X
X

Música para o cérebro do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Ouvir música tornará o seu filho mais inteligente? Não exatamente, mas os pesquisadores sugerem que criará novos caminhos e conexões neurais no cérebro dele. Todos os dias, com a ajuda da tecnologia, aprendemos mais sobre o que promove o desenvolvimento na primeira infância. Durante seus primeiros anos, o cérebro do seu filho formará redes estruturais e funcionais complexas que serão necessárias para o processamento maduro do pensamento. Essas conexões se multiplicam graças às experiências que ele tem. Seja positivo ou negativo, isso terá um impacto decisivo na arquitetura do cérebro e em habilidades futuras. Durante um processo chamado “poda neural”, o cérebro do seu filho começará a se adaptar e a eliminar associações desnecessárias para focar nas conexões mais fortes. É por isso que o ambiente e as experiências que o seu filho vive são cruciais para o seu desenvolvimento futuro.

A música contribui muito para a formação de padrões de conexões cerebrais, especialmente nas atividades do hemisfério direito, como a criatividade, expressão artística e inteligência musical. Ficou provado que essas conexões são essenciais para o desenvolvimento a longo prazo de habilidades de pensamento, desenvolvimento cognitivo e processos de comunicação e expressão. Estudos mostram que a atividade cerebral do conhecimento e a atividade musical não acontecem em uma região específica, mas envolvem memória e sistemas auditivos, visuais, emocionais e motores. Tem sido demonstrado que a música permite a recuperação da memória em bebês de até 3 meses. Outros estudos também estabelecem que canções e histórias criam caminhos para habilidades avançadas de linguagem, melhoram a memória e expõem as crianças à estrutura, ritmo, rimas e padrões melódicos da linguagem. Também foi provado que a música ajuda o aprendizado, lembrança e reconstrução de um texto. Um estudo mostrou que era mais fácil lembrar de um texto quando era apresentado como uma música e não como um discurso. A música contém a repetição de padrões e informações rítmicas que facilitam a aprendizagem.

Como você pode incorporar música na vida do seu filho?

X
banner kinedu desenvolvimento

– Dediquem tempo à música, ao invés de telas. Em vez de ligar a televisão para entreter seu filho, toque algumas músicas e dê instrumentos diferentes para ele. Torne a experiência mais divertida, incluindo dança e canto.

– Associe determinadas músicas a tarefas ou momentos específicos do dia. Por exemplo, de manhã você pode dizer olá para ele cantando “Amigo Sol”. Quando estiverem construindo torres ou guardando os brinquedos, escutem alguma música que fale sobre isso. Você pode acrescentar músicas em praticamente qualquer atividade do dia, inclusive lavar as mãos ou escovar os dentes.

– Inclua gestos, expressões ou brinquedos à música para manter o interesse do seu filho.

– Dê a ele a oportunidade de tocar sua própria música. Ao bater os brinquedos uns nos outros, você o expõe ao ritmo, aos movimentos e aos padrões sonoros.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

4 comentários em “Música para o cérebro do seu filho”

  1. Pingback: Como a música afeta o desenvolvimento socioafetivo do seu filho - Parte 1 - Kinedu Blog

  2. Pingback: Como estimular o desenvolvimento físico e as habilidades musicais do seu filho - Kinedu Blog

  3. Pingback: Música para bebê: entenda os benefícios para o desenvolvimento da criança - Kinedu Blog

  4. Pingback: Música para bebê: entenda os benefícios para o desenvolvimento da criança - PreviMae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *