Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desenvolvimento dos sentidos do bebê

menino cheirando uma flor

Pontos chave:
1. O desenvolvimento no primeiro ano de um bebê é notável, desde a cabeça trêmula até os primeiros passos.
2. O desenvolvimento perceptual envolve como um bebê percebe e interage com o mundo por meio dos sentidos.
3. Incentivar o desenvolvimento perceptual ajuda os bebês a se moverem com mais eficácia e planejar suas ações.
4. Dicas para apoiar o desenvolvimento perceptual incluem atividades para a percepção auditiva, visual, oral, olfativa e tátil.

Durante o primeiro ano da vida do seu filho, seu desenvolvimento será muito perceptível. Em um momento, você o verá apenas sustentando a cabeça; no momento seguinte, ele terá controle de sua postura; e, de repente, você poderá até mesmo vê-lo dando os primeiros passos!

As habilidades motoras são fáceis de distinguir, mas entender como o seu filho percebe o mundo ao seu redor é mais complicado. A forma como ele se relaciona com os estímulos, suas reações e habilidades dependerão do desenvolvimento de seus sentidos, algo que chamamos de “desenvolvimento perceptivo”.

Pense nos momentos em que o seu bebê vira a cabeça ou estica os braços na sua direção. Você não está apenas testemunhando o desenvolvimento motor dele, mas também o uso de seus sentidos para criar laços afetivos com você. Ele se vira ou levanta os braços quando vê você. Seu bebê usa inclusive o tato para se conectar com você; talvez você tenha percebido que, quando o amamenta, ele acaricia o seu rosto.

X
banner kinedu desenvolvimento

Para que a coordenação motora do seu filho se desenvolva, ele precisa perceber algo ao seu redor que o incentive a agir e interagir com o mundo. É por isso que é tão importante estimular o desenvolvimento perceptivo. Ao incentivar as habilidades de percepção do seu bebê, você o prepara para se mover com mais eficiência, reagir ao ambiente e planejar seus movimentos.

Há muitas coisas que você pode fazer para incentivar o desenvolvimento perceptivo do seu bebê. Ao trabalhar essas habilidades, você o ajudará a se mover com mais intenção, além de estabelecer a base para a aquisição de futuras habilidades cognitivas. Confira algumas dicas!

  • Percepção auditiva: comece a contar histórias a partir do momento em que o seu bebê chegar ao mundo. Descreva as imagens de um livro, leia as palavras ou até mesmo invente uma história. Isso o ajudará a desenvolver sua percepção auditiva, incentivando seu desenvolvimento linguístico. Conversar com ele ou tocar diferentes tipos de música também contribui para o desenvolvimento da audição. Enquanto realiza essas atividades, observe as reações do seu filho. Isso ajudará você a descobrir o que ele gosta e lhe dará pistas sobre como ele percebe o mundo.
  • Percepção visual: para ajudar o seu bebê a melhorar a visão, convide-o a participar de atividades que melhoram a compreensão do que ele vê. Por exemplo, deite-o no chão, coloque brinquedos coloridos na frente dele e deixe-o escolher entre os diferentes objetos. Pinte o quarto dele com diferentes cores e pendure brinquedos coloridos no berço. Você também pode mover brinquedos na frente do seu bebê, para que ele os siga com os olhos.
  • Percepção oral: quando o pediatra autorizar, deixe seu bebê experimentar alimentos diferentes. Por exemplo, ofereça algo doce e veja como ele reage ao sabor, enquanto continua apresentando a ele novos sabores. Assim, ele irá trabalhar o paladar, satisfazendo sua curiosidade de experimentar coisas novas.
  • Percepção olfativa: é possível que seu filho ainda não saiba cheirar, mas você pode passar as coisas debaixo do nariz dele e tirá-las para ver como ele reage. Use flores, um limão ou até algo que cheira mal! Seu bebê é exposto a odores diferentes o tempo todo, então ajude-o a identificá-los e percebê-los.
  • Percepção do tato: ofereça ao seu bebê objetos de diferentes texturas, tecidos de diferentes padrões ou coloque-o em superfícies diferentes para estimular o tato.

Confira nosso catálogo para encontrar atividades divertidas que estimulem os sentidos!

Lembre-se de que o desenvolvimento do seu filho não segue uma progressão perfeita e linear. Seu bebê pode seguir vários caminhos e alcançar esses marcos do desenvolvimento no seu próprio ritmo e do seu próprio jeito. Ao estimular seus sentidos, você estará contribuindo para a aquisição de outras habilidades motoras que afetarão seu desempenho acadêmico no futuro. Estimule a percepção sensorial do seu pequeno com brincadeiras simples!

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.