A música pode ser uma importante aliada para que seu bebê se desenvolva de forma plena e feliz! Confira agora como isso é possível!

Ouvir música traz inúmeros benefícios, como tranquilidade e bem-estar. Muitas pessoas possuem o hábito de colocar aquele som relaxante depois de um dia cheio e cansativo. Você sabia que esses efeitos também podem ser sentidos pelos bebês? Além dos impactos no humor, a música pode ajudar no desenvolvimento das mais diversas habilidades do seu bebê!

Pesquisadores demonstraram que a música para bebê auxilia no desenvolvimento motor e socioafetivo, aprendizagem, capacidade de foco e atenção, redução do estresse, regulação do humor, memória, entre outros. Escolher músicas calmas cria um clima acolhedor e cantar canções pode fortalecer os laços afetivos entre a mãe e o bebê. 

Você canta canções de ninar para o seu filho na hora de dormir? Já imaginou que incrível ajudá-lo criando um ambiente agradável e reconfortante que também será benéfico para você? Leia agora nosso artigo e saiba mais sobre os benefícios da música para o seu bebê!

Como a música para bebê auxilia no aprendizado?

É uma preocupação constante de pais e mães otimizar ao máximo as oportunidades de aprendizagem dos filhos. Você sabia que a música pode ter um papel transformador no desenvolvimento deles? Sabe quais alterações neurológicas ela provoca?

Neurocientistas do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington resolveram investigar qual a influência da música no cérebro doas bebês. O resultado foi que após os bebês escutarem música, seus cérebros se ativaram, seus córtices auditivos e pré-frontais se modificaram. Como essas regiões estão ligadas ao processamento musical e da fala, essas alterações indicam benefícios na desenvoltura dos bebês nessas áreas.

Os especialistas também afirmaram que tais modificações eram duradouras e acompanhavam os bebês ao longo de suas vidas. Você pode introduzir as músicas no dia a dia do bebê, para que elas se tornem sugestões de que é hora de dormir, comer, brincar, etc. Já imaginou que incrível tornar sua casa um espaço lúdico e musical de alegria e descontração? 

Como a música pode ajudar na estabilização do humor do bebê?

Seu bebê costuma ficar irritado sem motivo aparente? Muitos bebês podem se irritar facilmente, e tanto eles quanto seus familiares sofrem por causa desse estado de humor. Eles podem chorar, fazer birras e espernear mesmo depois de os cuidadores tentarem de tudo para reverter a situação. A música para bebê pode contribuir nessa hora, pois tem o poder de liberar endorfina, o humor da felicidade, e diminuir o cortisol, o hormônio do estresse, combatendo, assim, a irritabilidade do bebê. 

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

Músicas calmas trazem tranquilidade, e as canções de ninar são as que mais possuem efeito sobre os bebês. Eles são capazes de reconhecer a voz da mãe, do pai ou de seu cuidador, e isso faz com que eles se sintam seguros e confortáveis. Não importa sua afinação ou capacidade técnica para o canto. Seu bebê sabe que você é uma pessoa na qual ele confia e isso basta para tornar o momento agradável e estreitar ainda mais os laços afetivos entre vocês.

Qual o impacto da música para o sono do bebê?

Não sabe mais o que fazer para que seu filho durma tranquilo e no horário estabelecido? Perde horas e horas tentando fazê-lo dormir, mas não consegue acalmá-lo? Outro benefício da música para bebê é que ela demonstra impactos positivos nos padrões de sono. 

O mais indicado é que a música seja lenta, suave e repetitiva. Esse momento pode se tornar uma sessão de musicoterapia e você pode optar por cantar sempre a mesma música para que seu bebê associe a melodia ao momento de dormir. É comprovada a relação entre as canções de ninar com a redução dos batimentos cardíacos e com uma respiração mais calma e profunda do bebê. Não é à toa que as canções de ninar existem em todas as línguas e culturas e são momentos preciosos de interação entre familiares e bebês.

O desenvolvimento motor também pode ser influenciado pela música?

Sem dúvidas! Além dos efeitos neurológicos, a coordenação motora do seu filho pode ser desenvolvida por meio da música. Quando incentivado a bater palmas no ritmo da canção, dançar, bater os pezinhos e manipular um instrumento, ele está trabalhando suas habilidades motoras finas e grossas.

Sendo assim, procure sempre criar momentos de dança com seu pequeno, ensine-o a perceber o ritmo da música e a acompanhá-la batendo as mãos e os pés. Outra dica é que qualquer objeto da sua casa pode se tornar um instrumento musical. Você pode utilizar panelas no lugar de tambores, potes com grãos como se fossem chocalhos, entre outras tantas possibilidades. 

A música também possui influência em relação à socialização do bebê?

Além de estimular a aprendizagem, a coordenação motora e influenciar no humor, a música também interfere diretamente nas relações sociais que seu filho estabelece ao longo da vida.

Quando seu filho se expressa dançando, pulando e reagindo às músicas do ambiente, ele está aprendendo também a interagir com o mundo e compartilhar seus sentimentos. Além disso, a música tem o poder de estimular circuitos neuronais relacionados à empatia, confiança e cooperação, auxiliando na capacidade de nos conectarmos com outras pessoas e reduzindo os comportamentos impulsivos.

Cantar e tocar instrumentos com outras crianças é uma forma de facilitar a socialização com os colegas. Já no ambiente familiar, isso pode estreitar os laços e promover uma interação harmônica. Então, além de auxiliar no desenvolvimento do bebê, criar um ambiente musical pode ser uma oportunidade de descontração entre pais e filhos. É gratificante saber que você está dando ferramentas para que o seu bebê cresça mais generoso e menos solitário, não é mesmo?

Queremos sempre o melhor para os nossos filhos, e a música para bebê é uma ótima sugestão para incrementar a rotina e tornar o ambiente mais leve e propício para aprendizagens. Você gostou desse texto e quer saber mais sobre desenvolvimento dos bebês? Veja nosso artigo sobre como a música ajuda seu bebê prematuro!