para baixar GRÁTIS o app Kinedu!

Artigos Relacionados

14 respostas

  1. Artigo excelente :). Acabei de me deparar com o seu blog e gostaria de dizer que realmente gostei de navegar pelas postagens do seu blog. Afinal, estarei assinando seu feed e espero que você escreva novamente em breve!

    1. Olá! Obrigado pelo seu comentário. Fique de olho, estamos sempre postando novos artigos! 😊❤️

  2. Grato por essa informação…
    Sinceramente não sabia que a música tem todo esse impacto nas nossas vidas!
    Por favor sempre que tiverem alguma novidade me mantêm informado, pois preciso bastante da vossa ajuda!
    Obrigado…

    1. Olá Manuel! Caso você esteja interessado em nosso conteúdo, pode baixar nosso aplicativo no seu celular, para conhecer mais e testar nossa versão Premium ou até mesmo criar uma conta grátis ☺️✨

  3. Amei o conteúdo e é com muita vergonha que afirmo que não sabia de nada disso e agora meu bebê já tem 2 anos, será que posso recuperar ou o que devo fazer daqui pra frente?

    1. Olá, Verônica!
      Não tem como recuperar o que passou, mas tem como melhorar daqui pra frente sim! Incentive o seu filho a dançar, pular, se divertir com a música – e divirta-se com ele também! 💖😉🤩

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.