Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê não acorda para mamar durante a noite!

meu bebê não acorda para mamar

Tem dúvidas sobre o que fazer quando o bebê dorme por horas seguidas à noite e não chora para mamar? Entenda se é preciso acordá-lo!

A amamentação pode trazer dúvidas, principalmente, para as mães de primeira viagem. A preocupação para algumas delas é: “meu bebê não acorda para mamar à noite“.

Enquanto algumas mulheres relatam exaustão nos primeiros meses, por conta da frequência das mamadas noturnas, outras ficam com medo de o bebê dormir por muitas horas sem se alimentar e, com isso, não ganhar peso.

Para esclarecer sobre essa e outras questões, desenvolvemos este post. Continue a leitura, descubra se é preciso acordar o seu pequeno para mamar, como identificar se há algum problema caso ele não acorde, quais os sinais de fome e muito mais!

Afinal, devo acordar o meu bebê para mamar?

Muitas mães relatam “meu bebê não acorda para mamar” e ficam na dúvida sobre o que fazer. No caso de recém-nascido, é importante acordá-lo caso ele não desperte sozinho. É que eles têm muito sono nos primeiros dias e semanas após o nascimento, assim, não apresentam sinais de fome na frequência necessária para se alimentar bem.

A recomendação é que a amamentação ocorra sempre que eles sentirem fome, mas também, a cada 2 horas durante o dia e entre 4 ou 5 horas durante à noite. Assim, se ele não acordar depois de cinco horas sem mamar, talvez seja necessário interromper o sono dele e amamentá-lo, para que ele possa, gradualmente, ganhar o peso necessário para se desenvolver de maneira saudável.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

O ideal é perguntar a opinião do seu pediatra: se ele indicar que você deve acordar seu bebê, siga as instruções dele. Ele é o profissional que conhece as necessidades de desenvolvimento do seu filho.

Como saber se há algum problema caso o bebê não acorde para mamar?

Saiba que, durante as duas primeiras semanas de vida, os bebês conseguem dormir e pular o horário das mamadas. Apenas tente garantir que, nesse período, os intervalos entre elas não sejam superiores a quatro ou cinco horas, como dissemos no tópico anterior.

Há bebês que mamam o suficiente durante o dia e não precisam acordar para mamar durante a noite. Isso não é um problema, desde que seu filho esteja feliz e saudável em todos os aspectos.

X
banner kinedu sono

Se o seu pequeno estiver mamando pelo menos oito vezes por dia, a cada duas ou três horas, sujando cerca de seis fraldas por dia e ganhando peso, então, você não precisa se preocupar! Ele pode estar dormindo cinco ou mais horas sem acordar para mamar e isso não quer dizer que algo está errado.

No entanto, se perceber que seu bebê não está ganhando peso, é melhor levar a situação para o pediatra. Ele poderá investigar por que seu filho não está acordando para mamar ou se há outras causas envolvidas.

Sono durante o dia

Da mesma forma, se seu pequeno não acorda para mamar durante o dia, mas está crescendo a um ritmo saudável, aproveite esse tempo para recarregar suas próprias energias. Principalmente, se o seu médico disser que não há necessidade de acordá-lo, deixe seu bebê dormir.

Quais sinais apontam que o seu bebê está com fome?

“Meu bebê não acorda para mamar” é uma grande preocupação das mães, principalmente, porque elas não sabem se os pequenos estão ou não com fome. Confira, a seguir, alguns sinais que o seu pequeno dá e que apontam se está na hora de amamentar:

  • acordar no meio do sono;
  • virar a cabeça ao sentir algo encostar em sua bochecha;
  • colocar a língua para fora;
  • chupar os lábios;
  • tentar comer a mão;
  • começar a reclamar;
  • remexer e se contorcer;
  • posicionar-se para mamar;
  • procurar o peito de quem o está carregando;
  • respirar mais rápido;
  • chorar.

Qual a frequência ideal das mamadas?

O recomendável é que você alimente seu recém-nascido a cada duas ou três horas ou sempre que ele pedir. Dessa maneira, é possível estabelecer seu suprimento de leite e garantir que ele receba os nutrientes e calorias necessários para crescer de forma saudável.

No entanto, tente relaxar, pois não é necessário fazer uma planilha para anotar a frequência e seguir os horários específicos para as mamadas. Deixe seu bebê mamar quando ele quiser, a chamada amamentação em livre demanda, mas mantenha o controle das trocas de fralda.

No primeiro mês, você provavelmente vai trocar cerca de dez fraldas por dia — sendo seis fraldas com xixi e três ou quatro com cocô. Após o primeiro mês, seu bebê vai molhar de quatro a seis fraldas por dia, e diminuir, aos poucos, a frequência de suas evacuações.

Por que seu pequeno deve ter um sono de qualidade?

Por último, entenda que o fato de o bebê dormir algumas horas seguidas também é importante para o seu desenvolvimento. É que o cérebro deles cresce rapidamente durante o primeiro ano de vida e o processo de formação de conexões neurais acontece justamente durante o sono. 

Como é normal a mãe ficar muito cansada com todos os cuidados com o pequeno, aproveite para tentar dormir bem à noite se o seu filho não acordar várias vezes para mamar.

Meu bebê não acorda para mamar durante à noite” — se isso tem deixado você receosa quanto à saúde do seu pequeno, entenda que é preciso ter uma atenção maior a esse aspecto, especialmente, nas primeiras quatro semanas de vida. Em caso de dúvidas, peça sempre a orientação do pediatra.

Gostou de acompanhar este post? Quer ficar por dentro de outros temas sobre a rotina do seu bebê? Então baixe GRÁTIS o nosso aplicativo para acompanhar de perto o desenvolvimento do seu pequeno!

Artigos Relacionados