Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são os benefícios de ler para os bebês?

por que a Academia Americana de Pediatria recomenda leitura em voz alta

Pontos chave:
1. Ler em voz alta para crianças tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento cerebral, habilidades linguísticas e habilidades sociais.
2. A leitura diária constrói um relacionamento saudável entre pais e filhos por meio de interações individuais.
3. Crianças que têm contato diário com a leitura têm habilidades linguísticas mais fortes ao ingressar na pré-escola.
4. Ler para crianças promove o reconhecimento precoce de imagens, uma habilidade essencial para compreender palavras e imagens.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) emitiu uma declaração pedindo aos pediatras que conversassem com os pais sobre os numerosos benefícios de ler em voz alta para seus filhos, e como isso é crucial para o desenvolvimento do cérebro, das aptidões linguísticas e das habilidades sociais das crianças.

Quais são os benefícios de ler para o seu bebê?

 A Dra. Pamela High, pediatra e professora da Alpert Medical School da Brown University, foi a principal autora da nova declaração. Ela afirmou que ler para o seu filho todos os dias ajuda a construir laços afetivos saudáveis, porque é uma ótima oportunidade para interagir de maneira próxima. Crianças com pais que leem para eles todos os dias têm habilidades linguísticas mais fortes quando chegam ao jardim de infância e, por isso, estão mais preparadas para aprender a ler.

Ler para o seu bebê também é bom porque, atualmente, com tanto entretenimento disponível, pode ser mais fácil simplesmente entregar um dispositivo eletrônico à criança, embora se recomende que os pais limitem o tempo de exposição a telas. O ideal seria investir tempo lendo e, consequentemente, ajudando seu pequeno a se desenvolver.

X
banner kinedu desenvolvimento

Então, ler para o seu filho é extremamente importante! Se você ainda não está fazendo isso, comece a criar esse hábito hoje ao criar uma rotina de leitura. Uma boa sugestão é deixar a criança escolher os temas sobre os quais gostaria de ouvir e escolher os livros de acordo.

Ler é bom para o desenvolvimento

Você pode se perguntar: o que os bebês pensam quando olham para um livro? Embora um bebê não entenda o que as imagens ou as palavras significam, em torno dos 4 meses de idade, ele é capaz de se concentrar nelas. Olhar para imagens é um dos primeiros passos para exercitar reconhecimento visual de formas e cores, uma habilidade chave para que ele compreenda o significado das palavras mais tarde. 

Os bebês olham fixamente para uma imagem em vários momentos, e demonstram um claro interesse por elas. É muito comum que os bebês demonstrem preferência por uma página específica de um livro, observando-a por mais tempo do que as outras. As primeiras experiências irão familiarizar seu filho com os livros e o ajudarão a despertar o gosto pela leitura – por isso, nunca é cedo para começar!

Recomendação de leitura

Uma boa recomendação que certamente chamará a atenção do seu bebê é livro “Uma lagarta muito comilona” – um clássico escrito e ilustrado por Eric Carle. Suas cores brilhantes e seu formato interativo convidarão seu filho a participar de um jogo de contagem e até mesmo conhecer e memorizar os dias da semana! Este é definitivamente um ótimo livro para acrescentar à estante do seu filho!

Você tem recomendações de outros livros? Então, compartilhe conosco suas experiências e dicas de leitura para que outros pais também possam incentivar o desenvolvimento de seus filhos!

Artigos Relacionados