Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tato e olfato durante os primeiros anos de vida

Pontos chave:

  1. O cérebro do bebê aprende ativamente por meio do tato e do olfato.
  2. O olfato está bem desenvolvido ao nascer, permitindo o reconhecimento de odores.
  3. Odores doces são preferidos, influenciados pelo que a mãe comeu durante a gravidez.
  4. O toque é crucial para a exploração e o crescimento emocional, sendo estimulado por meio de diversas experiências.

Este artigo discute o desenvolvimento tátil e olfativo – ambos subdomínios da área física!

Embora pareça que o seu bebê não faz muito mais do que dormir, comer, e sujar fraldas, o seu cérebro está muito ativo, absorvendo o mundo através de seus sentidos e aprendendo em um ritmo acelerado (e que nunca mais será o mesmo em toda a sua vida).

Os sentidos do seu bebê são sua principal maneira de aprender sobre o mundo ao seu redor. Ao nascer, o sentido mais avançado é o olfato. Na verdade, os bebês começam a cheirar antes de nascerem! Isso permite que ele detecte o cheiro de sua mãe, que rapidamente se tornará seu aroma favorito. Apenas seis dias após o nascimento do seu bebê, ele já escolherá o seio de sua mãe antes de outra pessoa. Os bebês, logo após o nascimento, preferem os cheiros doces ao invés dos azedos, mas também podem mostrar uma inclinação para certos aromas, dependendo do que a mãe comeu durante a gravidez. Portanto, não se surpreenda se seu bebê compartilhar seu amor por morangos, laranjas e chocolate! E isso indica que você pode usar o olfato de seu bebê para acalmá-lo quando nada parece funcionar:

O senso de toque de seu bebê é tão útil quanto sensível nessa idade precoce: ele permite que você explore e aprenda sobre objetos. Você perceberá que isso acontecerá principalmente através do uso de suas mãos e boca. O contato físico é muito reconfortante para os bebês – abraços e contato pele a pele são essenciais para o desenvolvimento socioafetivo dele. Durante o primeiro ano, você pode estimular o senso de toque do seu bebê de várias maneiras: deixe-o brincar e rolar na grama, toque em um novo cobertor ou explore brinquedos com diferentes texturas. Todas essas experiências fornecerão estímulos novos e interessantes. Também exponha o seu bebé a novos aromas, já que tudo será excelente para a sua estimulação. Exemplos: uma ida ao supermercado, o cheiro do seu creme para bebês, o seu perfume e a comida que cozinham em casa, etc.

X
banner kinedu desenvolvimento

Expor seu bebê a novas experiências sensoriais ajudará no seu desenvolvimento. Confira esta atividade “Brincando com grãos” do Kinedu para obter mais ideias:

Artigos Relacionados