Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular as habilidades musicais do seu filho

A música ajuda diferentes áreas do desenvolvimento do seu filho.

Pontos chave:

  1. Transformar a sua casa em um ambiente musical influencia positivamente o desenvolvimento cognitivo, físico, linguístico e socioafetivo da criança.
  2. Experimente vários gêneros musicais, pois diferentes estilos podem evocar diferentes sentimentos e preferências em seu filho.
  3. Incentive a participação ativa na música, explorando brinquedos que emitam sons, usando a música como recompensa, incorporando-a em atividades de aprendizagem e tornando-a parte da rotina da família.
  4. Incorpore a música nas atividades familiares, gerando conversas sobre emoções e memórias associadas à música. Use jogos, charadas e exploração de instrumentos para tornar o aprendizado sobre música interativo e agradável.

Durante seus primeiros anos, seu filho passará a maior parte do tempo em casa. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é transformá-la em um espaço dinâmico que promova o desenvolvimento de uma ampla gama de habilidades. Sabe-se que a música ajuda diferentes áreas do desenvolvimento do seu filho. Já falamos sobre os efeitos no nível cognitivo, físico, linguístico e socioafetivo. Vários estudos também mostraram que um ambiente musical promove emoções positivas e reduz os níveis do hormônio do estresse. Também foi provado ser benéfico para pessoas que sofrem de doenças graves, dor e depressão.

A música tem sido usada há milhares de anos para estimular experiências positivas. Os antigos filósofos gregos, como Platão, e os reis de Israel já usavam a música para reduzir o estresse. Bandas militares tocavam melodias para animar as tropas e enchê-las de confiança e coragem, e em eventos esportivos a música promove o entusiasmo dos espectadores. Inclusive, nas salas de espera de dentistas e médicos, toca música para tranquilizar os pacientes. No ambiente escolar, é usada para promover aprendizado e memorização. Além disso, tratamentos psiquiátricos mostraram que a música influencia positivamente o humor dos pacientes, evocando memórias agradáveis. Podemos afirmar que todos nós sentimos algo com a música, e até bebês de quatro meses podem distinguir entre os tons de melodias diferentes.

X
banner kinedu desenvolvimento

Transformar sua casa em um espaço musical ajudará a promover emoções positivas, criatividade e motivação para aprender. Também a transformará em um espaço dinâmico e divertido para passar bons momentos com a família. Como você pode fazer isso?

  • Sempre que puder, coloque música para tocar. Ao invés de assistir televisão, ouça algumas músicas. Faça isso enquanto você cozinha e seu filho brinca ou dancem ao ritmo de uma música e liberem a energia. Música tranquila também ajudará a criar uma atmosfera relaxante para certas atividades.
  • Experimentem vários tipos de música. Sabe-se que alguns gêneros nos fazem sentir melhor do que outros, mas também não há evidências que confirmem o efeito Mozart. Seu filho pode se beneficiar de mais do que música clássica. Ao invés de focar nos gêneros musicais, pense melhor na atividade ou emoção que deseja promover e descubra as preferências dele.
  • Incentive-o a explorar o som dos objetos (como um chocalho, saleiro, piano ou mesmo bater duas coisas juntas). Isso ensinará diferentes sons e enriquecerá as experiências do seu filho.
  • Use a música como recompensa, ao invés de tempo na frente da TV ou doces.
  • Estimule a atenção do seu filho usando música ao aprender novos conceitos.
  • Faça atividades familiares musicais. Pode ser algo simples como tocar algumas percussões usando recipientes de plástico e colheres de pau quando estiverem cozinhando.
  • Inclua música em suas atividades. É bom ter música de fundo ao fazer algo, mas também é importante interagir com o seu filho. Pratiquem ouvir uma música enquanto desenham e veja que tipo de imagens vocês se inspiram a desenhar.
  • Falem sobre como a música faz vocês se sentirem. Ele fica feliz? Evoca uma lembrança? Dá vontade de pular para cima e para baixo?
  • Mostre diferentes instrumentos musicais e os sons que eles fazem para o seu filho. Você não precisa ter instrumentos reais, pode usar imagens ou criá-los usando materiais que tem em casa.
  • Brinquem de adivinhar. Sorteie um pedaço de papel e faça o som do instrumento que você tirou para que os outros possam adivinhar o que é.

A música faz as pessoas felizes e é uma das coisas mais bonitas que podemos experimentar. Compartilhe a importância da música com o seu filho e estimule-o a gostar de descobrir diferentes sons, ritmos e passos de dança. Transforme sua casa no espaço perfeito para compartilhar a alegria e promover o desenvolvimento dele!

Saiba mais sobre os benefícios da música clicando aqui.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.