X
X
atividades para brincar com recém-nascido

Como brincar com recém-nascido? Confira 5 atividades!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Aprender a brincar com seu recém-nascido te ajudará a incentivar o desenvolvimento cognitivo, físico e linguístico dele. Descubra atividades para recém-nascido que tornarão a hora de brincar mais divertida!

Pode parecer que seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo, comendo e fazendo cocô. E embora essas sejam majoritariamente as suas experiências com seu recém-nascido, especialmente na primeira semana em casa, há várias atividades para recém-nascido que você pode começar a fazer desde o primeiro dia para incentivar o desenvolvimento do seu bebê.

Aprender como brincar com bebê recém-nascido é mais fácil do que parece e significa incorporar atividades sensoriais, tempo de bruços e conversar com o seu bebê durante os curtos períodos nos quais ele está acordado. Você pode fazer algumas dessas atividades enriquecedoras na hora da troca de fralda ou da refeição.

Começar a fazer atividades para recém-nascido desde cedo ajuda a fortalecer e desenvolver os músculos do bebê e a coordenação motora grossa, além de incentivar o desenvolvimento linguístico.

5 atividades para recém-nascido

Fizemos uma lista de atividades simples para te ajudar a aprender como brincar com recém-nascido e entender por que esse tipo de brincadeira é importante para o desenvolvimento do seu filho.

Você também pode baixar o app do Kinedu gratuitamente para acessar mais de 1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil e adequadas à idade do seu bebê!

Tummy Time

O tummy time é uma das formas mais fáceis de começar a estruturar a hora da brincadeira com seu recém-nascido. É recomendado que você comece a incentivar seu bebê a passar um tempo de bruços desde o nascimento.

Ao passar tempo de bruços, os bebês fortalecem e desenvolvem os músculos do pescoço e ombros, bem como outras habilidades motoras que irão prepará-los para se sentar, comer alimentos sólidos e engatinhar. O tummy time também ajuda os bebês a alcançarem os marcos do desenvolvimento mais cedo.

“Primeiros Movimentos” é uma das opções de atividades para recém-nascido do Kinedu que incorpora uma importante parte do desenvolvimento na primeira infância.

Atividade: Primeiros Movimentos

  • Área de Desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Estimular seu bebê a começar a sustentar a própria cabeça e movê-la para os lados.
  • Habilidades Praticadas: Controle da cabeça
  • Materiais Necessários: Um colchonete e um chocalho

Como fazer:

Encontre uma superfície macia para brincar com o seu filho. Coloque-o de bruços e deite-se na frente dele. Pegue o chocalho e mostre para ele, estimulando-o a levantar a cabeça. Em seguida, coloque-o de costas para descansar. Mostre o chocalho para ele novamente e balance de um lado para o outro, para que ele possa mover a cabeça enquanto segue o objeto com o olhar. Vire o seu bebê de bruços novamente e repita o exercício. Esta atividade o ajudará a fortalecer os músculos do pescoço, para que ele possa aprender a sustentar a cabeça.

Brincadeiras Sensoriais

Assim como você está se acostumando com seu novo papel como mãe ou pai, seu recém-nascido também está se acostumando a esse novo e complexo mundo ao redor dele, que é muito diferente do que ele conhecia dentro do útero.

Passar tempo introduzindo atividades sensoriais pode ajudar o seu bebê a desenvolver os sentidos e incentivar a percepção e compreensão do mundo ao redor. O tato, olfato, paladar, visão e audição do seu recém-nascido contribuem para seu desenvolvimento perceptivo.

“Que Quentinho!” é uma atividade sensorial para recém-nascidos que pode ser incorporada à hora da troca de fralda ou outras atividades estruturadas que você já esteja fazendo.

Atividade: Que quentinho!

  • Área de desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Desenvolver a percepção de mudanças de temperatura
  • Habilidades Praticadas: Desenvolvimento dos sentidos
  • Materiais Necessários: Toalha, algodão e água morna

Como fazer:

Mergulhe uma toalha pequena em água morna e passe-a sobre o corpo do seu bebê, massageando delicadamente. Repita com a água um pouco mais quente. Esta atividade o ajudará a desenvolver sensibilidade térmica ao perceber as mudanças na temperatura. Atividades sensoriais como esta melhoram o tato e a consciência corporal do seu bebê.

Conversando com seu bebê

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pesquisou a importância de incentivar o desenvolvimento linguístico na primeira infância e descobriu que ouvir e participar de uma “conversa” gera uma resposta cerebral mais forte e uma melhor compreensão da linguagem.

Em outras palavras, conversar com seu bebê é uma das mais poderosas maneiras de ajudá-lo a desenvolver habilidades linguísticas. Os tons, flexões e nuances da sua voz ao conversar com seu recém-nascido estimulam ativamente o lobo frontal do seu bebê, parte do cérebro responsável por processar a linguagem.

“Conversas casuais” é uma atividade para recém-nascido bem simples, e que te permite começar a estimular o centro de linguagem do cérebro do seu bebê.

Atividade: Conversas Casuais

  • Área de Desenvolvimento: Linguístico
  • Objetivo: Familiarizar-se com a linguagem humana
  • Habilidades Praticadas: Balbuciar
  • Materiais Necessários: Nenhum

Como fazer:

Para realizar esta atividade, converse com seu bebê enquanto ele come, durante a troca de fraldas ou enquanto vocês brincam. Fale com ele sobre sua família, seu dia, planos futuros, ou qualquer coisa que lhe venha à mente! Ao ouvir você falando, seu bebê começará a se familiarizar com a linguagem humana e a aprender através da imitação.

Baixe o app do Kinedu para assistir a aulas de especialistas ao vivo e gravadas sobre rotina, sono, amamentação e outros temas relevantes para pais!

Como brincar com recém-nascido e estreitar o vínculo afetivo

Além de ajudar seu bebê a crescer e alcançar os marcos do desenvolvimento, fazer atividades com seu recém-nascido ajuda a desenvolver e estreitar os laços afetivos entre vocês. 

Interações de qualidade ajudam a estreitar o vínculo entre o recém-nascido e os pais. Um apego seguro é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebê, bem como para o desenvolvimento socioafetivo.

Confira algumas formas simples de se conectar e brincar com seu recém-nascido. 

Atividade: A massagem do seu bebê

  • Área de Desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Relaxar os músculos do seu bebê
  • Habilidades Praticadas: Desenvolvimento dos sentidos
  • Materiais Necessários: Óleo para bebê

Como fazer:

Para realizar essa atividade, massageie o corpo do seu bebê, usando óleo ou creme hidratante para maior eficácia. Observe como ele reage ao seu toque e se ele sorri em resposta. Você pode mudar a posição dele para deixá-lo mais confortável. Faça isso algumas vezes por semana durante alguns minutos. As massagens relaxam os músculos do seu bebê e aumentam a consciência tátil e corporal dele.

Atividade: Chacoalhar

  • Área do Desenvolvimento: Física
  • Objetivo: Melhorar a habilidade de prestar atenção aos sons
  • Habilidades Praticadas: Desenvolvimento dos sentidos
  • Materiais Necessários: Um chocalho

Como fazer:

Primeiro, agite suavemente o chocalho na frente do seu bebê. Agora tente colocá-lo na mão dele, e segure-a, movendo-a de um lado para o outro. Observe as reações do seu bebê – ele vira a cabeça em direção ao chocalho? Esta atividade irá estimular a audição dele.

Seu recém-nascido irá crescer e se desenvolver rapidamente. É importante lembrar de desacelerar e aproveitar os momentos que vocês terão nessa fase impressionante e essencial no desenvolvimento do seu bebê.

Brincar com seu bebê irá beneficiar tanto você quanto o seu pequeno. Para mais atividades para recém-nascido ou suporte individual de especialistas em desenvolvimento infantil, baixe o app do Kinedu agora mesmo

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *