Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como brincar com recém-nascido? Confira 5 atividades!

atividades para brincar com recém-nascido

Aprender a brincar com seu recém-nascido te ajudará a incentivar o desenvolvimento cognitivo, físico e linguístico dele. Descubra atividades para recém-nascido que tornarão a hora de brincar mais divertida!

Pode parecer que seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo, comendo e fazendo cocô. E embora essas sejam majoritariamente as suas experiências com seu recém-nascido, especialmente na primeira semana em casa, há várias atividades para recém-nascido que você pode começar a fazer desde o primeiro dia para incentivar o desenvolvimento do seu bebê.

Aprender como brincar com bebê recém-nascido é mais fácil do que parece e significa incorporar atividades sensoriais, tempo de bruços e conversar com o seu bebê durante os curtos períodos nos quais ele está acordado. Você pode fazer algumas dessas atividades enriquecedoras na hora da troca de fralda ou da refeição.

Começar a fazer atividades para recém-nascido desde cedo ajuda a fortalecer e desenvolver os músculos do bebê e a coordenação motora grossa, além de incentivar o desenvolvimento linguístico.

5 atividades para recém-nascido

Fizemos uma lista de atividades simples para te ajudar a aprender como brincar com recém-nascido e entender por que esse tipo de brincadeira é importante para o desenvolvimento do seu filho.

Você também pode baixar o app do Kinedu gratuitamente para acessar mais de 1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil e adequadas à idade do seu bebê!

Tummy Time

O tummy time é uma das formas mais fáceis de começar a estruturar a hora da brincadeira com seu recém-nascido. É recomendado que você comece a incentivar seu bebê a passar um tempo de bruços desde o nascimento.

Ao passar tempo de bruços, os bebês fortalecem e desenvolvem os músculos do pescoço e ombros, bem como outras habilidades motoras que irão prepará-los para se sentar, comer alimentos sólidos e engatinhar. O tummy time também ajuda os bebês a alcançarem os marcos do desenvolvimento mais cedo.

“Primeiros Movimentos” é uma das opções de atividades para recém-nascido do Kinedu que incorpora uma importante parte do desenvolvimento na primeira infância.

Atividade: Primeiros Movimentos

  • Área de Desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Estimular seu bebê a começar a sustentar a própria cabeça e movê-la para os lados.
  • Habilidades Praticadas: Controle da cabeça
  • Materiais Necessários: Um colchonete e um chocalho

Como fazer:

Encontre uma superfície macia para brincar com o seu filho. Coloque-o de bruços e deite-se na frente dele. Pegue o chocalho e mostre para ele, estimulando-o a levantar a cabeça. Em seguida, coloque-o de costas para descansar. Mostre o chocalho para ele novamente e balance de um lado para o outro, para que ele possa mover a cabeça enquanto segue o objeto com o olhar. Vire o seu bebê de bruços novamente e repita o exercício. Esta atividade o ajudará a fortalecer os músculos do pescoço, para que ele possa aprender a sustentar a cabeça.

Brincadeiras Sensoriais

Assim como você está se acostumando com seu novo papel como mãe ou pai, seu recém-nascido também está se acostumando a esse novo e complexo mundo ao redor dele, que é muito diferente do que ele conhecia dentro do útero.

Passar tempo introduzindo atividades sensoriais pode ajudar o seu bebê a desenvolver os sentidos e incentivar a percepção e compreensão do mundo ao redor. O tato, olfato, paladar, visão e audição do seu recém-nascido contribuem para seu desenvolvimento perceptivo.

“Que Quentinho!” é uma atividade sensorial para recém-nascidos que pode ser incorporada à hora da troca de fralda ou outras atividades estruturadas que você já esteja fazendo.

Atividade: Que quentinho!

  • Área de desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Desenvolver a percepção de mudanças de temperatura
  • Habilidades Praticadas: Desenvolvimento dos sentidos
  • Materiais Necessários: Toalha, algodão e água morna

Como fazer:

Mergulhe uma toalha pequena em água morna e passe-a sobre o corpo do seu bebê, massageando delicadamente. Repita com a água um pouco mais quente. Esta atividade o ajudará a desenvolver sensibilidade térmica ao perceber as mudanças na temperatura. Atividades sensoriais como esta melhoram o tato e a consciência corporal do seu bebê.

Conversando com seu bebê

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pesquisou a importância de incentivar o desenvolvimento linguístico na primeira infância e descobriu que ouvir e participar de uma “conversa” gera uma resposta cerebral mais forte e uma melhor compreensão da linguagem.

Em outras palavras, conversar com seu bebê é uma das mais poderosas maneiras de ajudá-lo a desenvolver habilidades linguísticas. Os tons, flexões e nuances da sua voz ao conversar com seu recém-nascido estimulam ativamente o lobo frontal do seu bebê, parte do cérebro responsável por processar a linguagem.

“Conversas casuais” é uma atividade para recém-nascido bem simples, e que te permite começar a estimular o centro de linguagem do cérebro do seu bebê.

Atividade: Conversas Casuais

  • Área de Desenvolvimento: Linguístico
  • Objetivo: Familiarizar-se com a linguagem humana
  • Habilidades Praticadas: Balbuciar
  • Materiais Necessários: Nenhum

Como fazer:

Para realizar esta atividade, converse com seu bebê enquanto ele come, durante a troca de fraldas ou enquanto vocês brincam. Fale com ele sobre sua família, seu dia, planos futuros, ou qualquer coisa que lhe venha à mente! Ao ouvir você falando, seu bebê começará a se familiarizar com a linguagem humana e a aprender através da imitação.

Baixe o app do Kinedu para assistir a aulas de especialistas ao vivo e gravadas sobre rotina, sono, amamentação e outros temas relevantes para pais!

Como brincar com recém-nascido e estreitar o vínculo afetivo

Além de ajudar seu bebê a crescer e alcançar os marcos do desenvolvimento, fazer atividades com seu recém-nascido ajuda a desenvolver e estreitar os laços afetivos entre vocês. 

Interações de qualidade ajudam a estreitar o vínculo entre o recém-nascido e os pais. Um apego seguro é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebê, bem como para o desenvolvimento socioafetivo.

Confira algumas formas simples de se conectar e brincar com seu recém-nascido. 

Atividade: A massagem do seu bebê

  • Área de Desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Relaxar os músculos do seu bebê
  • Habilidades Praticadas: Desenvolvimento dos sentidos
  • Materiais Necessários: Óleo para bebê

Como fazer:

Para realizar essa atividade, massageie o corpo do seu bebê, usando óleo ou creme hidratante para maior eficácia. Observe como ele reage ao seu toque e se ele sorri em resposta. Você pode mudar a posição dele para deixá-lo mais confortável. Faça isso algumas vezes por semana durante alguns minutos. As massagens relaxam os músculos do seu bebê e aumentam a consciência tátil e corporal dele.

Atividade: Chacoalhar

  • Área do Desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Melhorar a habilidade de prestar atenção aos sons
  • Habilidades Praticadas: Desenvolvimento dos sentidos
  • Materiais Necessários: Um chocalho

Como fazer:

Primeiro, agite suavemente o chocalho na frente do seu bebê. Agora tente colocá-lo na mão dele, e segure-a, movendo-a de um lado para o outro. Observe as reações do seu bebê – ele vira a cabeça em direção ao chocalho? Esta atividade irá estimular a audição dele.

Seu recém-nascido irá crescer e se desenvolver rapidamente. É importante lembrar de desacelerar e aproveitar os momentos que vocês terão nessa fase impressionante e essencial no desenvolvimento do seu bebê.

Brincar com seu bebê irá beneficiar tanto você quanto o seu pequeno. Para mais atividades para recém-nascido ou suporte individual de especialistas em desenvolvimento infantil, baixe o app do Kinedu agora mesmo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.