Amamentar seu bebê envolve aprender uma nova habilidade, e isso requer paciência e prática. Você pode até precisar esperar alguns dias antes que a produção de leite esteja estabelecida. Por isso, não se preocupe se o seu leite não aparecer no início – quando seu “reflexo de ejeção” ou de “descida” do leite for ativado, a produção de leite irá aumentar.

O que devo fazer para começar?

Comece respirando fundo e deixe seu corpo o mais relaxado e confortável possível. Tente deixar as coisas acontecerem espontaneamente, pois isso promoverá o relaxamento e ajudará seu bebê a sentir-se calmo também. Escolha a posição na qual você deseja amamentar. Você pode ficar sentada em uma cadeira confortável ou deitada, contanto que você e seu bebê estejam confortáveis.

kinedu-manualPowered by Rock Convert

Há muitas maneiras diferentes de segurar o seu bebê, como, por exemplo: “posição tradicional” (sente-se confortavelmente, apoie a cabeça dele na dobra do seu braço, e deixe o corpo dele todo de frente para você); “posição transversal” (segure seu bebê com o braço oposto ao peito com o qual você irá amamentá-lo e posicione-o de frente para você); “posição invertida” (segure seu bebê como se estivesse carregando uma bola de futebol, colocando-o debaixo do seu braço e apoiando a cabeça dele com a sua mão); ou “deitada de lado” (deite-se e use o braço ou o antebraço para manter a cabeça do seu bebê junto ao seu peito). Seja qual for a posição escolhida, certifique-se de que todo o corpo do seu bebê esteja voltado para o seu.

Passos para amamentar com sucesso

  1. Acomode-se em sua posição favorita, certificando-se de que você tenha um bom apoio nas costas, nos braços e nos pés. Incline-se ligeiramente para trás, para que seu corpo ajude a segurar o seu bebê, e o peso dele não seja colocado apenas no seu antebraço;
  2. Coloque o seu bebê perto do peito, em direção à sua aréola (pele escura ao redor do mamilo), para que ele esteja vendo o seu peito de frente;
  3. Certifique-se de que o nariz e o queixo do seu bebê estejam posicionados em frente à aréola. Se desejar, aperte o peito para que o seu bebê agarre a aréola mais facilmente. Da mesma forma, é aconselhável segurar seu peito com a mão livre para dar apoio extra e evitar que o seu bebê puxe-o para baixo;
  4. Quando seu bebê abrir a boca, ajude-o a se aproximar do peito, para que ele encontre o caminho para a aréola. Se ele não abrir a boca, toque delicadamente os lábios ou a bochecha dele com o seu dedo ou o mamilo para despertar o reflexo de sucção. É importante garantir que seu bebê agarre o peito corretamente, para evitar que os seus mamilos fiquem secos e rachados. Para certificar-se de que a pega está correta, verifique se a boca do seu bebê se fecha ao redor de toda a aréola e se o seu o mamilo está apontado para o céu da boca dele;
  5. Quando seu bebê se agarrar ao seu peito, ele irá começar a chupar. Inicialmente, pode levar de 60 a 90 segundos de sucção até que o leite comece a fluir – neste momento, você pode sentir um pouco de dor, já que a sucção de um bebê é surpreendentemente forte. No entanto, a dor inicial deve diminuir após os primeiros minutos. Se você sentir dor aguda conforme a sucção continua, separe o seu bebê do seu peito e reposicione-o. Para fazer isso, espere até que a sucção pare e, em seguida, deslize o seu dedo entre os lábios e as gengivas do seu bebê. Não separe o seu bebê do seu peito sem que sucção tenha parado, pois ela é muito forte e pode lhe machucar!
  6. Assim que seu bebê começar a receber seu leite, a amamentação terá começado. Certifique-se de oferecer os dois peitos em cada mamada, mas deixe-o mamar o quanto quiser antes de lhe oferecer o outro peito. Desta forma, você irá garantir que ele beba tanto o leite anterior quanto o leite posterior (que contém mais gordura e calorias). Quando você perceber que a sucção diminuiu e sentir seu peito mais macio, retire o bebê do peito, faça-o arrotar e ofereça a ele o outro peito. Não se preocupe se ele não quiser mais mamar, pois os bebês têm uma incrível capacidade de reconhecer seus sinais de fome e saciedade. Apenas lembre-se de alternar seus peitos em cada mamada para garantir que ambos sejam estimulados.

Se a amamentação foi bem-sucedida, parabéns! Se não, lembre-se de que dominar essa arte requer prática. Não se sinta mal se você ainda não conseguiu – da próxima vez, experimente posições diferentes para ver com qual delas você se sente mais confortável. Se você achar que ainda tem dificuldades mesmo depois de praticar e experimentar posições diferentes, entre em contato com o seu médico.