Durante o primeiro ano da vida do seu filho, seu desenvolvimento será muito perceptível. Em um momento, você o verá apenas sustentando a cabeça; no momento seguinte, ele terá controle de sua postura; e, de repente, você poderá até mesmo vê-lo dando os primeiros passos!

As habilidades motoras são fáceis de distinguir, mas entender como o seu filho percebe o mundo ao seu redor é mais complicado. A forma como ele se relaciona com os estímulos, suas reações e habilidades dependerão do desenvolvimento de seus sentidos, algo que chamamos de “desenvolvimento perceptivo”.

Pense nos momentos em que o seu bebê vira a cabeça ou estica os braços na sua direção. Você não está apenas testemunhando o desenvolvimento motor dele, mas também o uso de seus sentidos para criar laços afetivos com você. Ele se vira ou levanta os braços quando vê você. Seu bebê usa inclusive o tato para se conectar com você; talvez você tenha percebido que, quando o amamenta, ele acaricia o seu rosto.

Powered by Rock Convert

Para que a coordenação motora do seu filho se desenvolva, ele precisa perceber algo ao seu redor que o incentive a agir e interagir com o mundo. É por isso que é tão importante estimular o desenvolvimento perceptivo. Ao incentivar as habilidades de percepção do seu bebê, você o prepara para se mover com mais eficiência, reagir ao ambiente e planejar seus movimentos.

Há muitas coisas que você pode fazer para incentivar o desenvolvimento perceptivo do seu bebê. Ao trabalhar essas habilidades, você o ajudará a se mover com mais intenção, além de estabelecer a base para a aquisição de futuras habilidades cognitivas. Confira algumas dicas!

  • Percepção auditiva: comece a contar histórias a partir do momento em que o seu bebê chegar ao mundo. Descreva as imagens de um livro, leia as palavras ou até mesmo invente uma história. Isso o ajudará a desenvolver sua percepção auditiva, incentivando seu desenvolvimento linguístico. Conversar com ele ou tocar diferentes tipos de música também contribui para o desenvolvimento da audição. Enquanto realiza essas atividades, observe as reações do seu filho. Isso ajudará você a descobrir o que ele gosta e lhe dará pistas sobre como ele percebe o mundo.
  • Percepção visual: para ajudar o seu bebê a melhorar a visão, convide-o a participar de atividades que melhoram a compreensão do que ele vê. Por exemplo, deite-o no chão, coloque brinquedos coloridos na frente dele e deixe-o escolher entre os diferentes objetos. Pinte o quarto dele com diferentes cores e pendure brinquedos coloridos no berço. Você também pode mover brinquedos na frente do seu bebê, para que ele os siga com os olhos.
  • Percepção oral: quando o pediatra autorizar, deixe seu bebê experimentar alimentos diferentes. Por exemplo, ofereça algo doce e veja como ele reage ao sabor, enquanto continua apresentando a ele novos sabores. Assim, ele irá trabalhar o paladar, satisfazendo sua curiosidade de experimentar coisas novas.
  • Percepção olfativa: é possível que seu filho ainda não saiba cheirar, mas você pode passar as coisas debaixo do nariz dele e tirá-las para ver como ele reage. Use flores, um limão ou até algo que cheira mal! Seu bebê é exposto a odores diferentes o tempo todo, então ajude-o a identificá-los e percebê-los.
  • Percepção do tato: ofereça ao seu bebê objetos de diferentes texturas, tecidos de diferentes padrões ou coloque-o em superfícies diferentes para estimular o tato.

Confira nosso catálogo para encontrar atividades divertidas que estimulem os sentidos!

Lembre-se de que o desenvolvimento do seu filho não segue uma progressão perfeita e linear. Seu bebê pode seguir vários caminhos e alcançar esses marcos do desenvolvimento no seu próprio ritmo e do seu próprio jeito. Ao estimular seus sentidos, você estará contribuindo para a aquisição de outras habilidades motoras que afetarão seu desempenho acadêmico no futuro. Estimule a percepção sensorial do seu pequeno com brincadeiras simples!