Não existe nenhum lugar como a nossa casa. Famílias que comem juntas permanecem juntas. Tal mãe, tal filha. Não é mesmo?

Família é importante. Nós conhecemos inúmeras frases e filmes (e até pesquisas!) que nos lembram constantemente sobre isso. Mas aqui vai um outro lembrete: de acordo com o Centro de Desenvolvimento Infantil de Harvard, um relacionamento positivo entre pais e filhos é um dos fatores determinantes no comportamento e na saúde física e cognitiva ao longo da vida de uma criança. No entanto, sabemos que encontrar formas de passar tempo de qualidade com nossos filhos nem sempre é fácil.

Conheça dez formas de incorporar mais tempo para a família no seu dia a dia.

• Jantar em família: Comer juntos é uma ótima forma de se conectar. Todo mundo precisa comer, certo? Esteja preparado com assuntos para as conversas, inclua seu filho como ajudante na cozinha ou faça algo especial (como comer café da manhã na hora do jantar!).

• Cinema em casa: Coloquem seus pijamas, prepare a pipoca e escolha um filme que todos possam gostar. Talvez você possa sugerir um dos filmes de que você gostava quando era criança. Depois do filme, conversem sobre seus momentos preferidos ou sobre algo divertido.

• Brincar juntos: Brincar é enriquecedor para a saúde cognitiva e física do seu filho! Encontre ideias de brincadeiras aqui: (https://blog-pt.kinedu.com/?s=brincadeiras).

• Hora da história: Se você já tem o costume de ler com seu filho antes de dormir, isso é ótimo! Para aproveitar ao máximo essa atividade, depois que terminarem de ler, faça perguntas sobre a história e o livro para ver do que ele se lembra.

• Assistir vídeos antigos da família: Seu filho vai adorar! Mostre a ele vídeos ou fotos de quando ele era pequeno ou ainda nem era nascido!

• Cantar e dançar: Coloque algumas músicas pra tocar e dancem! Se quiser mais algumas dicas de como incorporar músicas na vida do seu pequeno, acesse esse artigo (https://blog-pt.kinedu.com/estimular-as-habilidades-musicais/).

Powered by Rock Convert

• Sair para comer uma sobremesa: Considere levar seu filho sempre no mesmo lugar. Ele irá associar esse tempo especial à sua sorveteria, padaria ou restaurante preferidos. Se você tiver mais de um filho, levar um de cada vez é uma boa maneira de fazer com que ambos se sintam especiais.

• Viajar em casa: Façam de conta que vocês são turistas e estão conhecendo novas atrações e restaurantes populares. Você pode escolher um lugar ou atividade e deixar que seu filho escolha outra. Tirem fotos e façam um álbum para relembrarem depois.

• Sair para passear de carro: Escolha um caminho mais vazio, conversem sobre o que vocês viram pela janela ou ouçam um audiolivro juntos.

• Fazer as tarefas de casa juntos: Ensine ao seu filho a importância da arrumação e distribua algumas tarefas que eles consigam administrar. Você pode colocar música para tornar esses momentos mais divertidos.

• Ir ao parque: Visitem novos parques em sua cidade, conversem sobre as diferentes árvores e plantas e aproveitem os espaços abertos.

Lembre-se: O que realmente importa é ter um tempo com a família. A qualidade importa mais do que a quantidade! Quando estiver com seu filho, evite fazer outras coisas em paralelo, minimize as interrupções e dê a ele toda a sua atenção. Divirtam-se juntos!

Se quiser outras ideias para passar tempo de qualidade em família, explore o catálogo do nosso aplicativo.


Myrna García é psicóloga clínica com especialização em Educação na Primeira Infância e Educação Pré-escolar. Especializou-se nas dificuldades de aprendizagem infantil e tem trabalhado com crianças de todas as idades. Foi professora pré-escolar e de segunda língua, e trabalhou com crianças em programas STEAM. Myrna se interessa muito pelo Desenvolvimento na Primeira Infância e deseja continuar ajudando os pais a se informar e trabalhar com seus filhos.