Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é confusão de bicos e quais os sinais de alerta?

confusão de bicos

Descubra o que é confusão de bicos, por quais motivos pode atrapalhar a amamentação e quais os sinais de alerta para evitar o desmame precoce.

A amamentação é considerada por muitas mães uma das tarefas mais difíceis e incríveis da maternidade. Até que o seu bebê engrene na sucção e mame com facilidade, é possível que você enfrente algumas dificuldades que podem ser aumentadas com a introdução de dispositivos artificiais, levando à famosa confusão de bicos.

Embora o termo seja bastante comum para quem vive o mundo da maternidade, há muitas dúvidas quanto ao assunto. Por isso, dedicamos este post para falar especialmente sobre ele. A seguir, você encontrará informações sobre o que é confusão de bicos e quais os sinais de alerta. Acompanhe!

O que é confusão de bicos?

A confusão de bicos é o termo utilizado para caracterizar a dificuldade que o bebê pode ter para mamar no peito quando ele é apresentado aos bicos artificiais e passa a usá-los, como a chupeta, a mamadeira, o bico de silicone para amamentação, etc.

Quando o bebê é submetido ao uso desses dispositivos, acontecem mudanças fisiológicas na sucção que podem atrapalhar a amamentação. Durante a mamada no seio materno, o bebê necessita realizar quatro movimentos com a mandíbula: abertura, protrusão, fechamento e retrusão. Além disso, há a estimulação constante de músculos e dos lábios.

Com o uso de bicos artificiais, o bebê passa a realizar apenas dois movimentos: a abertura e o fechamento da mandíbula. A quantidade de músculos envolvidos no processo também diminui e não há estímulo para que ele mantenha a abertura da boca. Essa alteração fisiológica torna a sucção “mais fácil”, podendo fazer com que o bebê não queira mais “ter trabalho” ao mamar no seio materno.

Quais são os sinais de alerta?

Agora que você já sabe o que é confusão de bicos, confira a seguir os sinais de alerta para que o desmame precoce não aconteça com o seu filho!

X
Nestlé banner webp

Recusa do seio materno

Uma maior dificuldade em fazer a sucção pode ter como consequência a recusa do seio materno. Esse é um dos primeiros sinais de alerta que as mães precisam estar atentas quando o seu bebê utiliza bicos artificiais.

Dificuldades em manter a pega

Além de não querer mamar no seio, outro sinal frequente que os pequenos costumam apresentar é a dificuldade de manter a pega. As diferenças fisiológicas na sucção podem atrapalhar o bebê no momento de abocanhar o peito e mamar. Como ele não precisa manter a boca aberta com os bicos artificiais, nem realizar movimentos com a língua, pode tentar repetir esse padrão durante a mamada. A consequência é a dificuldade da pega, que pode levar a fissuras e a dores nos mamilos.

O que é mito e o que é verdade sobre a confusão de bicos?

Nosso último tópico é dedicado a desvendar alguns mitos e verdades sobre a confusão de bicos para que você saiba quais informações estão corretas ou não. Veja a seguir. Ah! E se você quer aprender mais a respeito desse assunto, no app do Kinedu é possível encontrar aulas sobre este tema e outros relacionados à amamentação confere lá!

Mamadeira que imita o peito e chupeta ortodôntica não causam confusão de bicos

Mito: qualquer tipo de mamadeira ou chupeta pode causar confusão de bicos desde o primeiro uso.

Bico artificial associado à mamadeira aumenta a chance de desmame

Verdade: segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o bico artificial associado à mamadeira eleva a possibilidade de desmame precoce.

O uso de chupetas pode causar redução da produção de leite

Verdade: o bebê tende a satisfazer a necessidade de sucção utilizando a chupeta, o que pode diminuir a estimulação e, em consequência, a produção de leite.

Se você está se preparando para ser mãe ou iniciando na maternidade, é muito importante adquirir conhecimento sobre a confusão de bicos e tudo o que envolve a amamentação para cuidar do desenvolvimento do seu bebê e evitar o desmame precoce.

Então, gostou de saber um pouco mais a respeito da confusão de bicos? Lembre-se de baixar o app Kinedu e tirar suas dúvidas diretamente com uma consultora de amamentação!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.