Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a música estimula o desenvolvimento do seu filho

Pontos chave:

  1. A música prende a atenção da criança e apoia a aquisição de linguagem.
  2. Canções repetitivas ajudam as crianças a aprender novas palavras e aprimorar a memória.
  3. Incentive seu filho a inventar músicas curtas sobre atividades diárias.
  4. Use a música para movimentos dos dedos, jogos de ritmo, sessões de dança e conexão com as emoções.

Instintivamente, muitos pais usam música e sons rítmicos para tranquilizar os filhos. Fazemos isso, pois essa é uma forma de expressar emoções positivas, chamar a atenção da criança e interagir com ela. De acordo com um estudo realizado em 2016 pelo Instituto do Cérebro e da Criatividade da Universidade do Sul da Califórnia, a música não é apenas bonita e divertida, mas também ativa os circuitos cerebrais de maneiras que as atividades visuais e físicas não conseguem, principalmente com relação à aquisição de linguagem. Isso pode acontecer porque a música conecta intimamente a mente e o corpo.

Ouvir músicas repetitivas beneficia muito bebês e crianças pequenas, pois, ao fazê-lo, eles aprendem novas palavras e exercitam a memória. Eles gostam de músicas que falam sobre objetos que eles já reconhecem ou com os quais interagem, ou músicas com ritmos previsíveis que eles podem reproduzir e fazer movimentos corporais para acompanhar.

Estas são algumas ideias de atividades para estimular as habilidades musicais do seu filho sem a necessidade de matriculá-lo em aulas de violino:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Invente músicas curtas e simples sobre um objeto ou alguma atividade diária. Cantem quando se depararem com esse objeto ou quando for esse momento do dia para estimular a atenção e a memorização do seu filho. Como você deve saber, por experiência própria, o cérebro lembra melhor das palavras quando elas são acompanhadas de música.

– Faça com que o seu filho pratique a coordenação motora fina fazendo movimentos com os dedos para acompanhar músicas como “A Dona Aranha”.

– Façam brincadeiras rítmicas. Peça para ele acompanhar o ritmo da música batendo no chão, em uma caixa ou em outras superfícies.

– Dancem. Coloque diferentes tipos de música e dance no ritmo delas com o seu filho. Ensine-o como fazer isso, e incentive-o a descrever a música que vocês estão ouvindo com palavras simples, como alta, lenta, feliz, etc. Desta forma, ele irá exercitar o controle de braços, pernas e tronco.

– Ajude o seu filho a se conectar com as próprias emoções ouvindo música clássica.

– Ouçam juntos as músicas que vocês gostam, assim você não ficará cansado de ouvir músicas infantis. Recomendamos a trilha sonora de “A Noviça Rebelde”, um musical com canções mais complexas, mas com repetições e palavras simples, que são divertidas de cantar.

Artigos Relacionados