Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a COVID-19 afetou o desenvolvimento do seu filho?

vídeo de pais e filhos conversando com um membro da família

Pontos chave:

  1. O tempo de qualidade com os pais é fundamental para o desenvolvimento da criança, especialmente durante as interrupções da COVID-19.
  2. Ler juntos diariamente pode aprimorar as habilidades de linguagem e o desenvolvimento emocional.
  3. Chamadas de vídeo com membros da família podem ajudar a manter conexões e reduzir a fadiga das videochamadas.
  4. Brincar regularmente, mesmo que por curtos períodos, estimula o desenvolvimento cerebral da criança e promove conexões.

Como seu pequeno pode se adaptar a essa nova realidade (e até gostar dela!).

A COVID-19 interrompeu todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo a rotina social do seu pequeno. Embora seja natural se preocupar que as faltas na escola ou nas aulas de música possam afetar o desenvolvimento do seu filho, muitos especialistas dizem que nem sempre ficar em casa é tão ruim quanto parece. Estudos mostram que, mesmo em “tempos normais”, a coisa mais importante que você pode dar ao seu filho é passar bastante tempo com ele. 

“Para crianças menores de 5 anos, isso pode ser ótimo”, explica a psicóloga Amy Learmonth, psicóloga do desenvolvimento. “Só pelo fato de ter a mamãe e o papai por perto 24 horas por dia, 7 dias por semana, podemos perceber que, depois disso, teremos crianças com estilos de apego mais saudáveis.

Passar bastante tempo juntos é benéfico para o desenvolvimento: a arquitetura do cérebro de uma criança depende dos relacionamentos responsivos que ela tem com seus cuidadores. Elas aprendem com você como se comunicar, lidar com os sentimentos e se mover pelo mundo. De acordo com o Centro de Desenvolvimento Infantil de Harvard, crianças que têm interações saudáveis com seus pais desde o nascimento tendem a ter habilidades cognitivas, competências sociais e habilidades profissionais mais fortes no futuro.

X
banner kinedu desenvolvimento

Construir esse relacionamento saudável com o seu filho pode ser tão simples quanto incluir interações de ação e reação no dia a dia. Se o seu bebê balbuciar no cadeirão, você pode responder. Se o seu filho lhe entregar uma colher, você pode mostrar a ele como usá-la. Pode parecer óbvio, mas essas interações simples ajudarão o seu pequeno a construir muitas novas habilidades! 

Veja algumas maneiras de estimular o desenvolvimento do seu filho dentro de casa – ou à distância, caso você não possa estar em casa nesse momento.

Como estimular o desenvolvimento do seu filho durante a quarentena:

  • Leia para ele todos os dias: Ler para o seu filho todos os dias pode proporcionar um tempo valioso e de qualidade entre vocês, e é comprovado que a leitura pode aprimorar desde as habilidades de linguagem até influenciar positivamente suas notas escolares. Além disso, ler é uma ótima maneira de desenvolver habilidades sociais e emocionais na ausência de interações diárias com outras crianças ou com outros familiares. Tente escolher alguns livros que falam sobre amor, amizade, emoções e família.
  • Marque chamadas de vídeo: Mantenha os avós ou os primos “por perto” fazendo uma videochamada! Não tem problema se o seu pequeno não tiver muita paciência para realizar chamadas de vídeo muito longas! Alguns minutos de conversa já são melhores do que nenhum.
  • Brinquem sempre! Reserve um tempo todos os dias para brincar com o seu filho. Mesmo apenas 15 minutos são capazes de desencadear mais de 1 milhão de novas conexões neurais. Experimente brincar de dominó, Jenga ou até mesmo uni-duni-tê. Seja qual for a brincadeira, deixe seu telefone de lado! Para que você e o seu filho possam aproveitar ao máximo esse tempo juntos, ele precisa da sua atenção exclusiva. Quer mais ideias de brincadeiras? Dê uma olhada no seu plano de atividades no app Kinedu!
  • Pratique a atenção plena: Este é um ótimo momento para começar a criar resiliência em família. Concentrar-se no que está sob o seu controle e deixar de lado o que você não pode controlar é um princípio essencial da meditação. Veja aqui algumas formas de praticar a atenção plena com o seu filho.

Seja porque você trabalha na linha de frente do combate à COVID-19, porque não mora com o seu filho ou porque precisa por algum motivo ficar longe dele, ainda é possível estar conectado e envolver-se na rotina do seu pequeno. Separamos algumas formas de você estar por perto e tornar as videochamadas ainda mais divertidas! E se você estiver preocupado com o tempo de exposição do seu filho às telas, a Academia Americana de Pediatria diz que, se vocês estiverem interagindo de alguma forma, essa exposição não deve ser algo com o que se preocupar – pois as chamadas de vídeo permitem a interação, então não são preocupantes como a exposição à TV ou ao videogame.

  • Jantem juntos: Acompanhe seu pequeno durante a refeição. Coloque o computador ou o celular perto de você durante o jantar. Você pode abordar alguns assuntos pensados previamente. 
  • Leia: Tire de 5 a 10 minutos para ler um livro para o seu pequeno antes de ele dormir ou durante o almoço. Prefere evitar a exposição às telas? Sem problemas! Seu filho vai adorar ouvir o som da sua voz.
  • Cozinhem juntos: Você não precisa ser profissional para fazer um bolo de mistura pronta! Pode ser algo tão simples quanto seguir o passo a passo da caixinha. Comemorem comendo a primeira fatia juntos!
  • Troquem cartas: Façam alguns desenhos ou cartões e os enviem um ao outro toda semana! Dessa forma, vocês terão uma coleção para guardar e apreciar para sempre!

Se o seu filho estiver triste por não poder ver os amigos e familiares, valide os sentimentos dele e lembre-o que o objetivo é manter todo mundo em segurança. Nos veremos novamente em breve, mas, por enquanto, podemos nos concentrar em conversar pelo telefone our fortalecer nossa conexão com quem estiver por perto. Quanto mais pudermos ensinar as crianças a se adaptar e seguir em frente, mais resilientes elas serão no futuro.

Conheça outras formas de estimular o desenvolvimento do seu filho em casa e passar tempo de qualidade em família no catálogo de atividades do Kinedu.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.