Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça diferentes posições para amamentação

posições para amamentação

Amamentar é uma forma de amor e conexão com o bebê, mas é preciso observar as posições para amamentação para garantir a saúde de ambos.

As dores nas costas, o cansaço e outras questões do dia a dia podem impactar o aleitamento, comprometendo o desenvolvimento da criança. Encontrar boas posições para amamentação é priorizar o relaxamento tanto para a mamãe quanto para o bebê nesse momento.

Neste post, você vai entender a importância da ergonomia ao amamentar e conhecer posições que são recomendadas para ajudar no seu bem-estar e no do seu bebê enquanto ele se alimenta do leite materno!

Amamentação e ergonomia: uma importante relação

A rotina diária já exige esforços físicos, ainda mais depois da chegada de um bebê. São muitas atividades que as mães precisam executar para cuidar de um bebê ainda tão dependente e dar conta de outras demandas.

A amamentação é um instante que deve ser aconchegante e prazeroso. Por isso, a posição corporal tem relevância e merece atenção especial. O modo de sentar, segurar e apoiar o bebê pode trazer dores e incômodos.

O ideal é encontrar a posição certa e fazer a adaptação conforme as preferências da mãe e do filho. Você se sentirá bem melhor para desfrutar desse momento e aproveitar para observar e conversar com o seu pequeno.

X
Nestlé banner webp

Posições para amamentação recomendadas

Trouxemos exemplos de posições de amamentação para ajudar você a encontrar formas mais agradáveis de alimentar o seu bebê. Assim, quando se levantar, vai se sentir tranquila por estar bem fisicamente e ter contribuído para o desenvolvimento do seu pequeno.

Posição invertida ou Posição de jogador de futebol americano: com o bebê de lado, passando o corpinho pela lateral da mãe

Essa é uma posição que pode ser mais fácil de manter por um período mais longo, pois o peso do bebê não faz pressão sobre o abdômen. É recomendada para a mamãe que passou por uma cesariana ou tem seios fartos. Veja:

  • sente-se com uma almofada ao lado;
  • coloque o seu bebê do lado que você deseja amamentar;
  • mantenha o nariz em nivelamento com o mamilo;
  • use a palma da mão para apoiar o pescoço do seu pequeno;
  • conduza-o até a aréola de uma forma suave e calma.

Deitada de lado: mamãe e bebê deitados de lado na cama

Para a amamentação noturna, essa é uma posição excelente, pois mantém tanto a mãe quanto o seu bebê deitados e mais relaxados:

  • deite-se ao lado do seu pequeno e se mantenha de frente para ele;
  • apoie o seu corpo e o do bebê com almofadas ou cobertores;
  • mantenha um dos seus braços sob a cabeça dele para maior apoio;
  • com a mão livre, guie a boquinha do bebê até a sua aréola.

Posição de cavalinho: com o bebê sentado de frente para a mãe, no colo

Se o seu bebê já fica sentado sem apoio, essa posição é ideal; caso contrário, é preciso segurar bem as costas e a cabeça, para que ele tenha apoio suficiente. Para bebês que têm refluxo, é uma posição que pode evitar que eles engasguem:

  • sente-se e coloque o seu bebê sentado nas suas coxas;
  • posicione o corpo do seu bebê com a coluna e a cabeça eretas;
  • direcione o seu bebê para o peito;
  • dê suporte segurando suas costas para evitar dores na região.

As posições para amamentação são um complemento para proporcionar a qualidade da alimentação do seu pequeno. Ao acompanhar o desenvolvimento do bebê em todas as fases, você sentirá um prazer absoluto na maternidade.

Gostou do post? Baixe grátis o app Kinedu e confira artigos e atividades relacionados a amamentação e desenvolvimento infantil!

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.